domingo, 3 de outubro de 2010

Dieta Dukan - 2.ª fase

Proteínas/Legumes (PL)


A segunda fase é também conhecida como fase cruzeiro, esta é a fase que irá nos guiar até à obtenção do peso desejado.


Esta fase divide-se em ciclos em que comemos proteínas puras, durante um período e proteínas e vegetais no outro período.


De modo a alcançar uma perda de peso com melhores resultados, o livro do Dr. Dukan aconselha períodos de 5 dias, para quem quer emagrecer mais de 10Kg. Ou seja, 5 dias PL e 5 dias PP.


Devemos manter as regras da primeira fase, ou seja podemos comer quando e quanto quisermos, todos os alimentos da fase ataque e incluir alguns produtos hortícolas.


Podemos misturar as proteínas e os vegetais como quisermos, mas não podemos apenas comer vegetais nos dias PL, pois é essencial comer proteínas para emagrecer.


Alguns dos alimentos PL permitidos são: alcachofras (moderado), espargos, beringelas, brócolos, repolhos, aipos, abrobrinhas, pepinos, ervas-doce, alhos-porro, cogumelos, palmitos, pimenta doce, alfaces, soja, espinafres, aspargos, acelgas, nabos e tomates. Cenoura e beterraba também são permitidos, mas como contêm um alto teor de açúcar devemos moderar o consumo e não comer em todas as refeições. A cebola também é permitida mas como é rica em carbohidratos convém usar apenas como condimento.


A batata, os feijões, o milho, as ervilhas, o grão de bico e as lentilhas são produtos proibidos que serão incluídos em outra fase da dieta. Continuam proibidos todos os farináceos, cereais, frutas, açúcares, óleos e manteigas. Uma dica é cozinhar os legumes com o peixe ou a carne, assim pode aproveitar a gordura desses alimentos.


Podemos incluir, duas vezes por semana 2 colheres de cacau sem gordura e açúcar. (Se conhecerem alguma marca portuguesa por favor digam-me qual.)


Como já escrevi, temos que ficar nesta fase até alcançar o peso desejado, por isso não existe um período fixo de tempo.

1 comentário:

  1. Olá, a minha nutricionista aconselhou-me o cacau em pó magro do continente, é só manteiga de cacau, não tem gorduras,nem açúcar.
    Boa sorte
    Milene

    ResponderEliminar