quarta-feira, 19 de novembro de 2014

192 - Crinkles de Chocolate

Esta é a 3.ª receita do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

É mais uma daquelas receitas que imprimo e vai ficando na capa a ganhar vez até eu decidir fazer um doce. Não sei porque esperei tanto tempo, pois é super fácil, rápido e limpo de confecionar.

Parecem broinhas de mel e pensei que seriam duras, mas não. São super pegajosas e maravilhosas.

Uma dica, caso, como eu, não tenha muitas assadeiras para ir ao forno, guarde a massa no frigorífico, até ter disponível a assadeira, porque a massa derrete com muita facilidade.

Eu adorei e vou tentar sem cacau e com laranja.



 Crinkles de Cacau
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
  • 1 ½ Chávena de açúcar
  • 1 Chávena de cacau magro sem açúcar
  • 2 Chávenas de farinha de trigo
  • ½ Chávena de óleo vegetal
  • 4 Ovos
  • 1 ½ Colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 Colheres de chá de fermento
  • 1 Pitada de sal fino
  • 1 Chávena de açúcar confeiteiro (pó)


Preparação:

Numa batedeira, misture o cacau, o açúcar e o óleo até ficar uma consistência brilhante.

Acrescente, um de cada vez, os ovos e o extrato de baunilha.

Não acrescente o ovo seguinte até o anterior ter sido completamente misturado.

Numa tigela à parte peneire a farinha, o fermento e o sal e misture bem.

Baixe a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos à mistura na batedeira, batendo só até unificar.

Coloque a mistura em um filme plástico e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.

Após passar o tempo, forre assadeiras grandes com papel manteiga e coloque o açúcar confeiteiro num recipiente.

Com uma colher de chá retire uma porção de massa e faça uma bolinha de cerca de 2 cms, enrole no recipiente do açúcar e coloque na assadeira.

Coloque no forno durante cerca de 8-10 minutos e deixe esfriar por alguns minutos antes de colocar numa grade para esfriar completamente.



Podem ver as receitas deste desafio carregando nos seguintes links:


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

191 - Biscoitos de leite condensado e pepitas de chocolate

E cá estou eu para a 2.ª receita do meu desafio pessoal - 12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha.

Esta receita foi adaptada do site Jen’s Favorite Cookies. Quando vi esta receita pela primeira vez fiquei maravilhada pela simplicidade dos ingredientes, decidi logo imprimir a receita e guardar para confecionar.

Foi passando o tempo e a receita ficou por baixo de várias outras receitas que vou imprimindo e guardando.

Quando estava à procura de uma nova receita para este meu desafio lembrei-me da minha colega de trabalho que, por questões de saúde, é obrigada a reduzir a ingestão de ovos e lembrei-me desta receita sem ovos.

Fui à capa e desempilhei as resmas de papel até encontrar esta.

Fiz algumas alterações à receita original, que passo a explicar.

Quando estava a preparar a receita original testei o sabor da massa e não fiquei satisfeita com a doçura do biscoito, assim acrescentei o resto da lata de leite condensado. Na receita original apenas deve acrescentar ½ chávena leite condensado. Também só acrescentei 1 colher de chá bem cheia de fermento e dupliquei a quantidade de pepitas de chocolate, só porque sou gulosa.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Biscoitos de leite condensado e pepitas de chocolate
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
  • 1 Chávena de manteiga amolecida
  • 1 Lata de leite condensado magro (397 gramas)
  • 2 Chávenas de farinha de trigo
  • 1 Colher de chá bem cheia de fermento
  • 1 Pitada de sal grosso
  • 1 Chávena de pepitas de chocolate

Preparação:

Numa batedeira, misture a manteiga ao leite condensado e a pitada de sal.

Acrescente ao preparado a farinha, o fermento e as pepitas de chocolate e continue a mexer com as varetas da batedeira.

Role pequenas esferas de aproximadamente 2,50 cms e coloque em uma assadeira previamente untada. Asse no forno a 170º C por 8-10 minutos.


Podem ver a receita anterior carregando no seguinte link: 
1 - Melindres de Vila de Conde

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

190 - Doce de Abóbora (Yammi)

Por norma muito dos docinhos que faço partilho no meu local de trabalho e o mesmo acontece quando as minhas colegas de trabalho fazem docinhos.

Foi assim que saboreei este delicioso doce de abóbora.

Pedi a receita e fotos para partilhar no blog porque é o melhor doce de abóbora que alguma vez comi.

A autoria da receita e foto é da minha amiga de trabalho Nádia Silveira.



Doce de Abóbora (Yammi)
de Nádia Silveira

Ingredientes:

- 800g de abóbora
- 300g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão

Preparação:

1.º Triture a abóbora com o açúcar de modo a ser mais fácil a cozedura.

2.º Juntar ao preparado, a canela e o limão, deixar cozer durante 20 minutos, sem deixar de mexer.

3.º Após 20 minutos, retirar a canela e a casca de limão.

Obs.: Caso não goste do doce granulado, poderá triturar, para que assim fique mais cremoso.

Bom apetite.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

189 - Melindres de Vila de Conde

Este ano decidi fazer um desafio a mim mesma, cozinhar 12 tipos de bolachas diferentes para o Natal, algo tipo 12 Cookies for Christmas.

Como tenho uma coleção infindável de receitas para bolachas e docinhos e uma legião de provadores, acho que vou conseguir vencer o desafio, mas ... a ver vamos...

A primeira receita selecionada tinha que ser tipicamente portuguesa, assim fui pesquisar aos livros de receita que tenho cá por casa e encontrei a tal. Além de ser tipicamente portuguesa é uma receita muito antiga de ovos e açúcar.

A receita foi adaptada do livro Doces e é da coleção Receitas Típicas da Impala.

A fotografia ao livro foi tirada antes de acontecer uma catástrofe, o livro caiu em uma tina de água e após secar não foi possível recuperar nada. Até chorei. O meu marido é que achou muita piada à minha reação e soltou a frase “mas tu tens tantos livros”. Quase o esganei e a culpa foi só minha. O problema é que gosto imenso dos meus livros e fico arrasada quando um se perde assim.
Agora ando pelas livrarias à procura de outra cópia do livro, se souberem onde se vende digam-me, por favor.

A receita foi transcrita do livro.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Melindres de Vila de Conde
12 Cookies for Christmas de Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
8 gemas
200g de açúcar refinado

manteiga para untar
papel vegetal

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso.
Tenda sobre o papel manteiga ou vegetal, untado com manteiga, em quantidades que não ultrapassem o tamanho de uma moeda de cinco escudos, mais ou menos.
Coza em forno brando (mais ou menos 165º C), durante cerca de 15 minutos.


Adaptada de:



sábado, 1 de novembro de 2014

188 - Bolo de iogurte e ananás cristalizado

Em uma consulta ao meu arquivo encontrei o rascunho desta receita que fiz e adorei o resultado, a ideia inicial era fazer um bolo com frutas frescas mas como tinha ananás cristalizado na despensa optei por adicionar esta fruta.

Não entendo porque a fruta ficou toda na base da forma, mas provavelmente foi por causa da massa não ser muito densa.

Como também tenho morango cristalizado e todos os outros ingredientes esta semana vai ser o meu bolinho - a mesma receita mas com iogurte de aroma de morango.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Bolo de iogurte e ananás cristalizado

Ingredientes:
  • 1 Chávena de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 Chávenas de açúcar branco
  • 2 ½ Chávenas de farinha de trigo
  • 3 Ovos
  • 1 Colher de sopa de fermento em pó
  • 1 Iogurte com aroma de ananás
  • 1/3 Chávena de leite
  • 1 Colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 Chávena de ananás cristalizado


Preparação:

Ligue o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma com furo.
Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo e reserve.
No recipiente da batedeira misture a manteiga e o açúcar até obter uma massa cremosa. Adicione as gemas uma a uma e depois o iogurte, o leite e a baunilha.
Num recipiente à parte peneire a farinha com o fermento e junte a massa liquida.
Corte o ananás cristalizado em pequenos pedaços e passe-os em um pouquinho de farinha, adicione à massa e mexa. Por fim acrescente as claras delicadamente.
Leve ao forno por 50 minutos.

Para que o bolo não quebre, deixe esfriar completamente a forma, antes de desenformar.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

187 - Cupcakes de Halloween

Feliz dia das Bruxas.

Para festejar este dia fiz uns cupcakes com a cobertura de chocolate e figurinhas assustadoras de gomas. Tirei, quase literalmente as teias à máquina de cupcakes que comprei no lidl e pus mãos à obra.



Cupcakes de Halloween

Ingredientes:

100g de manteiga à temperatura ambiente
150g de açúcar
2 ovos
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
pitada de sal fino
130ml de leite meio gordo
7,5g de açúcar baunilhado
30g de achocolatado em pó
1 cenoura pequena
Chocolate branco
Gomas com tema halloween


Preparação:

Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma taça.

Á parte, mexa a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado, até obter uma massa fofa, junte os ovos um a um.

Vá juntando, alternadamente, a mistura da farinha e o leite e mexa tudo muito bem até obter uma massa homogênea.

Divida a massa em três partes.

Em uma das partes acrescente a cenoura descascada e finamente ralada, em outra parte acrescentar o achocolatado e misturar bem. A terceira parte não altere.

Após aquecer a máquina, coloque a massa nas formas enchendo até ao rebordo. Pode misturar na mesma forma mais do que uma das massas.

Deixe cozer durante cerca de 10 minutos, deixe arrefecer sobre uma grelha.

Em um recipiente de vidro derreta o chocolate no microondas, durante uns 15 segundos, depois mexa com uma espátula de silicone. Deixe o chocolate arrefecer, mas mantendo ainda líquido cubra o cupcakes.

De seguida decore o chocolate com as gomas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

186 - Bolo de claras e chocolate

Como fiz Pão de Ló de Ovar para o meu aniversário e depois disso fiz Melindres de Vila de Conde (receita no blogue em breve) fiquei com muitas claras no frigorifico para utilizar mais tarde. 

Fiz omeletes de claras para o pequeno almoço e mesmo assim ainda fiquei com 8 claras de ovo para fazer um bolinho de chocolate.

Fui adiando fazer o bolo porque a minha balança ficou sem bateria, mas comecei a recear que com o tempo as claras se estragassem e optei por fazer um bolo com os ingredientes e as quantidades dos copos medidores que tenho por casa.

O resultado foi muito bom, ficou um bolo húmido, esponjoso e doce. No trabalho até pediram a receita.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Bolo de Claras e Chocolate

Ingredientes:

  • 8 claras de ovo
  • 250g de açúcar
  • 200g de farinha
  • 125g de manteiga derretida
  • sumo de uma laranja
  • 100g de achocolatado granulado
  • 1 colher de chá de fermento
  • manteiga e farinha para a forma


Preparação:

Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e adicione o açúcar, continue a bater até obter um merengue firme.

Sem parar batedeira adicione alternadamente a manteiga derretida e a farinha peneirada com o fermento.

Desligue a batedeira e junte o sumo de laranja e o achocolatado e mexa.

Unte uma forma com a manteiga e polvilhe com a farinha.

Verta a massa na forma e leve ao forno a cozer aproximadamente durante 40 minutos.