domingo, 21 de novembro de 2010

74 - Bolo de Azeite e Nozes

Estou numa fase de experimentar Vinho do Porto em todas as receitas, ontem estive a dar uma vista de olhos à minha capa de receitas à procura de um bolo com vinho do Porto e encontrei esta. Penso que retirei a receita da revista Segredos da Cozinha, apenas acrescentei a canela. A receita de doce de ovos vi em outra revista.

O bolo fica bastante massudo, doce e muito saboroso, pena eu estar em dieta e só poder comer uma fatia muito fininha.

Bolo de Azeite e Nozes
Preguiça na Cozinha
12 unidades – 553Kcal

Ingredientes:

- 7 ovos
- 300gr de açúcar
- 1,5dl de azeite
- ½ limão (raspa e sumo)
- 1dl de Vinho do Porto
- 300gr de farinha
- 1 c. (café) fermento em pó
- 1 c. (café) canela em pó
- 150gr de nozes moídas
- 1 chávena de Doce de Ovos
- metades de noz para decorar

Doce de Ovos:

- 8 gemas
- 250gr de açúcar
- 2,5dl de água

Preparação:

Liguei o forno a 180ºC. Separei as gemas das claras e bati as últimas em castelo. Às gemas, num recipiente separado, juntei o açúcar, adicionei o azeite e bati bem. Acrescentei a raspa e o sumo de limão, a canela e o vinho do Porto. Adicionei a farinha, o fermento e as nozes e bati novamente. Por fim envolvi delicadamente as claras em castelo. Verti o preparado em um forma de silicone redonda e levei ao forno durante 50 minutos. Deixei arrefecer, reguei com o doce de ovos e decorei com metades de nozes.

Para o doce de ovos:
Num tacho de levar ao fogão verti a água e adicionei o açúcar. Mexi até dissolver todo o açúcar e obter ponto-pérola. Retirei do calor e deixei amornar, entretanto bati as gemas com um garfo e misturei na calda, sempre sem parar de mexer. Levei novamente a lume brando, sempre sem parar de mexer até engrossar um pouco. Deixo esfriar um pouco.

 
Bolo de Azeite e Nozes
Preguiça na Cozinha

7 comentários:

  1. O bolo ficou mesmo muito apetitoso, e essa cobertura é tão gulosa!

    ResponderEliminar
  2. Também espretei o teu blog :) e tens umas receitas interessantes para eu experimentar.

    ResponderEliminar
  3. O Vinho do Porto deixa um sabor muito bom! Aconselho-te a experimentares a receita do Bolo de Ananás que tenho no meu blog e que também leva o Vinho do Porto, fica muito saboroso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. o teu blog é muito bom. Obrigada pelo comentário no meu...
    Já sou tua seguidora!!!


    Bjinhos,


    Rita

    ResponderEliminar
  5. Esta receta es una maravilla y con nueces resalta más aún me encanta,los ingredientes estan muy buenos,me quedo en tu blog y deseo buenas vibras para el año 2011,abrazos y cariños.

    ResponderEliminar