terça-feira, 12 de setembro de 2017

Os Brócolos (desabafo)

Eu devo ter passado mais de meia vida em dieta e, adivinhem…, sou fortezinha (vamos usar aqui um suavizante, para eu não desatar a chorar). 

Bem, não é que eu não saiba o que faz bem e o que faz mal. Eu, simplesmente, gosto muiiiiiiito do que faz mal.

Assim, numa tentativa de perder peso, estou a tentar introduzir na minha alimentação (leia-se de todos lá de casa – inclui as visitas) alguns ingredientes que eu acho que não gosto, mas que me vão fazer bem. O mês passado foram os Brócolos.

Não vos vou cansar com as propriedades e benefícios do desgraçado, é só pesquisar na net ou falar com qualquer pessoa que vão descobrir.

Eu vou ser super sincera, eu não gosto e não entendo quando utilizam o verbo adorar e brócolos na mesma frase. É que as opiniões são de extremos, ouvi pessoas a dizer que odeiam, outras que adoram (a meu ver - loucos).

Imagem retirada da net (Wikipédia)

Como é óbvio, os brócolos vieram para ficar, estou com esperanças que sejam daquelas coisas que depois de sermos obrigados a conviver muito tempo acabamos por suportar.

Para mim, esta coisa, só lá vai (com muito custo) se for fresco (para sentir tenro) e com azeite e vinagre. Para o meu marido, só com vinagre, para o meu cunhado (um brocoólico) sem temperos.

A preparação é simples, fervi água com sal. Lavei os brócolos com água corrente, retirei os pequenos ramos do caule principal e nos raminhos mais grossos fiz dois pequenos golpes em cruz. Quando a água estava a ferver, coloquei os brócolos com o caule virado para baixo e deixei cozer uns 3 a 5 minutos, sem tapar. Peguei num garfo e piquei um dos caules para ver se estava cozido e retirei (eu gosto quando ainda ficam crocantes). Escoei a água quente e coloquei os brócolos em água gelada para interromper a cozedura.

Ouvi dizer que se colocar em água e vinagre antes de cozinhar, que o brócolo fica mais saboroso. Acho muito difícil, quase impossível fazer com o brócolo fique saboroso, mas não há nada como tentar…


E vocês, gostam de brócolos? Como os cozinham? Se alguém for mágico e tiver uma receita saudável e que torne o ramoso saboroso, por favor compartilhe, eu estou a precisar. 😄😄😄

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Novo Cantinho - Venda de BD

Olá.

Hoje não venho com uma receita. Venho com a divulgação de um novo cantinho.

Sou grande leitora e adepta de livros de banda desenhada e no meu novo cantinho vou vender a minha coleção.

Tenho revistas desde os anos 80, algumas em ótimo estado, outras em pior estado. Para colecionadores ou simplesmente leitores que gostam tanto destes quadradinhos como eu.

O meu novo espaço é: https://vendabd.blogspot.com/

https://vendabd.blogspot.com/
Visitem e deixem a Vossa opinião. :-*

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

235 - Mini panquecas com Nutella (Bifinett)

Eu tenho um problema grave com a Nutella. Sempre que compro pareço uma abelha atrás das flores. Posso estar a seguir a dieta rigorosamente, mas assim que compro o frasco maledeto, acaba a dieta.

Eu sei que o melhor é nem comprar, mas confesso que sou fraca e coloco no cesto de compras, mesmo sabendo que não devo.

Para não comer a Nutella às colheradas, como um viking, opto por fazer doces, que assim o mal é espalhado pela casa e amigos.

Desta feita, fiz umas mini panquecas com Nutella. Onde inovei? Usei a Bifinett. Recordam-se dela aqui?

Comprei-a por impulso e, de todas as receitas que fiz na máquina, esta definitivamente é a rainha.

Vejam só esta foto:

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

Não é de chorar de felicidade?

https://preguicanacozinha.blogspot.com



Mini panquecas com Nutella (Bifinett)

Ingredientes:
140g de farinha com fermento
1 ½ colheres de  chá de açúcar
½ colher de fermento em pó
1 pitada de sal fino
2 ovos
240ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
Manteiga para barrar ou spray
Nutella

https://preguicanacozinha.blogspot.com


Preparação:

Em um recipiente misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo.

Em outro recipiente, junte as gemas, o leite e a manteiga. Junte esta mistura ao primeiro recipiente. Acrescente 1/3 das claras ao preparado e misture gentilmente. Por fim, adicione as restantes claras e misture cuidadosamente.

https://preguicanacozinha.blogspot.com


Barre a máquina de mini queques com manteiga, ou utilize o spray e ligue a máquina.

Assim que fique quente, coloque uma colher de sopa do preparado, acrescente uma boa colher de chá de nutella e cubra com outra colher de sopa do preparado. Tenha atenção para que fique bem coberto, para fechar bem a panqueca.

https://preguicanacozinha.blogspot.com

Feche a máquina, por cerca de um minuto, teste para ver se as suas panquecas estão douradinhas e com a ajuda de uma colher vire-as.

Quando estiver bem douradinho, transfira as panquecas para um prato e disfrute.

Antes de colocar a massa na máquina, passe sempre um pouco de manteiga antes, para que as panquecas não colem ao fundo.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

234 - Waffles de iogurte (microondas)

Fui às compras e encontrei umas formas de silicone com o formato de Waffles, são adoráveis.

São pequeninas para que se possa servir a Waffle num pau, como um gelado.

Fiquei logo a magicar como seriam as minhas primeiras Waffles (no silicone) e decide que seriam de iogurte. Vi muitas ideias, mas com muitos ingredientes e decidi simplificar.

Resultaram estas Waffles maravilhosas e na porção certa, para mim e para o meu marido.

Escolhi o iogurte grego de baunilha por causa do sabor, mas se querem reduzir nas calorias utilizem um iogurte magro com sabor, ou um sem sabor e com essências.

Podem também tornar a receita em Waffles sem glúten, apenas têm que selecionar um iogurte e o farelo de aveia dessa natureza (O farelo de aveia, assim como a aveia são produtos sem glúten mas no processamento podem ser contaminados, por isso verifiquem sempre a embalagem).

O tempo no microondas depende do tamanho da forma e da potência do aparelho, por isso o melhor é testar com dois minutos e ir aumentando o tempo com cuidado.

Servi com compota de morango light e foi um pequeno-almoço diferente e saboroso.

https://preguicanacozinha.blogspot.com/


Waffles de iogurte (microondas)

Ingredientes (4 unidades):
1 iogurte grego de baunilha
2 colheres de sopa de farelo de aveia
Ovo grande

Preparação:
Numa tigela combine os ingredientes.
Distribua a massa nas formas de silicone e leve ao micro-ondas, durante cerca de 3 minutos. Teste com o dedo se a massa se encontra cozida.
Desenforme as Waffles e decore com a cobertura que desejar.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

233 - Espetadas de Frango e Lima

Faz um tempo que não atualizo este blog. Mas, estou de volta! Quer dizer, vou tentar não desaparecer assim tanto tempo.

A verdade é que, há dois anos atrás decide voltar para a escola e tirar a licenciatura que tanto queria. Como trabalho de dia e estudo à noite não me resta muito tempo para cozinhar. Essa tarefa ficou exclusivamente para o meu marido, que aproveitou para desvirtuar a minha cozinha de qualquer criatividade (Mas comeu muito mais saudável).

Ainda invado a cozinha ao fim de semana, mas infelizmente não tenho tempo para partilhar o que faço (Sou meio psico em relação ao meu tempo de estudo).

A correr bem, falta um ano para terminar a escola e volto logo para os tachos e para o blog.

Hoje, partilho uma receita que surgiu na minha imaginação. Combinei frango e lima que são ingredientes simples e deliciosos. Combinados resultam em uma refeição saudável.


https://preguicanacozinha.blogspot.com


Espetadas de Frango e Lima
Ingredientes (2 pessoas):
2 peitos de frango
4 limas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de alecrim seco
Sal e pimenta a gosto
Espetos

https://preguicanacozinha.blogspot.com


Preparação:
Comece por preparar os peitos de frango. Corte-os em cubos, regue-os com o azeite e tempere com sal e pimenta.
Corte as limas em rodelas e depois em metades.
Nos espetos, coloque alternadamente as limas e os cubos de frango e finalize com a lima. Repita o processo nas espetadas restantes.
Os pedacinhos de lima que sobraram podem ser espremidos na carne.
Polvilhe as espetadas com o alecrim.
Aqueça uma grelha e grelhe os espetos por todos os lados, até dourar. Verifique se a carne está cozinhada.

