segunda-feira, 4 de julho de 2011

91 - Arroz de pato II

Gosto muito de me aventurar na cozinha e experimentar novos pratos, mas durante a semana como chego muito tarde a casa o que me apetece é ter a refeição pronta para puder passar mais tempo com o meu marido e descansar de um dia cansativo. Comecei por comprar pizzas, frango churrasco ou recorrer às massas, mas ao fim de algum tempo o orçamento em casa estava pela hora da morte e estavamos fartos dos mesmos alimentos. Então resolvi fazer algumas refeições ao fim de semana e congelar. Como o arroz é o prato favorito cá por casa já fiz: arroz de ervilhas e frango, arroz de polvo e arroz de pato. Deixo arrefecer um pouco e congelo doses individuais.

Arroz de Pato II
Preguiça na Cozinha
Hoje trago-vos, novamente, arroz de pato:

Ingredientes:

- 1 limão
- 1 ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- Azeite q.b.
- 1 pato com pelo menos 2 Kgs
- 4 linguiças
- 200gr de bacon em pedacinhos
- 1 colher de margarina
- 2 malgas de arroz
- Sal q.b.

Preparação:
Lave bem o pato e esfregue-o com sal e limão. Coloque na panela de pressão uma cebola cortada em quatro, o dente de alho, o louro e um fio de azeite, coloque o pato e as linguiças e cubra com água até meio, deixe cozer durante cerca de 40 minutos.
Depois de cozido, retire os ossos, desfie o pato e reserve, corte as linguiças em rodelas grossas e retire a pele.  
Pique ½ cebola e leve a estalar num tacho com uma colher de margarina, junte o bacon e mexa bem, acrescente duas malgas de arroz e mexa até ficar translúcido. Regue com quatro malgas do caldo do pato bem quente e deixe ferver durante 10 minutos. Irá verificar que a água será enxuta pelo arroz e a evaporação. Nesta altura juntar metade do pato desfiado e da linguiça e revolver bem. Colocar em pequenos recipientes individuais o arroz e decorar com o resto do pato desfiado e a linguiça. Deixar arrefecer, fechar e levar ao congelador.  

Por norma eu prefiro descongelar no microondas e levar ao forno para dourar, enfeito com rodelas de limão ou de laranja.

Arroz de pato II
Preguiça na Cozinha

1 comentário:

  1. É uma boa dica para quem precisa de ter refeições prontas para alturas dificieis...
    Bjokinha
    Rita

    ResponderEliminar