segunda-feira, 24 de março de 2014

166 - Lasanha à Bolonhesa

Com o tempo a arrefecer novamente só apetece comida quentinha a sair do forno. Assim surgiu a Lasanha à Bolonhesa na minha mesa. É uma versão minha, pois é diferente da verdadeira Lasanha à Bolonhesa, eu retiro a cenoura e outros vegetais que só me faziam bem mas que não sou adepta do sabor. Esta é a maravilha de cozinhar em casa, podemos alterar as receitas a nosso bel-prazer e apenas consumir o que gostamos.
Não quer dizer que não comemos legumes cá em casa, comemos, mas preferimos em sopas ou crus em saladas. O que foi exatamente o que aconteceu com esta receita não coloquei a cenoura na confeção da carne, mas servi a Lasanha com uma boa salada de alface iceberg e muita cenoura crua ralada.

Uma particularidade engraçada que tenho verificado nas várias receitas de lasanha que vejo, é com que camada começar a lasanha, há quem comece com uma camada de carne, de manteiga, de azeite, de massa,..., eu sou do grupo que começa às camadas com molho ou de natas ou bechámel conforme o molho que utilizo na receita e logo de seguida coloco a massa, depois mais molho, a carne, o queijo ralado e volto à massa e sempre assim consecutivamente até por fim colocar o molho e muito queijo ralado. 

O queijo que prefiro para esta receita é queijo mozzarella, mas já fiz com flamengo e também gostei.

Nesta receita acrescentei o cubo Knorr para bifes, mas normalmente não o faço e fica igualmente bom. Com o acréscimo do cubo Knorr diminui a quantidade de sal e pimenta.

Esta receita é super simples e rápida o que a torna uma vencedora para cozinhar ao fim do dia depois de uma jornada de trabalho, o motivo é massa de lasanha prontas a ir ao forno sem pré cozedura. Já existe de várias marcas, até mesmo da marca do supermercado. Eu sempre compro com ovo.


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Lasanha à Bolonhesa
Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
  • 1 lata de cogumelos escorridos
  • 400 g carne picada de bovino
  • 1/2 cebola
  • 1 de dente de alho
  • 1 colher de azeite
  • 100 g de bacon
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 cubo Knorr molho para bifes
  • sal e pimenta
  • salsa fresca picada q.b.
  • 400ml de molho de béchamel
  • 150gr queijo ralado mozzarella
  • folhas de lasanha com ovo

Preparação:

(Carne)

Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve a estrugir com o azeite. Quando a cebola estiver translucida acrescente o bacon e os cogumelos também picados e a carne, deixe alourar. 
Adicione a polpa de tomate diluída no vinho branco, a salsa picada e o caldo de carne desfeito.
Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos e retifique temperos. 

(Confeção da Lasanha)

Verta num tabuleiro 1 ou duas colheres de béchamel, cubra com folhas de pasta de lasanha e regue com mais um pouco de béchamel, acrescente generosamente a carne e cubra com uma colher de sopa de queijo ralado, repita a operação a partir da massa de lasanha até esgotar a carne e termine com uma camada de massa de lasanha, regada generosamente com béchamel e polvilhada com o resto do queijo ralado. Leve a gratinar ao forno durante cerca de 20 minutos. 
Convém estar atento ao forno para não queimar a superfície, se necessitar cubra com uma folha de alumínio o topo e deixe terminar o tempo. 


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

4 comentários:

  1. Adoro lasanha caseira! Que bom aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante! Sou como tu, começo com o molho, a massa e assim por diante :-)

    ResponderEliminar