Porque me perguntaram aqui está:
Este é o queijo fresco que utilizo nas receitas quando estou na dieta. Eu compro no Intermarché, mas já vi, o mesmo tipo de queijo, à venda nos hipermecados E'Leclerc.
Cada unidade tem 500 g.
Tem 7,50 g de proteína por 100 g, quase não tem gorduras e só tem 4,7 de hidratos de carbono.
Etiquetas
Sobremesas - Bolos
Sobremesas - Biscoitos e bolachas
Dietas
Dieta Dukan
Temáticas - Natal
Carnes - Frango
Sobremesas - Bolinhos
Carnes - Porco
Desafios - 12 Cookies for Christmas
Um momento com Galbani
Especiais - Sem Glúten
Massa
Ovos
Peixe - Bacalhau
Queijo e fiambre
Especiais - Sem Lactose
Outros
Saladas
Arroz
Carnes - Enchidos
Lanches
Máquinas - Lady Gourmet
Sobremesa de colher
entradas
Carnes - Vaca
Doces e Compotas
Peixe - Atum
Pão
Dicas_Ideias_Truques
Selinhos
Temáticas - Halloween
Especiais - Vegetariano
O Livro de Pantagruel
Ofertas
Organização
Peixe - Salmão
Sobremesas - Outros
Sobremesas - Tartes
Sopas ou caldos
dieta
pequenos-almoços
Bebidas - Alcoólicas
Especiais - Apto Diabéticos
Especiais - Sem Grão
Monsieur Cuisine
Salgados - Tarte
Temáticas - Dia dos Namorados
Temáticas - Páscoa
batata
receitas famosas
Acompanhamento
Carnes - Coelho
Carnes - Pato
Carnes - Peru
Especiais - Receitas Regionais
Marmitas
Menus
Participação em desafios ou concursos
Peixe - Maruca
Salgados - Omeletes
Salgados - Pizzas
Sobremesas - Pudins
Sobremesas - Tortas
congelar
molhos
Bebidas - Cafés
Bebidas - Chás
Bombons
Carnes - Cabrito
Dia um.. na cozinha
Especiais - Como fazer
Facebook
Legumes
Peixe - Polvo
Peixe - Tamboril
Snack
Sobremesas - Aproveitamentos
Sobremesas - Gelados
Sobremesas - Madalenas
Sobremesas - Regueifas doces|Fogaças
Sobremesas - Semi-frios
Videos
Waffles
Wrap
nutella
salada
quarta-feira, 25 de junho de 2014
174 - Bolinhos de Bacalhau (sem batata)
Olá, olá. Tenho a plena noção que sou uma "desertora". Como estou novamente em dieta, as minhas refeições não variam muito. Assim não tenho conteúdo para as publicações.
Recomecei a dieta mas sem seguir nenhuma especificamente. Como tive óptimos resultados com a Dieta Dukan, estou a fazer um plano de dieta à base de proteínas, mas com algumas alterações tendo em conta os meus gostos e a minha perda de peso.
Está a funcionar razoavelmente bem, tendo em conta que desde o início do mês já perdi 4 Kgs. Ainda falta muito, mas devagar se chega ao longe.
Esta semana estou a fazer uma limpeza ao conteúdo do meu congelador e encontrei duas postas de bacalhau que estavam no congelador desde dezembro. Estive a ver na Internet e parece que o bacalhau aguenta até 6 meses no congelador. Assim descongelei e cozi sem saber o que podia fazer com ele.
Eu sou maluquinha por bacalhau, mas cozido gosto de comer numa banheira de azeite e vinagre com muito pão de milho. Em dieta a ideia foi logo para esquecer. Todas as outras ideias que me foram surgindo estavam impregnadas com batatas, fritos ou natas.
Fui novamente ao Sr. Google, escrevi bacalhau e cliquei em imagens. Lá estavam todas as minhas ideias gostosas e calóricas.
Até que tive uma epifania (nada de humildade nesta hora), podia tentar fazer o nosso premiado Bolinho de Bacalhau sem batata e sem fritar.
Sem fritar é fácil, levava ao forno, mas sem batata não ia ser fácil.
Desfiei o bacalhau e comecei a pesar e a misturar ingredientes, ficou um máximo. Até pode ser considerado na Dieta Dukan. Tendo em conta que só podem comer metade da dose (pois coloquei 3 colheres de sopa de farelo de aveia e o máximo diário é 1 colher e meia).
Para levar ao forno, sem gordura, aproveitei a minha forma de silicone de madalenas, que tem sido um desenrasque cá por casa.
Rendeu 12 bolinhos de bacalhau
Ingredientes:
- 200 g de bacalhau desfiado
- 200 g de queijo fresco
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 ovo inteiro
- 1 cebola chalota
- sal, salsa seca e pimenta a gosto
Preparação:
Amassar o bacalhau com o queijo fresco, juntar o farelo de aveia e misturar. Juntar ao preparado, o ovo, ralar a cebola chalota, acrescentar a salsa e temperar com o sal e a pimenta a gosto.
Moldar a massa com a ajuda de duas colheres em pequenos bolinhos e levar ao forno até dourar, virar e deixar dourar.
Moldar a massa com a ajuda de duas colheres em pequenos bolinhos e levar ao forno até dourar, virar e deixar dourar.
sábado, 26 de abril de 2014
173 - Bolo de Maça e frutos secos (avelãs, pistácios e sultanas)
Às vezes uma imagem vale mais que mil palavras. Mas as fotos que tirei não dão justiça ao sabor deste bolo.
Façam-no e depois sintam o sabor desta maravilha. Dei a experimentar uma fatia e pediram a receita. Ás vezes as experiências na cozinha correm mesmo bem.
- 2 maças reineta
- 4 ovos
- 350 gr de açúcar
- 260 gr de farinha
- 1 chávena de óleo (145gr)
- 1 c. de chá bem cheia de fermento
- 150ml de água quente
- 1 c. de chá mal cheia de canela
- avelã, pistácios, sultanas q.b.
Preparação:
Ligar o forno a 180.º C. Num recipiente, bater os ovos com o açúcar até criar uma massa homogénea, juntar a farinha, o fermento, o óleo e a água quente, sem deixar de bater.
Picar os frutos secos, cortar a maça, com casca aos pedacinhos e juntar à massa. Verter o preparado numa forma de buraco, previamente untada e enfarinhada e levar ao forno até cozer (cerca de 50 minutos).
quinta-feira, 24 de abril de 2014
172 - Carne de vaca com cogumelos
O prazer de comer é o meu grande pecado, o problema
é que nunca desenvolvi o gosto por legumes. Os meus pais bem tentavam que eu
comesse a sopa mas eu tinha as ideias mais brilhantes para me desfazer da sopa
sem a comer, ou para não colocar a porção de legumes no meu prato
Tendo noção que esta minha afronta aos legumes (essencialmente cozidos) e outros ingredientes só a mim prejudica, assim tenho me esforçado para experimentar uma variedade de sabores que à partida receio não gostar.
Estes dias acrescentei à salada cebola doce e pepino e não desgostei. O pepino já tenho colocado nas saladas mas só o meu marido o come e a cebola costumo colocar na salada picada. Desta vez, cortei em rodelas e comi e não me pareceu assim tão intragável como imaginei.
Estou receosa em experimentar, mas o próximo na lista das variedades serão os brócolos cozidos. Estes realmente me deixam desconfortável, só de imaginar a comer, mas até posso ter uma surpresa (ou não).
A questão é alargar os meus sentidos a uma nova variedade de sabores que à partida imagino que os vou odiar.
Quando era mais nova não comia iogurtes porque odiava, agora adoro. O mesmo acontece com os cogumelos, a batata doce, a couve roxa e os recentes pepino e cebola.
Hoje publico uma receita que adoro e que para mim o ingrediente especial são os cogumelos, quantos mais melhor.
