segunda-feira, 24 de março de 2014

166 - Lasanha à Bolonhesa

Com o tempo a arrefecer novamente só apetece comida quentinha a sair do forno. Assim surgiu a Lasanha à Bolonhesa na minha mesa. É uma versão minha, pois é diferente da verdadeira Lasanha à Bolonhesa, eu retiro a cenoura e outros vegetais que só me faziam bem mas que não sou adepta do sabor. Esta é a maravilha de cozinhar em casa, podemos alterar as receitas a nosso bel-prazer e apenas consumir o que gostamos.
Não quer dizer que não comemos legumes cá em casa, comemos, mas preferimos em sopas ou crus em saladas. O que foi exatamente o que aconteceu com esta receita não coloquei a cenoura na confeção da carne, mas servi a Lasanha com uma boa salada de alface iceberg e muita cenoura crua ralada.

Uma particularidade engraçada que tenho verificado nas várias receitas de lasanha que vejo, é com que camada começar a lasanha, há quem comece com uma camada de carne, de manteiga, de azeite, de massa,..., eu sou do grupo que começa às camadas com molho ou de natas ou bechámel conforme o molho que utilizo na receita e logo de seguida coloco a massa, depois mais molho, a carne, o queijo ralado e volto à massa e sempre assim consecutivamente até por fim colocar o molho e muito queijo ralado. 

O queijo que prefiro para esta receita é queijo mozzarella, mas já fiz com flamengo e também gostei.

Nesta receita acrescentei o cubo Knorr para bifes, mas normalmente não o faço e fica igualmente bom. Com o acréscimo do cubo Knorr diminui a quantidade de sal e pimenta.

Esta receita é super simples e rápida o que a torna uma vencedora para cozinhar ao fim do dia depois de uma jornada de trabalho, o motivo é massa de lasanha prontas a ir ao forno sem pré cozedura. Já existe de várias marcas, até mesmo da marca do supermercado. Eu sempre compro com ovo.


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Lasanha à Bolonhesa
Preguiça na Cozinha

Ingredientes:
  • 1 lata de cogumelos escorridos
  • 400 g carne picada de bovino
  • 1/2 cebola
  • 1 de dente de alho
  • 1 colher de azeite
  • 100 g de bacon
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 cubo Knorr molho para bifes
  • sal e pimenta
  • salsa fresca picada q.b.
  • 400ml de molho de béchamel
  • 150gr queijo ralado mozzarella
  • folhas de lasanha com ovo

Preparação:

(Carne)

Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve a estrugir com o azeite. Quando a cebola estiver translucida acrescente o bacon e os cogumelos também picados e a carne, deixe alourar. 
Adicione a polpa de tomate diluída no vinho branco, a salsa picada e o caldo de carne desfeito.
Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos e retifique temperos. 

(Confeção da Lasanha)

Verta num tabuleiro 1 ou duas colheres de béchamel, cubra com folhas de pasta de lasanha e regue com mais um pouco de béchamel, acrescente generosamente a carne e cubra com uma colher de sopa de queijo ralado, repita a operação a partir da massa de lasanha até esgotar a carne e termine com uma camada de massa de lasanha, regada generosamente com béchamel e polvilhada com o resto do queijo ralado. Leve a gratinar ao forno durante cerca de 20 minutos. 
Convém estar atento ao forno para não queimar a superfície, se necessitar cubra com uma folha de alumínio o topo e deixe terminar o tempo. 


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

sexta-feira, 14 de março de 2014

165 - Costeletas à Salsicheiro

Em minha casa não pode faltar costeletas, é a carne de desenrasque para o meu marido quando não estou em casa ou quando é ele que tem que cozinhar.

Então com a arca cheia de costeletas e sem vontade de as comer simplesmente grelhadas fui questionando o que devia fazer com elas. Por coincidência a ementa diária no café ao lado do meu trabalho era Costeletas à Salsicheiro. Não tive que pensar mais, a receita é bem simples, tinha todos os ingredientes em casa e ia aproveitar umas salsichas de aves que estava no frigorífico.

Faço sempre com pouco molho, mas se preferirem acrescentem mais vinho.

