segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

209 - Como fazer Farinha e Leite de Coco com Coco Ralado

O leite de vaca é a mais comum das alergias a alimentos e mesmo quando não se é alérgico a ingestão em excesso pode causar uma série de problemas de saúde (Fonte: http://portugalmundial.com/2013/01/evite-o-leite-pela-sua-saude/).

As indicações da Roda dos Alimentos sobre o consumo diário de leite e seus derivados indicam que as crianças e adolescentes devem consumir três porções, enquanto que as outras pessoas devem beber apenas duas porções.

Uma porção equivale a uma chávena almoçadeira de leite (250 ml) ou a um iogurte líquido ou 1,5 iogurtes sólidos ou a duas fatias finas de queijo ou a ¼ de queijo fresco (50 g) ou a ½ requeijão (100 g). (Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/beber-leite-faz-mesmo-bem?pagina=4)

No nosso caso específico, as doses diárias são ultrapassadas em muitas porções.

De manhã, bebemos leite com café ou achocolatado ou batido de frutas (onde sempre acrescentamos um iogurte ou leite para liquidificar mais o preparado) Ao meio da manhã comemos uma sandes mista (com fiambre ou marmelada e a fatia de queijo, é claro).
No lanche da tarde repetimos outra sande mista e um iogurtinho líquido.
Ao fim da tarde, depois do exercício, o meu marido bebe o Mass Gainer com 300ml de leite e à noite depois do jantar a nossa sobremesa é um iogurte.

Sem contar que muitas vezes quando chego a casa como um queijinho da vaca que ri e que acrescento queijo para gratinar o jantar ou mesmo na salada, descobri que estamos a abusar dos lacticínios de vaca.

Fui às compras e descobri que os produtos sem lactose ou à base do suco de plantas ou frutos são muito caros, assim decidi procurar no Google a fórmula mágica para fazer Leite de Coco em casa.  
Fui ao Wiki How  e descobri que era muito simples e ainda podia aproveitar o coco que sobra para fazer farinha de coco.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Por norma costumo fazer farinha de coco, usando o processador elétrico. Mas ligo só uns segundos até que o coco ralado se desfaça.

Desta vez fiz a experiência de deixar mais tempo no processador e o coco ficou com uma textura cremosa. Tirei uma foto para vocês verem. Parece ser bom para colocar nas sandes J ou no interior de bolos. Nham, Nham.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Como fazer Farinha e Leite de Coco com Coco Ralado

Ingredientes:
200g de Coco Ralado sem açúcar
1000ml de água

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Preparação:
1.º Banhar o coco ralado sem açúcar durante 4 horas. A proporção de água para o coco tem que ser 4:1, ou seja quatro copos de água para 1 chávena de flocos.
Como estava à procura de uma sabor concentrado para os batidos, coloquei apenas 1000ml de água.

2.º Usando um liquidificador, processe o coco até ficar uma pasta lisa.

3.º Coloque toda a mistura de coco em uma gaze e esprema o máximo que puder. Toda a água que sair é leite de Coco. (Guardar no frigorifico para consumo).

4.º Espalhe a polpa da gaze em uma assadeira e leve ao forno a assar até que seque. (93.º Celsius – durante 2 horas).


5.º Use o processador de alimentos e triture até que tenha a farinha.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

208 - Aletria

Em busca da receita perdida…

O meu marido adora a aletria que a minha sogra fazia quando eram pequenos. A única pista que eu tenho é que é feita com água.

Já pedi à minha sogra para fazer em minha casa, mas depois de medirmos e pesarmos todos os ingredientes, a minha sogra foi acrescentando água, aletria e açúcar, ou seja mais um pouquinho de cada sem pesar nem medir.

No fim o meu marido disse-me que não era a mesma e desde então ando com experiências até encontrar a certa.

Ou seja, ninguém sabe a receita de aletria perdida.

Este Natal que passou, fiz aletria com os ingredientes que a minha sogra utilizou e acrescentei duas gemas, mas sem dizer ao meu marido.

Adivinhem… Não acertei, parece que a aletria ficou mais doce que aquela que lhe ficou na memória. Vou ter que fazer mais experiências até encontrar a certa.

De qualquer forma, partilho com vocês esta aletria bem cremosa que, mesmo não sendo a tal para o meu marido, é definitivamente uma das receitas que mais gostei.



http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Aletria de água

Ingredientes:
200g de Aletria
1/2l de água
1 colher de café de sal fino
300g de açúcar
1 pau de canela
2 gemas
1 casca de limão
Canela em pó q.b.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

Preparação:
Coloque a água, o açúcar, o sal, a casca de limão e o pau de canela numa panela e deixe a ferver um pouco.

Acrescente a aletria partida e com a ajuda da colher de pau solte-a, deixando-a cozer.

Retire do lume e acrescente as gemas, mexa bem para incorporar bem as gemas. Leve novamente a panela ao lume e deixe engrossar.

Coloque numa travessa e polvilhe com canela em pó.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resoluções 2015.

Acreditam que já estamos em 2015?

Este ano que começa será um ano de mudança, um ano em que serei firme com as minhas resoluções de Ano Novo.

São tantos os planos que receio que 12 meses não sejam suficientes.

Pretendo ser mais ativa na minha vida. Com pequenos passos mensais, espero conseguir evoluir até que no final do ano olhe para trás e sinta orgulho do que fiz e vivi.

Espero emagrecer e ajudar o meu marido a engordar.

Espero viver mais o momento, ter mais tempo para os de casa, estar mais com os amigos, beber mais água, guardar algum dinheiro, reciclar mais, aprender de uma vez a tocar órgão, ser mais organizada e dedicar mais tempo ao blogue.

Gosto desta sensação de recomeço e de que nenhum obstáculo é inultrapassável.

Em qualquer momento é possível recomeçar e que melhor momento se não no início de um novo ano.


Aproveite; compre um caderno novo e registe todas as resoluções para este novo ano e concretize. Não deixe apenas registado, faça por concretizar.


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

207 - Bolachas de Baunilha e Canela

E chegamos à última receita que do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

Estas bolachinhas são visita constante cá em casa. São simples e saborosas.

Uso extrato de baunilha que é um creme grosso e com um sabor muito concentrado a baunilha, mas pode utilizar aroma (tendo que acrescentar mais) ou até mesmo o interior de uma vagem de baunilha.



Bolachas de Baunilha e Canela
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
250g de manteiga
100g de açúcar
1 ovo
440g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de café de canela
Bolinhas, estrelinhas e raspas de chocolate para decorar


Preparação:

Aqueça o forno a 170.º C e forre uma bandeja de ir ao forno com papel manteiga ou tapete de silicone.

Misture a manteiga, o açúcar e o ovo. Junte a farinha aos poucos e por fim o extrato de baunilha e a canela.

Deixe bater até a mistura ficar espessa.

Para formar os desenhos, coloque a massa sobre um pedaço de papel vegetal polvilhada com farinha e polvilhe farinha no topo da massa também. Coloque uma segunda folha de papel vegetal em cima da massa e enrole para cerca de 0,5 centímetros de espessura.

Retire a folha de topo e use cortadores nas formas que lhe agradar para cortar tantos biscoitos quanto possível. 

Coloque-os no tabuleiro e decore a gosto.


Leve ao forno e asse por cerca de 8-10 minutos.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

206 - Enrugados de cacau (Apto para diabéticos)

O Natal já passou e eu não publiquei as últimas duas receitas de bolachas para o meu desafio. 

Foram feitas e comidas antes do Natal por isso vai contar J.

Fiz as bolachas, mas com a falta de tempo que tive, não publiquei. 

Bem, para ser sincera tive um tempito, mas preferi ficar enroladinha no sofá com o meu marido.

Aqui fica a 11.ª receita do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

Confecionei esta receita para enviar à minha amiga secreta do desafio de Troca de Bolachas do blog As minhas receitas.