Ingredientes:
400g de carne de vaca cortada em pedacinhos
1 colher de manteiga
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 c. sopa de polpa de tomate
150ml de vinho branco
lata de cogumelos laminados (embalagem de 335gr)
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Numa panela, leve ao lume a manteiga, os alhos e a folha de louro, deixe estrugir. Junte a carne, tempere com sal e pimenta e deixe fritar a carne até criar cor.
Adicione a polpa de tomate misturado com o vinho branco e os cogumelos escorridos, mexa e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.
Sirva com arroz frito.
terça-feira, 22 de abril de 2014
171 - Peitos de frango com limão
Esta receita é uma das minhas preferidas para fazer com peitos de frango. Gosto do sabor, do tempo de preparo e dos comentários dos que provam.
Como tem todos os ingredientes saudáveis permitidos na dieta dukan, pode-se consumir na primeira fase de ataque se não comer a cebola nem as azeitonas e com todos os ingredientes nas outras fases da dieta.
Ingredientes:
- 4 peitos de frango
- 2 limões
- 1 cebola vermelha
- 2 dentes de alho
- 3 fatias de bacon
- 2 c. sopa de azeitonas pretas descaroçadas
- alecrim q.b.
- 1 c. sopa de azeite
- 1/4 copo vinho branco
- sal e pimenta q.b.
Preparação:
Ligar o forno a 200.º C. Corte um peito de frango em três filetes. Coloque os outros peitos de frango previamente arranjados (retirar gorduras) numa travessa de ir ao forno. Tempere-os com sal, pimenta e coloque por cima de cada um a fatia de bacon e o filete de frango cortado. Tempere, novamente com sal, pimenta e o alho em rodelas ou picadinho. Corte os limões e as azeitonas em fatias e as cebolas em quartos e disponha tudo por cima dos peitos de frango. Regue com a conher de azeite e o vinho branco e polvilhe com alecrim.
Leve ao forno, durante cerca de 20 minutos, vá regando com o molho que se forma no fundo do prato.
Sirva quente com salada de frutas e arroz branco frito.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
170 - Pudim de leite condensado
Gosto de cozinhar, mas sou adepta do fácil e rápido e a receita que publico hoje reúne ambos os adjetivos, além de ser muito doce.
Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida da lata de leite de vaca
- pistácios para decorar
- caramelo de compra
Preparação:
Num recipiente misture bem os ovos, o leite condensado e o leite. Forre uma forma de pudim com bastante caramelo e verta o preparado na forma e leve ao forno em banho-maria a 180.ºC, durante 50 minutos. Após esfriar desenforme. Deixe escorrer o caramelo que está na forma sobre o pudim e decore com os pistácios.
domingo, 20 de abril de 2014
169 - Bolo de Iogurte (Livro Pantagruel)
Em minha casa faço muitas vezes bolos de iogurte e até já postei aqui e aqui versões da minha receita, mas desta vez publico a receita que consta no livro Pantagruel.
Na receita original solicita 1/2 c. de chá de Cremor Tártaro (bitartarato de potássio que se comprava nas farmácias) que era o amparo das cozinheiras de antigamente para estabilizar as claras e aumentar o volume mais rapidamente, mas agora temos as nossas batedeiras elétricas que facilitam o trabalho e podemos sempre acrescentar 1 colher de sumo de limão ou vinagre e uma pedras de sal, por isso excluí este ingrediente.
Receita n.º 3698 Bolo de Iogurte
Ingredientes:
- 1 iogurte
- 3 medidas do iogurte de açúcar
- 4 medidas do iogurte mal cheias de farinha
- 1 medida do iogurte de óleo
- 5 ovos
- 1 c. de chá de fermento em pó
- 1 pitada de baunilha em pó
Preparação:
Bate-se o açúcar com o iogurte e, sem parar de bater, juntam-se primeiro as gemas, uma a uma, depois o óleo e por fim a baunilha e a farinha peneirada com o fermento. Envolve-se nas claras batidas em castelo muito firme, sem tornar a bater. Coze-se em forma bem untada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




