terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Checklist mês de janeiro de 2013

Um dos meus objetivos este ano é fazer um checklist mensal que vou tentar cumprir à risca.
Como não quero falhar, não a vou criar extensa, mas vai conter itens variados. Desde limpeza da casa, a postagens no blog, a perda de peso,... Vai ser um organizador para a minha organização.

 
A minha Checklist de janeiro de 2013:

  1. Fazer lista de objetivos para 2013.
  2. Rever meus objetivos de 2012 e avaliar o que deu certo, o que não deu e quais os motivos.
  3. Guardar a decoração de natal, verificar o que faltou e comprar agora (aproveitar as liquidações).
  4. Efetuar o novo mapa para 2013 de controlo despesas e receitas anuais e preparar capa.
  5. Verificar data de aniversariantes do mês.
  6. Organizar 10 receitas para postar no blog.
  7. Organizar 10 dicas para postar no blog.
  8. Fazer backup das minhas fotos do computador.
  9. Fazer backup dos arquivos do PC.
  10. Verificar o armário dos sapatos de inverno.
  11. Ir ao ginásio, no mínimo 12 vezes, este mês.
  12. Perder no mínimo 1Kg.
  13. Ver o que necessitamos de roupa e ir aos saldos
  14. Mês do aniversário do meu marido, preparar algo especial
     
1. e 2. - No início de cada ano, tenho por hábito criar uma listinha de objetivos e coloco à frente da agenda, assim sempre que abro a agenda vejo os objetivos e tento fazer por os conquistar. Estes objetivos são variados e vão desde a imagem até à economia, por exemplo perder alguns Kgs ou guardar uma percentagem fixa do ordenado. Não posso criar metas impossíveis de conquistar, mas perder 5Kg em um ano ou guardar 2% do ordenado são metas mais realistas e que no fim de um ano me vai deixar orgulhosa. Alguns dos objetivos podem ser menos pessoais, como visitar algum familiar que vive mais longe, ou doar alimentos a alguma instituição que se encontra a menos de 20 Kms de casa. Estes objetivos, podem ser variados e são pequenos gestos que vão dar alegria aos outros e, novamente, deixar-me orgulhosa. No início do ano seguinte faço o balanço e aqueles objetivos que não pude ou consegui concluir posso acrescentar ao novo ano.
3. Na minha checklist para este mês acrescentei guardar a decoração de natal, faço-o sempre no dia dos reis, foi assim em casa dos meus pais e agora é assim no meu pequeno apartamento. Este ano vou querer comprar em liquidação a manta que se coloca nos pés da árvore, vamos ver se encontro a um bom preço ou ficará para o próximo ano, também aproveito para comprar os bonequinhos que se colocam na árvore que no início de dezembro estão à venda por €2,00 e agora com alguma sorte compramos a 0,50€ e fará um brilharete na árvore do próximo ano.
 
4. O próximo item do meu checklist é efetuar o novo mapa de controlo de despesas e receitas, faço-o mensalmente sempre que recebo o ordenado. Faço uma lista de todas as despesas do mês e quando é possível coloco de parte o restante para pagar seguros, reparações no carro, inspeções e outros imprevistos que sempre aparecem anualmente. Na lista de gastos tento colocar tudo em grosso, por exemplo se tiver mais que um aniversário coloco a soma do valor que penso gastar, para as despesas em alimentação prevejo um valor em grosso também e tento não o ultrapassar, mesmo quando vejo promoções de perder a cabeça.
No mês seguinte verifico se passei das marcas e no fim de cada ano, elimino por completo o registo que fiz do ano anterior.
A preparação da capa, consiste em uma capa de argolas A4, com os vários separadores das despesas, para colocar as faturas e os comprovativos de pagamento do ano 2013, por exemplo luz, água, telefone, condomínio,...
 
5. Próximo item - verificação dos aniversariantes do mês: esta é simples, vejo na agenda quem faz anos este mês, registo no telemóvel para não esquecer e acrescento ao controlo a despesa do valor das prendas.
 
6. e 7.   Preparar 10 receitas e 10 dicas para postar no blog este mês: sou um pouco desleixada com o blog, faço receitas novas, até tiro as fotografias, mas porque não coloco no blog, depois perco o interesse na receita e acabo por não a postar mais. Assim, tendo como objetivo mensal as 10 receitas, vou ter que me organizar. As dicas são uma nova ideia que tive, como estou sempre à procura do "remédio caseiro" para tirar uma nódoa, vou começar a registar no blog as dicas que me vão passando, assim não as vou perder e partilho com todos.
 
8. e 9 Fazer backup das fotografias e fazer backup dos arquivos do PC - quantas vezes perdemos fotos e documentos importantes porque o portátil ou o disco rígido avariaram? A mim já me aconteceu, agora para prevenir gravo também em dvd's regraváveis e evito surpresas desagradáveis. Tenho tudo no portátil e no disco rígido, mas também gravo em dvd's e coloco em uma caixa de parte. Devia o fazer mais vezes, mas gravo mais ou menos de meio em meio ano.
 
10. Não é com orgulho que digo que mais de metade do meu armário dos sapatos de inverno tem botas que não uso porque tenho que as levar ao sapateiro. Está cheio mas de calçado sem solas e todos os dias quando olho para ele penso - tenho que organizar isto. E pior, como tenho o armário cheio, não compro mais pois não tenho espaço. Não passa deste mês :-)
 
11. e 12. Ir ao ginásio, no mínimo 12 vezes, este mês e emagrecer pelo menos 1Kg: o mês tem 5 semanas e estou a pagar 3x por semana, dou a mim mesma 3 dias de desculpas para não ir este mês. Se eu for certinho, acredito não ser difícil perder o Kg proposto.
 
13. Os saldos começam a 28 de dezembro, mas é sempre neste mês que vou aos saldos, assim escapo dos primeiros dias loucos e não fico com o material todo escolhido de fevereiro.

14. Esta nem precisa de explicação. :-)

 
Este é o meu checklist. Qual é o vosso?

3 comentários: