segunda-feira, 19 de abril de 2010

33 - Cozido

Ingredientes:

- 1 pedaço de carne de vaca da perna
- 1 tira de entrecosto
- 1 chispe
- 1 orelha de porco
- ½ frango caseiro
- 2 toucinhos fumados
- 1 chouriço de carne
- 1 salpicão
- ½ couve branca
- 3 cenouras médias
- 6 batatas médias
- 2 chávenas de arroz
- Sal q.b.

Confecção:
Esta foi a nossa refeição na Páscoa. Como me esqueci de salgar no dia anterior as carnes, às 6h da manhã levantei-me e pus numa bacia a tira de entrecosto, o chispe, a orelha, os bacons e quase meio quilo de sal, esfreguei bem na tentativa de recuperar o tempo perdido.
Por volta do meio-dia e meia pus todas as carnes na minha panela de pressão grande, (algumas, como o frango parti em pedaços e as carnes que estavam a salgar esfreguei, novamente, bem com o sal antes de colocar na panela), enchi de água e temperei com uma pitada pouquinha de sal. Deixei a cozer durante 25min, desliguei a panela de pressão e retirei metade da água. Com essa água cozi em outra panela de pressão as batatas e os legumes, durante 10 min. Enquanto os legumes estavam a cozer, escorri o resto da água das carnes e cozi as duas chávenas de arroz. Aproveitei o tempo para cortar as carnes em pequenos pedaços e espalhar pelas travessas.

Foram tantos os elogios que vou ter de fazer cozido mais vezes cá em casa, irei fazer com menos quantidades pois sobrou tanto que dei e ainda tive que congelar para não estragar.


Cozido
Preguiça na Cozinha



1 comentário:

  1. Estava a ver que não saía o Cozido...
    Agoro entendo a alegria do noivo, tanta chicha
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar