domingo, 24 de abril de 2011

81 - Borrego à Padeira

Esta Páscoa estive indecisa entre almoçar um rolo de carne, cabrito ou borrego assado. Após desfolhar o Livro de receitas com ervas aromáticas, não me restou dúvidas que seria borrego o meu almoço. Esta receita é maravilhosamente deliciosa, pois o borrego fica bem saboroso e húmido.

Ingredientes (para 3 pessoas):
- 1 perna de borrego c/ 2.200Kg
- 24 batatas novas e pequenas para assar
- 1 Cebola
- 8 Dentes de alho ou 1 1/2 colher (sopa) de massa de alho
- 1 Colher (sopa) polpa de tomate
- 1 Colher (sopa) massa de pimentão
- 1 Colher (sopa) de margarina
- 1 Colher (sopa) de banha
- 4 Colheres (sopa) de azeite
- 1/2 Copo de vinho branco
- 4 Folhas de louro
- Pimentão-doce (colorau) q.b.
- Pimenta e sal q.b.

Preparação:
No talho solicitei que cortassem a perna de borrego em pedaços, em casa tirei os pedaços de bedum. Barrei a perna de borrego com uma pasta feita com a massa de alho, sal, pimenta, pimentão-doce, margarina e banha (levei ao microondas para derreter um pouco a manteiga e a banha).
Coloquei a perna numa assadeira, reguei com 1/2 copo de vinho branco e juntei as duas folhas de louro aos bocadinhos. Cobri com película aderente, e levei ao frigorífico durante um dia (no meu caso foram 20 horas), virei os pedaços uma vez para que a carne tomasse o gosto por igual.
No dia, aqueci o forno a 180º C e reguei com as 2 c. (sopa) de azeite o borrego.  Levei ao forno no molho, durante 30 minutos (virei e reguei com o molho o borrego de 15 em 15min.). Enquanto o borrego esteve a assar, comecei a preparar as batatas que assam mais rápido. Descasquei e cortei em gomos. Num recipiente coloquei as batatas já lavadas, sal, massa de pimentão, as duas colheres de azeite, a polpa de tomate e as duas folhas de louro picadas, misturei tudo até as batatas ficarem avermelhadas.
Descasquei a cebola, cortei em meias luas e coloquei em redor do borrego, por cima espalhei as batatas.
Subi a temperatura do forno para 200ºC e deixei o borrego e as batatas a assar durante 35 minutos, sempre com o cuidado de mexer as batatas e regar o borrego. Durante este tempo fiz um arroz branco para servir com o assado e uma saladinha de alface e tomate.

As fotos:
Borrego à Padeira
Preguiça na Cozinha
Borrego à Padeira
Preguiça na Cozinha

1 comentário: