A minha história com o creme de cenoura começa com uma festa da minha madrinha. Não me lembro o que se estava a comemorar, lembro-me que era uma armazém e que a minha mãe tinha vestido a mim e às minhas irmãs roupas todas muito arranjadinhas.
Eu nunca gostei de sopa, não desfazendo a comida da minhã mãe que é das melhores que conheço, as suas sopas nunca me agradaram porque tem pedaços comestíveis como legumes, carne e massas (eu sei que é como as sopas devem ser, mas infelizmente não sou fá de legumes cozidos) e sempre que a minha mãe me dava sopa era uma gritaria que parecia que me estavam a matar que resultava num estaladão que até via estrelas. Resultado comia das duas maneiras, claro que, como era uma criança decidida, era a minha mãe sair da cozinha que a sopa desaparecia para vários locais estranhos, tais como, atrás do fogão (a minha mãe passava-se quando puxava o fogão para fora), na panela (de volta à fonte) ou no ralo do lava-louça. Valia tudo para não comer sopa. Se a minha mãe descobrisse mais estaladas levava. O meu pai ainda fazia jogos como, antes de pegar na colher e colocar uma pinga de vinho tinto na sopa, adivinhar em quantas colheradas esvaziava o prato. Mas de pouco adiantava porque eu e os legumes (troncos na sopa como chamo) nunca nos demos bem. Como tenho saudades desse tempo.
Continuando...
Na festa colocaram o creme de cenoura com pedaços de carne de vaca à frente e como é das famílias das sopas, eu já não gostava sem provar. Claro que a minha mãe fez-me quaisquer olhos assustadores por não estarmos em casa (caso contrário já tinha levado) que lá pus uma colher à boca e zás. Fiquei completamente rendida pelo sabor, pela textura e porque os nacos eram carne e não legumes. Sei que comi mais que uma dose porque lembro-me de não ter barriga para os pratos seguintes, até claro chegar a sobremesa. Pois à sempre espaço para as sobremesas.
Não sei a receita daquele creme, nem me lembro do sabor, mas esta que fiz à dias fez-me recordar a história da minha paixão por cremes de cenoura.
Ingredientes:
- 6 cenouras médias
- 2 batatas médias
- 1 cebola média
- 1 lt de caldo de galinha (água e cubo de caldo de
galinha)
- 1 colher de sopa de azeite
- sal q.b.
- cubinhos de carne de vaca
Preparação:
Primeiramente descasque e lave as cenouras e as
batatas. Pele a cebola e corte em pedaços tudo.
Leve ao lume um litro de água e um cubo de caldo
de galinha, até o cubo dissolver-se, junte os legumes cortados e a carne de
vaca deixe cozer 20 minutos, ou até conseguir desfazer a batata com facilidade.
Retire a carne de vaca, esfiape e reserve. Passe
tudo com a varinha mágica, junte o azeite e retifique o sabor (eu gosto de adicionar
sal, mas o caldo já salga), volte a juntar a carne de vaca e deixe ferver mais
um pouco.
Sirva quentinho.
Creme de cenoura com carne de vaca Preguiça na Cozinha |
Sem comentários:
Enviar um comentário