domingo, 10 de abril de 2011

78 - Doce de Chila

Tenho estado muito ausente, desde o Natal que estive bastante mal e só agora recuperei, uns problemas de trabalho que apenas se resolveram porque me despedi, mas Deus é bom comigo e logo me ajudou, já estou num novo trabalho que adoro e pronta para dar atenção ao meu blog.

Fui às compras e encontrei no sítio dos legumes abóboras chila, como gosto muito de doces com chila não resisti e comprei uma, com ela fiz este docinho:

Doce de Chila
Preguiça na Cozinha
Ingredientes:


- Abóbora chila
- Açúcar
- Casquinha de limão
- Pau de canela
- Sal q.b.
- 250ml de água


Preparação:


Como sempre ouvi dizer que não se deve usar utensílios metálicos na abóbora chila, pois altera-lhe o sabor, então para a abrir coloquei dentro de um saco plástico e atirei-a ao chão com força. Após estar rachada, com as mãos abri e parti em pequenos pedaços, retirei as sementes e os fios mais amarelados para colocar ao lixo.
No lava-loiça, passei os pedaços de chila por várias águas até deixar de ver espuma.
Coloquei os pedaços de abóbora numa bacia e cobri com bastante água e com a casca virada para cima, ficou na bacia durante 24 horas.
Passado o tempo, escorri a abóbora, coloquei numa panela grande e acrescentei nova água e uma pitada de sal, deixei cozer até começar a se separar da casca.
Após arrefecer, com a ajuda de uma colher de plástico, raspei a abóbora para dentro de um escorredor e deixei a escorrer durante uma hora.
Passado o tempo, pesei a abóbora, o peso da abóbora é o mesmo que usei de açúcar. Numa panela verti os 250ml de água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão e deixei ferver durante cinco minutos. Juntei a abóbora de chila e sem parar de mexer, fui separando os fios até passar com a colher no fundo da panela e fazer uma estrada. Retirei a casca de limão e o pão de canela, deixei arrefecer e coloquei nos frasquinhos.

Doce de Chila
Preguiça na Cozinha

3 comentários:

  1. Também gosto deste dicinho.
    Mas , dá um pouquinho de trabalho e ultimamente não me tenho dedicado a fazer...
    É um doce que se adapta muito bem a alguns bolos, como por exemplo alguns bolos e doces conventuais do Alentejo e do Algarve.

    ResponderEliminar
  2. Estava muito saborosa, podes fazer mi«uitas mais vezes...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor.
    Costuma-se dizer que Deus fecha uma porta e abre uma janela.
    Bom regesso, bjs

    ResponderEliminar