quarta-feira, 25 de junho de 2014

174 - Bolinhos de Bacalhau (sem batata)

Olá, olá. Tenho a plena noção que sou uma "desertora". Como estou novamente em dieta, as minhas refeições não variam muito. Assim não tenho conteúdo para as publicações.

Recomecei a dieta mas sem seguir nenhuma especificamente. Como tive óptimos resultados com a Dieta Dukan, estou a fazer um plano de dieta à base de proteínas, mas com algumas alterações tendo em conta os meus gostos e a minha perda de peso.

Está a funcionar razoavelmente bem, tendo em conta que desde o início do mês já perdi 4 Kgs. Ainda falta muito, mas devagar se chega ao longe.

Esta semana estou a fazer uma limpeza ao conteúdo do meu congelador e encontrei duas postas de bacalhau que estavam no congelador desde dezembro. Estive a ver na Internet e parece que o bacalhau aguenta até 6 meses no congelador. Assim descongelei e cozi sem saber o que podia fazer com ele.

Eu sou maluquinha por bacalhau, mas cozido gosto de comer numa banheira de azeite e vinagre com muito pão de milho. Em dieta a ideia foi logo para esquecer. Todas as outras ideias que me foram surgindo estavam impregnadas com batatas, fritos ou natas.

Fui novamente ao Sr. Google, escrevi bacalhau e cliquei em imagens. Lá estavam todas as minhas ideias gostosas e calóricas.

Até que tive uma epifania (nada de humildade nesta hora), podia tentar fazer o nosso premiado Bolinho de Bacalhau sem batata e sem fritar.

Sem fritar é fácil, levava ao forno, mas sem batata não ia ser fácil.

Desfiei o bacalhau e comecei a pesar e a misturar ingredientes, ficou um máximo. Até pode ser considerado na Dieta Dukan. Tendo em conta que só podem comer metade da dose (pois coloquei 3 colheres de sopa de farelo de aveia e o máximo diário é 1 colher e meia).

Para levar ao forno, sem gordura, aproveitei a minha forma de silicone de madalenas, que tem sido um desenrasque cá por casa.

Rendeu 12 bolinhos de bacalhau

Ingredientes:
  • 200 g de bacalhau desfiado
  • 200 g de queijo fresco
  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 ovo inteiro
  • 1 cebola chalota
  • sal, salsa seca e pimenta a gosto


Preparação:

Amassar o bacalhau com o queijo fresco, juntar o farelo de aveia e misturar. Juntar ao preparado, o ovo, ralar a cebola chalota, acrescentar a salsa e temperar com o sal e a pimenta a gosto.
Moldar a massa com a ajuda de duas colheres em pequenos bolinhos e levar ao forno até dourar, virar e deixar dourar.


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

8 comentários:

  1. Muito bons assim, gostei desta versão, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Interessante a tua receita..
    Tenho a certeza que ia gostar
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que boa sugestão, original e interessante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Dália,

    Aparentemente está excelentes, penso que não perderam em naa no sabor !
    Excelente versão !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião de "adoradora de batata" falta a fofura que a batata dá aos bolinhos de bacalhau, mas em dieta não consumo batata e os bolinhos de bacalhau, deste modo ficam mais sólidos e com mais bacalhau. Eu gostei do resultado e dei a provar no trabalho e nem notaram que não tinha batata.

      Eliminar
  5. Ui que delicia! Vou experimentar mas faço só com clara de ovo! Ainda bem que voltou e ainda por cima com receitas saudáveis ;) parabéns e força

    ResponderEliminar
  6. Parecem ser muito bons, embora diferentes de aspecto estão fantásticos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acabei de fazer e já estão consumindo. Para minha irmã que é diabética e celíaca (intolerante ao gluten) foi um presente e tanto. Obrigada pela excelente receita. Feliz 2016.Beijos

    ResponderEliminar