Sirva com arroz basmati e salada de espinafres, tomate cereja e amêndoa laminada.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

232 - Bolo Italiano de Limão e Ricotta

Esta foi a primeira vez que juntei queijo ricotta a um bolo e fiquei maravilhada.

A receita original é da página de Jamie Oliver  e assim que a vi fiquei com vontade de correr para a cozinha e o preparar.

Fica um bolo suave e macio, muito aromático e que derrete na boca.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Bolo Italiano de Limão e Ricotta
Um momento com Galbani

Ingredientes (por cogumelo):
180g de Farinha
160g de açúcar branco
3 Ovos médios
80g de manteiga (à temperatura ambiente)
2 limões (raspa dos dois limões e suco de um dos limões)
1 colher de chá de fermento


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Preparação:


Pré-aqueça o forno a 170.º C.

Bata a manteiga com o açúcar. Separe as gemas das claras e acrescente as gemas uma a uma na batedeira.

Em uma tigela, bata um pouco o queijo Ricotta Galbani e acrescente à massa junto com as rapas e o suco do limão.

Depois, acrescente a farinha e o fermento.

Em outra tigela, bata as claras até formar picos firmes.

Com uma espátula, incorpore gentilmente as claras batidas, ao preparado anterior. Basta misturar um pouco, mesmo que apareça na massa alguns pedacinhos brancos das claras, estas desapareceram assim que o bolo esteja cozido.

Verta a mistura em uma forma de silicone, ou se for uma forma de alumínio ou vidro, primeiramente unte e enfarinhe o material e depois verta a massa.

Asse por cerca de 40 minutos no forno.

Após este tempo, pressione delicadamente o dedo no topo do bolo, se o bolo voltar ao normal está pronto.


Decore o bolo com fatias de limão e salpique açúcar confeiteiro por cima para finalizar a decoração.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

231 - Pavlova de Chocolate, Mascarpone e Morangos

Fui jantar a casa de uns amigos e fiquei de levar a sobremesa. Com duas horas para fazer alguma receita, decidi fazer o meu pão-de-ló de ovar, que fica sempre bem e que faz as delícias de quem come.
Mas, mais uma vez, fiquei com 10 claras para congelar e no congelador já tenho 20 claras. Foi quando me lembrei da Pavlova e arregacei as mangas.

Ainda não tinha feito em casa, porque o meu marido não gosta de merengues, mas surpreendentemente gostou de Pavlova.

A Pavlola é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à célebre bailarina russa Anna Pavlova.

É um doce crocante por fora, muito macio por dentro e com uma cobertura cremosa e fresca.

Foi um sucesso, não só pela própria imagem que é magnífica, mas pelo sabor e como tudo se derrete na boca. É divinal.

A repetir muitas e muitas vezes.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Pavlova de Chocolate, Mascarpone e Morangos

Ingredientes Pavlova:
10 ovos L (só as claras)
440g de açúcar
4 colheres de chá de amido de milho
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Ingredientes para a cobertura:
200ml de natas de baunilha (frias do frigorifico)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Morangos frescos

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Preparação:
Ligue o forno a 150.º C. Bata, com o batedor elétrico, as claras em castelo, sem as deixar muito firmes. Acrescente o açúcar, aos poucos e continue a bater até ficarem bem firmes e brilhando, fazendo picos.

Junte o amido de milho, o vinagre e o chocolate em pó e bata para envolver.

Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal ou tapete de silicone, sem acrescentar gordura. Com a ajuda de um prato desenhe um círculo e coloque o merengue dentro desse círculo, fazendo um monte como se de um bolo se tratasse e achatando o topo para facilitar a colocação posterior da cobertura.

Coloque, de imediato, a pavlova no forno e reduza a temperatura do mesmo para 120.ºC. Deixe o pavlova assar durante 80 minutos.

Ao fim desse tempo, deixe o pavlova arrefecer dentro do forno, com ele desligado, e com a porta entreaberta.

Retire a Pavlova do tabuleiro e coloque em um prato de servir.

Bata as natas, o mascarpone e o açúcar. Cubra o centro da pavlova e decore com morangos.


Só se deve cobrir a Pavlova antes pouco tempo de se servir.

http://www.galbani.pt/mascarpone.html