quarta-feira, 26 de março de 2014

167 - Bolachas Húngaras

Sou uma apaixonada por bolachas e biscoitos, porque são doces e porque são fáceis de transportar na mala. Sempre que faço uma viagem mais longa tento sempre levar comigo umas bolachas, assim se a fome apertar tenho sempre comigo um pequeno lanche. 
De longe as minhas bolachas preferidas são as Bolachas Húngaras que se vendem nas pastelarias. Procurei na Internet mas são tão variadas as receitas que optei por questionar na pastelaria como se faziam, a menina que me atendeu achou super piada à minha pergunta e, sem dizer as quantidades de cada ingrediente, disse-me os ingredientes.
Disse-me que além da manteiga e da farinha, levava gemas cozidas e o açúcar era em pó, não era bem a resposta que eu esperava mas foi um começo para me orientar, pois uma boa parte das receitas que tinha imprimido da Internet não levava estes ingredientes e levava outros como leite.
Escolhi esta receita que me pareceu mais provável, do blog Pratos & Travessas e as bolachas revelaram-se iguais às que se compram nas pastelarias. É das receitas que vou deixar no topo da capa para fazer mais vezes.

Excluí a essência de baunilha por opção e utilizei manteiga vaqueiro com sal. Por experiência sei que se pintar com uma gema as bolachas antes de ir ao forno ficam mais bonitas, mas desta vez não o fiz. 
Para derreter o chocolate utilizei uma taça e o microondas, mas é necessário ter atenção para não queimar o chocolate. Não vou definir tempo porque a potência do microondas nem sempre é igual de marca para marca, mas pode experimentar um pedacinho primeiro e logo verá como derreter.

Os cortantes que utilizei foram-me oferecidos pela minha irmã e eu simplesmente adorei. São cortantes especiais que dão um formato à bolacha para ficar como marcador de copo. Lindos.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Ingredientes:
  • 250 g de farinha de trigo sem fermento (T55)
  • 170 g manteiga à temperatura ambiente
  • 45 g de farinha de Maizena (amido de milho)
  • 150 g de açúcar em pó
  • 6 gemas de ovos cozidos (tamanho M)
  • 200 gr de chocolate de culinária


Preparação:

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal ou tapete de silicone.
Misturar todos os ingredientes dentro de um processador até formar uma bola de massa.
Envolver em papel aderente e levar ao congelador durante 20 minutos.
Ligar o forno a 170.º C e estender a massa numa superfície enfarinhada, cortar as bolachas com meio centímetro de espessura e dispor as bolachas no tabuleiro com algum espaço entre elas. 
Levar o tabuleiro ao forno durante 15 minutos. As bolachas não terão muito firmeza quando saírem do forno, no entanto após arrefecerem ficarão firmes.
Derreter o chocolate em banho maria  ou no microondas e mergulhar as bolachas individualmente no chocolate. Colocar numa rede até secar o chocolate.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


7 comentários:

  1. Oh podia voltar a postar receitas Dukan :) estamos quase no Verão beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Inês, na próxima semana vou publicar uma receita nova Dukan que me deram para experimentar. Também tenho que recomeçar a dieta. Beijinho.

      Eliminar
  2. que lindas são das bolachas que mais gosto, essa receita é mesmo muito boa, mas costumo fazer com farinha custard e são deliciosas.
    Lindas que ficaram.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! Desafiei-te para participares! Diverte-te. Espreita no meu blog:
    http://iwantobakefree.blogspot.pt/2014/04/premio-conoceme.html

    ResponderEliminar
  4. as gemas são mesmo cozidas primeiro? No ovo e depois retira-se a clara? Desculpa a pergunta, mas acho original a forma como são feitas estas bolachas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desculpa demorar tanto a responder. Sim, os ovos são cozidos primeiro e só se aproveitam as gemas.

      Eliminar