Mais uma receitinha do "O Livro de Pantagruel", desta feita foi uma receita de coquinhos. Como estou novamente de dieta preciso de comer muita proteína, ou seja claras e claras de ovo. Então fui à bíblia de receitas e encontrei esta receita muito semelhante aos que a minha mãe fazia e que precisa de muita gema. Não sei onde falhei mas ficaram muito duros e queimados por cima e crus por baixo. A única alteração que fiz foi colocar o recheio direto nas forminhas para poupar tempo.
Receita original do livro:
N.º 3395
Ingredientes:
- 300gr açúcar
- 125gr coco ralado
- 75gr manteiga
- 5 Gemas de ovos
- 1 Clara de ovo
- Açúcar para polvilhar q.b.
Preparação:
Batem-se as gemas e a clara com o açúcar até ficarem em creme, incorpora-se a manteiga amolecida em banho-maria, adiciona-se o coco e torna-se a bater. Divide-se por formas pequenas, bem untadas com manteiga e polvilhadas com pão ralado, e cozem-se em forno moderado. Depois de frios, polvilham-se com açúcar e metem-se em caixinhas de papel canelado.
Parecem deliciosos!
ResponderEliminarDevem ter ficado deliciosos.
ResponderEliminarBeijinhos
Quando eu tinha uns 20 anos, o lIvro de Pantagruel era quase o único livro de culinária português que havia. Lembro-me bem da D.Berta e do filho JOrge.B.Canto(autores do livro).DEpois...lá apareceu o chefe Silva e a sua vanguardista TEleculinária.
ResponderEliminarComprei o Pantagruel e ainda fiz algumas receitas- com bastante sucesso- pois todas elas eram bastante boas.
Mas para mim, gosto de ser despertada pelos sentidos- muitas receitas eram complicadas e sem "bonecos"o que não despertava o interesse absoluto.
POr isso: está ali numa prateleira, à espera que o bicho do papel dê nele.
lol lol
Lendo a receita, parece-me que, para ficar mais mole as gemas devem ser bem batidas com a manteiga líquida e o açúcar.
De seguida juntar o coco e bater um pouco.
POr fim as claras batidas em castelo bem firme.(mas como é só uma não sei se consegue)
EStas, devem ser incorporadas na massa dos ovos, levantando bem a massa e nunca bater com a batedeira(para que a massa ganhe bolhas de ar e ao cozer fique mais fofa e cresça mais).
Acho que assim a massa não fica rija.
Mas quando acrescentar coco em qualquer receita, como ele pesa muito, se achar que a massa fica muito pesada, não ponha a quantidade toda.
POr mim, confesso que este tipo de bolos em forminhas pequenas nunca me sai bem.
Obrigado pela ajuda.
EliminarFicaram mesmo bonitos! :)
ResponderEliminarOlá!Vim aqui parar através da Bela, que é a minha primeira querida seguidora e que há pouco tempo conheci pessoalmente(sou da Feira).
ResponderEliminarPelos vistos o talento para a cozinha é de família...pois vocês tem blogues fantásticos!
Ah, gostei dos bolinhos, tudo o que leva coco é minha perdição!
Beijinhos
Bem bons vou levar 3 para o meu lanche :)
ResponderEliminarbj