quinta-feira, 3 de julho de 2014

179 - Chiffon de Cacau

Olá. E terminou o mês de junho, um mês repleto de aniversários, cá para mim a culpa é do frio de outubro que faz com que as pessoas se recolham mais à cama e depois é isto... 

Resulta num mês de pequenas falências familiares, só com a compra de prendas e lembranças que gostamos de oferecer a quem nos é próximo.

Foram todas as semanas um aniversário diferente. Não me posso queixar muito porque adoro que me ofereçam prendas no meu aniversário.

Este fim de semana tive o aniversário da minha sobrinha Lia e, como ia estar com ela na manhã do seu aniversário, decidi criar um pequeno almoço_piquenique, mas o tempo não ajudou.

Mesmo assim, na sexta-feira depois do trabalho fui diretamente para a cozinha para preparar o pequeno almoço_piquenique que iria servir na minha sala.

Como fez 9 anos, o primeiro ingrediente que me lembrei que teria que ter era chocolate e assim me lembrei desta receita que tinha selecionado e nunca tinha preparado. 

O resultando foi excelente e acabei por envolver o meu marido na decoração. Não recheei o bolo porque não fiquei convencida que todos gostassem do preparado com tanta manteiga e assim tinham a opção de retirar a cobertura.

Li no Sr. Google uma dica para cobrir os bolos sem grumos. E consistia em aplicar uma base do creme e levar o bolo ao frigorífico 30 minutos a endurecer, depois retirar e colocar a outra base, que ficaria sem grumos. Mas, como era muito tarde, só aguardei 15 minutos no frigorífico, como é óbvio não resultou.

Como estou na fase, #fim-do-mês-gasta-o-que-tem-em-casa-sua-maluca-por-promoções# também fiz queijadinhas de limão, múmias e folhados mistos.


Chiffon de Cacau

Ingredientes
  • 280 g de farinha
  • 350 g de açúcar
  • 70 g de cacau magro
  • 1,5 dl de água morna
  • 1,5 dl de óleo
  • 7 ovos
  • 1 colher de chá cheia de fermento em pó
  • 1 pitada de baunilha (líquida ou em pó)


Cobertura:
  • 200 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
  • 7 colheres de sopa de açúcar em pó
  • 7 colheres de sopa de chocolate em pó
  • enfeites para decorar


Preparação:
Ligue o forno a 170.º C. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Na batedeira dissolva o cacau na água, até criar uma pasta, junte o açúcar, a  farinha e misture tudo muito bem. Acrescente o óleo, e as gemas, uma de cada vez, sem parar de bater. Adicione o fermento e a baunilha.

Envolva no preparado as claras, previamente batidas, verta na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

Entretanto, após tirar o bolo do forno e aguarda que arrefeça, prepare o creme da cobertura. Bata a manteiga até ficar fofa, junte-lhe o açúcar e por último o chocolate em pó.

Quando o bolo arrefecer, corte os excessos no topo do bolo e cubra-o com o creme. Decore e leve ao frigorífico até servir.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


3 comentários:

  1. O teu bolo ficou com uma apresentação fantástica delicioso certamente...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e imagino que uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo é dos bolos que mais gosto, perfeito e guloso.

    beijos

    ResponderEliminar