Ingredientes:
  • 2 costeletas do cachaço
  • azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola pequena
  • salsichas de aves
  • 1 lata de cogumelos (pequena)
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 60 ml de vinho branco
  • sal fino e pimenta a gosto

Preparação:

Na frigideira coloca-se um fio de azeite, o alho cortado em rodelinhas e a cebola cortada em meias lua, quando a cebola estiver translucida, acrescenta-se e envolve-se os cogumelos.
Acrescentar o vinho, a polpa de tomate, temperar com sal e pimenta e colocar as costeletas a refogar dos dois lados. Acrescentar agora as salsichas cortadas às rodelas, mexe-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar uns minutos. 
Retificar os temperos e servir quente.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

quinta-feira, 13 de março de 2014

164 - Compota de Morango

Com este tempo lindo, na minha hora de almoço saio para passear um pouquinho. Às quarta-feiras, perto do meu local de trabalho fazem uma feirinha e quando preciso vou comprar os frescos, que são mais baratinhos do que nos hipermercados.

Numa dessas vezes vi uns morangos a bom preço e comprei com intuito de fazer compota, segue a foto e a receita. Gosto de sentir os morangos na compota por isso não passo a varinha mágica para triturar, mas quem gostar mais liquido deve-o fazer.

Ingredientes:
  • 1Kg de morangos
  • 800g de açúcar branco
  • 1 limão (sumo e cascas grossas)
  • 1 pau de canela
Preparação:

Lave os morangos, retire o talo e as folhas e corte-os aos bocados para a panela que vai fazer a compota, acrescente o açúcar, o sumo e as cascas do limão, o pau de canela e deixe o preparado a repousar por uma hora.

Leve então ao lume médio a cozer, durante cerca de uma hora, mexendo de vez em quando e esmagando alguns morangos.

O tempo de cozedura depende do fogão e da temperatura deste, mas é possível ver a consistência colocando uma colher de compota num prato frio, atravessamos com uma colher de pau, se a compota ficar dividida está pronta.

Retire as cascas de limão e o pau de canela.

Por fim, ainda quente, coloca-se, com ajuda do funil das compotas, nos frascos previamente esterilizados (lavados, fervidos e secos) e feche bem com a ajuda de um pano, por fim vire os frascos, dentro de uma bacia de água morna, durante 24 horas para que estes façam vácuo, permanecendo assim conservadas por mais tempo.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

quarta-feira, 12 de março de 2014

163 - Bolachas com pepitas de chocolate

Bom dia,

Quase 10 meses depois cá estou eu. 

Primeiro quero agradecer as mensagens que recebi de preocupação, não aconteceu nada de grave, apenas não senti inspiração para escrever no blog, e sem inspiração escrever torna-se obrigação e não é por obrigação que escrevo aqui.

Sem explicação, de repente fiquei sem vontade de estar na minha cozinha e assim, durante este tempo, limitei-me ao básico e aos docinhos de compra.

O pior é que quando deixamos de despender tempo para fazer alguma tarefa logo outra vem ocupar o mesmo tempo, no meu caso o tempo da cozinha foi suplantado pelo tempo no sofá à frente da tv ou com tablet, o que não foi muito benéfico para mim.

Agora com a chegada do sol a vontade de estar na minha cozinha voltou e assim voltaram as receitas para partilhar convosco.

Hoje partilho a receita de Bolachas com pepitas de chocolate, super fáceis de fazer e muito deliciosas.

Baseado na receita publicada na revista Maria.

Ingredientes:

  • 250g de farinha
  • 125g de açúcar
  • 75g de manteiga
  • 1 ovo
  • raspa e sumo de um limão (utilizei raspas de compra e aroma de limão)
  • 75g de chocolate negro
  • 75g de chocolate de culinária
  • 75g de lascas de chocolate de leite
  • manteiga e farinha q.b. para untar e enfarinhar ou tapete de silicone


Preparação:


Ligue o forno a 190º C. Unte um tabuleiro com a manteiga e polvilhe com farinha. Misture, com o auxílio de uma batedeira, a farinha com o açúcar, junte a manteiga derretida levemente no microondas, o ovo e a raspa de limão. 
Amasse bem e adicione depois o sumo de metade do limão. Triture o chocolate de culinária e o negro em pequenos pedaços e junte a massa.
Amasse manualmente e forme uma bola, junte os pedaços de lascas de chocolate e forme um rolo com a massa. Embrulhe em papel celofane e leve ao congelador por 30 minutos. 
Passado esse tempo retire o papel celofane e corte a massa em pequenas rodelas, disponha no tabuleiro e leve os biscoitos ao forno por oito a nove minutos. 
Deixe arrefecer antes de retirá-los do tabuleiro. 

