Com este tempo lindo, na minha hora de almoço saio para passear um pouquinho. Às quarta-feiras, perto do meu local de trabalho fazem uma feirinha e quando preciso vou comprar os frescos, que são mais baratinhos do que nos hipermercados.
Numa dessas vezes vi uns morangos a bom preço e comprei com intuito de fazer compota, segue a foto e a receita. Gosto de sentir os morangos na compota por isso não passo a varinha mágica para triturar, mas quem gostar mais liquido deve-o fazer.
Ingredientes:
- 1Kg de morangos
- 800g de açúcar branco
- 1 limão (sumo e cascas grossas)
- 1 pau de canela
Preparação:
Lave os morangos, retire o talo e as folhas e corte-os aos bocados para a panela que vai fazer a compota, acrescente o açúcar, o sumo e as cascas do limão, o pau de canela e deixe o preparado a repousar por uma hora.
Leve então ao lume médio a cozer, durante cerca de uma hora, mexendo de vez em quando e esmagando alguns morangos.
O tempo de cozedura depende do fogão e da temperatura deste, mas é possível ver a consistência colocando uma colher de compota num prato frio, atravessamos com uma colher de pau, se a compota ficar dividida está pronta.
Retire as cascas de limão e o pau de canela.
Por fim, ainda quente, coloca-se, com ajuda do funil das compotas, nos frascos previamente esterilizados (lavados, fervidos e secos) e feche bem com a ajuda de um pano, por fim vire os frascos, dentro de uma bacia de água morna, durante 24 horas para que estes façam vácuo, permanecendo assim conservadas por mais tempo.