A minha amiga secreta é diabética e as bolachas não deveriam ter açúcar branco. Li alguns textos acerca do assunto e descobri que os diabéticos também não devem consumir farinhas refinadas.

Pus mãos à obra e depois de confecionar alguns biscoitos sem açúcar e sem êxito, acabei por fazer esta receita que me agradou.

Cá por casa acham que tem cacau a mais, mas eu gosto de cacau e espero que a Daniela Inês do blog Prazer Adocicado (a minha amiga secreta) também goste.

Podem visitar o blog e a página facebook carregando nos links:



Enrugados de cacau (Apto para diabéticos)
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
2 Chávenas de farinha de trigo integral
2 ½ Colher de chá de fermento
¼ Colher de sal fino
1 Chávena de cacau puro (mal cheia)
1 Chávena de açúcar de coco biológico
½ Chávena de óleo de coco
2 Maças
Canela em pó q.b.
1 ½ Colher de chá de aroma de baunilha
Coco ralado e/ou coco laminado

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Preparação:
Num recipiente junte a farinha, o fermento e o sal e misture. Reserve.

Lave as maças, retire a casca e as sementes e corte em gomos, acrescente cerca de ¼ de copo de água, polvilhe com canela e leve ao micro-ondas, ma potência máxima por 4 minutos.

Esmague as maças e verta o molhinho que se formou até ficar líquido.

Na batedeira misture o cacau, o açúcar, o óleo, a maça e o aroma de baunilha. Bata até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Junte a mistura da farinha, aos poucos até que a massa descole do recipiente.

Cubra com plástico de cozinha e leve ao frigorífico por 2 a 4 horas.

Assim que passe o tempo, ligue o forno a 170º C. Cubra os tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal ou tapetes de silicone.

Pegue em uma colher de chá e faça pequenas bolas com a massa, passe no coco ralado ou no coco laminado e leve ao forno por 8 a 10 minutos.
(Em alguns biscoitos enrolei a massa com coco laminado no interior.)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

205 - Receita base de biscoitos para decorar

Faltam apenas 2 dias para o Natal e ainda não publiquei todas as bolachinhas que fiz, por isso hoje publico a 10.ª receita do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

A receita de biscoitos de hoje é uma receita básica que faço para colocar glacé e vou adaptando o sabor de acordo com a vontade.

Neste caso, a minha irmã tinha uns carimbos natalícios e lembrei-me logo desta massa, que é super fofa e simplesmente deliciosa. Como os carimbos deixaram as bolachas tão bonitas decidi não colocar o glacé.

Se quiserem bolachinhas mais firmes não acrescentem o fermento, se optarem pelo fermento ficarão com umas bolachas mais fofas, mas que devem ser consumidas em duas semanas.

http://preguicanacozinha.blogspot.com/


Receita base de Biscoitos para decorar
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
450g de Farinha de trigo
200g de Açúcar branco granulado
1 Colher de chá de fermento em pó
½ Colher de café de sal fino
226g de Manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 Ovo (L)
1 Colher de sopa Extrato de baunilha

http://preguicanacozinha.blogspot.com/


Preparação:

Peneire a farinha e o fermento em pó, adicione o sal e reserve.

Num copo, misture o ovo e o extrato de baunilha e reserve.

Na batedeira misture a manteiga, durante 5 minutos. A manteiga irá colar às beiras, raspe para o centro e bata novamente. Junte o açúcar e bata até que fique um creme leve e fofo.

Aos poucos acrescente o ovo de baunilha, até ficar bem misturado.

Reduza a velocidade da batedeira e gradualmente adicione a farinha, raspe as beiras e volte a bater até combinar.

Desligue a batedeira e amasse bem à mão, até que a massa se ligue.

Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira durante 8 horas.

Pré-aqueça o forno a 190.º C.

Abra a massa em dois pedaços de papel manteiga e estenda até fica com cerca de 6 a 10 mm de espessura. Corte os biscoitos, carimbe-os e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Leve a assar durante 8 a 10 minutos (conforme o forno).

Deixe esfriar por completo e decore a gosto.