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Checklist de junho 2013

Este é o meu mês de férias. No meu emprego e no do meu marido é muito difícil tirar férias no mês de agosto e como este ano o mês de julho já tinha sido selecionado, escolhi o de junho. Só espero é que esteja melhor tempo…

Segue o meu checklist para o mês de junho, com muito poucos afazeres, pois férias são férias…  
  1. Verificar a checklist do mês anterior, se não conclui algum dos itens e ainda estou a tempo, concluo de imediato.
  2. Efetuar o controlo de despesas do mês e verificar o controlo do mês passado.
  3. Organizar 4 receitas e 2 dicas para o blog.
  4. Verificar data de aniversariantes do mês.
  5. Fazer 1 hora exercício, pelo menos 3x por semana
  6. Como não estou a perder peso, quero fazer um mapa de registo das minhas refeições. Assim vou tentar descobrir porque não tenho emagrecido.
  7. Ler pelo menos um livro.
  8. Visitar pelo menos 5 blogs que me seguem, por semana.
  9. Preparar um jantar especial para amigos.
  10. Agendar uma consulta ao dentista para mim e para o meu marido.
  11. Não comer chocolate todo o mês (inclui achocolatados)
  12. Guardar as restantes roupas de inverno que ainda tenho a uso (se o tempo ajudar…)
  13. Ir de férias descansadinha.

Bem simples...

terça-feira, 21 de maio de 2013

162 - Bolo de Kiwi

Como já devem ter percebido pela minha etiquetagem de receitas, cá por casa somos uns bolos-ó-dependentes. 
Gosto de os fazer simples, pois assim o meu marido pode levar na lancheira para o trabalho dentro de um saco, sem se preocupar com recheios ou coberturas.
Com kiwis em casa, decidi procurar uma receita com este fruto e assim encontrei esta receita  que reunia a simplicidade e o sabor.
De certeza que deve ser maravilhoso, mas efetuei uma pequena alteração, acrescentei à massa uma colher de sopa cheia de kiwi cortado, que esmagou ao bater os ingredientes. Não sei se fez diferença, mas estava muito saboroso.

Bolo de Kiwi

Ingredientes:
  • 125 de margarina (derretida)
  • 175g de açúcar branco
  • 3 ovos
  • 2 Kiwis médios
  • 175g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação:

Ligue o forno a 170.º C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de buraco de 20 cm e reserve. Descasque os kiwis e corte-os em pequenos pedaços. Na batedeira, misture a margarina o açúcar e os ovos e bata até ficar um creme homogéneo. Misture a farinha com o fermento e vá acrescentando à massa doseadamente com uma colher de sopa. Junte uma colher de sopa bem cheia de kiwis cortados. 
Verta metade da massa na forma e cubra com os kiwis, agora, revista os Kiwis com a restante massa.
Leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Vá verificando e faça o teste do palito.

 
Bolo de Kiwi
Preguiça na Cozinha

quarta-feira, 15 de maio de 2013

161 - Tarte gelada

Á uns dias, em minha casa, eu e o meu marido estávamos a recordar as refeições deliciosas que a minha sogra fazia antigamente. A minha sogra sempre foi muito curiosa na cozinha e tinha realmente muito jeito, provavelmente ainda tem, mas como com a idade já não pode comer de tudo, já não faz e nem se lembra como se fazia várias receitas antigas.

Fico sempre triste porque gosto de agradar o meu marido e não há como agradar mais do que fazer as receitas da infância.

Assim, na nossa conversa surgiu a lembrança desta tarte gelada que a minha sogra fazia para os fins de semana. Uma das vezes que comi questionei e fiquei maravilhada com a simplicidade e assim não me esqueci de como se fazia.

Esta não foi a primeira vez que fiz para o meu marido e decerto não será a última vez. É possível variar as camadas e acrescentar sabor às natas, como morangos ralados ou café, mas como esta receita foi como a provei a primeira vez, não fiz muitas alterações. 

Bem, só uma - acrescentei a camada de chocolate raspado.

Não me consegui decidir pela foto que faria mais justiça ao gelado e assim decidi-me por todas.


Ingredientes:
  • 2 pacotes de natas frescas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 mousse instantânea de compra
  • coco ralado q.b.
  • raspas de chocolate q.b.
  • bolachas maria partidas grosseiramente q.b.




Preparação:
Bata as natas até engrossar levemente, junte o leite condensado e misture.
Faça a mousse conforme instruções do pacote.
Num refratário verta as natas e, por cima, polvilhe com bastante coco ralado e raspas de chocolate. Acrescente a mousse e, por cima, polvilhe as bolachas maria.
Leve ao congelador de um dia para o outro e está pronto a servir.