Olá, olá. Tenho a plena noção que sou uma "desertora". Como estou novamente em dieta, as minhas refeições não variam muito. Assim não tenho conteúdo para as publicações.
Recomecei a dieta mas sem seguir nenhuma especificamente. Como tive óptimos resultados com a Dieta Dukan, estou a fazer um plano de dieta à base de proteínas, mas com algumas alterações tendo em conta os meus gostos e a minha perda de peso.
Está a funcionar razoavelmente bem, tendo em conta que desde o início do mês já perdi 4 Kgs. Ainda falta muito, mas devagar se chega ao longe.
Esta semana estou a fazer uma limpeza ao conteúdo do meu congelador e encontrei duas postas de bacalhau que estavam no congelador desde dezembro. Estive a ver na Internet e parece que o bacalhau aguenta até 6 meses no congelador. Assim descongelei e cozi sem saber o que podia fazer com ele.
Eu sou maluquinha por bacalhau, mas cozido gosto de comer numa banheira de azeite e vinagre com muito pão de milho. Em dieta a ideia foi logo para esquecer. Todas as outras ideias que me foram surgindo estavam impregnadas com batatas, fritos ou natas.
Fui novamente ao Sr. Google, escrevi bacalhau e cliquei em imagens. Lá estavam todas as minhas ideias gostosas e calóricas.
Até que tive uma epifania (nada de humildade nesta hora), podia tentar fazer o nosso premiado Bolinho de Bacalhau sem batata e sem fritar.
Sem fritar é fácil, levava ao forno, mas sem batata não ia ser fácil.
Desfiei o bacalhau e comecei a pesar e a misturar ingredientes, ficou um máximo. Até pode ser considerado na Dieta Dukan. Tendo em conta que só podem comer metade da dose (pois coloquei 3 colheres de sopa de farelo de aveia e o máximo diário é 1 colher e meia).
Para levar ao forno, sem gordura, aproveitei a minha forma de silicone de madalenas, que tem sido um desenrasque cá por casa.
Rendeu 12 bolinhos de bacalhau
Ingredientes:
- 200 g de bacalhau desfiado
- 200 g de queijo fresco
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 ovo inteiro
- 1 cebola chalota
- sal, salsa seca e pimenta a gosto
Preparação:
Amassar o bacalhau com o queijo fresco, juntar o farelo de aveia e misturar. Juntar ao preparado, o ovo, ralar a cebola chalota, acrescentar a salsa e temperar com o sal e a pimenta a gosto.
Moldar a massa com a ajuda de duas colheres em pequenos bolinhos e levar ao forno até dourar, virar e deixar dourar.
Moldar a massa com a ajuda de duas colheres em pequenos bolinhos e levar ao forno até dourar, virar e deixar dourar.
Muito bons assim, gostei desta versão, bjokitas
ResponderEliminarInteressante a tua receita..
ResponderEliminarTenho a certeza que ia gostar
bjs
Que boa sugestão, original e interessante!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Dália,
ResponderEliminarAparentemente está excelentes, penso que não perderam em naa no sabor !
Excelente versão !
Beijo
Na minha opinião de "adoradora de batata" falta a fofura que a batata dá aos bolinhos de bacalhau, mas em dieta não consumo batata e os bolinhos de bacalhau, deste modo ficam mais sólidos e com mais bacalhau. Eu gostei do resultado e dei a provar no trabalho e nem notaram que não tinha batata.
EliminarUi que delicia! Vou experimentar mas faço só com clara de ovo! Ainda bem que voltou e ainda por cima com receitas saudáveis ;) parabéns e força
ResponderEliminarParecem ser muito bons, embora diferentes de aspecto estão fantásticos.
ResponderEliminarbeijinhos
Acabei de fazer e já estão consumindo. Para minha irmã que é diabética e celíaca (intolerante ao gluten) foi um presente e tanto. Obrigada pela excelente receita. Feliz 2016.Beijos
ResponderEliminar