segunda-feira, 13 de maio de 2013

160 - Madalenas de Baunilha e Limão

O meu marido ofereceu-me formas de madalenas já à algum tempo, mas todas as receitas que eu fazia ficavam saborosas mas sem pretensão nenhuma de serem modelos fotográficos. Recebi mais formas da minha irmã Bela e decidi não seguir nenhuma receita em especial mas fazer uma união de algumas receitas que tinha pesquisado e já experimentado. O resultado foi surpreendente, uma madalenas fofas, saborosas e modelitos fotográficos.  
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 chávena de açúcar
  • 2 chávenas de farinha
  • 1/2 chávena de manteiga derretida
  • 1 c. (de chá) de fermento em pó
  • 1 c. (de chá) de extrato de baunilha
  • 1 c. (de chá) de raspas de limão
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190.º C.
Junte os ovos, o extrato de baunilha e as raspas de limão e bata bem. Adicione, aos poucos o açúcar até obter um creme homogéneo. Peneire a farinha com o fermento e vá acrescentando aos ovos a pouco e pouco. Por fim adicione a manteiga e envolva suavemente.
Distribua a massa pelas forminhas e leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até dourar.


domingo, 12 de maio de 2013

159 - Bolo Bernouville

Mais uma receita do Livro de Pantagruel.
Realmente este livro é mesmo uma bíblia da nossa culinária, tem tantas receitas que fico sempre horas a desfolhar até encontrar uma receita. Não é que não me agradem, pelo contrário, são tantas as que me agradam que tenho dificuldade em só escolher uma.
Escolhi esta por ter aroma de flor de laranjeira em casa. Alterei o glace vidrada da receita original e derreti para a cobertura umas bolachas de chocolate e muesli que tinha no congelador.
Receita 3609
Ingredientes:
  • 250gr de açúcar
  • 250 gr de farinha
  • 125g de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de aroma de flor de laranjeira (pq é muito forte só coloquei uma colher)
Preparação:
Batem-se primeiro as gemas com o açúcar, depois com a manteiga amolecida, a água de flor de laranja e a farinha peneirada com o fermento, até fazer bolhas. Ligam-se-lhes as claras em castelo, levemente, sem bater. Coze-se em forma untada e, depois de frio, cobre-se com as  bolachas derretidas.
Forma com 24cm de diâmetro e 10cm de altura.

sábado, 11 de maio de 2013

158 - Muffin Dukan

Aqui fica mais uma receita da dieta Dukan.
Não estou a conseguir seguir certinho, como devia para emagrecer, mas mesmo assim, às vezes faço as receitas, porque realmente gosto do sabor.
Desta vez segui a receita que está no livro La Pâtisserie Dukan, que me foi dado pela namorada do meu cunhado. Também me deu vários produtos Dukan, como o aroma de baunilha.
Tem receitas extraordinárias, para todas as fases da dieta.
Esta receita que fiz é para a segunda fase da dieta, ou seja PP-PL.
No livro informa que à mesma receita podem ser dados outros sabores à escolha: raspa de um limão, 1 colher de café de canela, 1 colher de sopa de café, 4 colheres de café de cacau magro, 1 colher de sopa de aroma de pistácio, aroma de laranja,...

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 12 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 4 colheres de sopa de queijo branco c/ 0% MG
  • 1 colher de sopa de hermesetas liquida
  • 1/2 pacotinho de levedura
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180.º C.
Separe as gemas das claras, dos 4 ovos.
Bata as claras em castelo.
Misture os restantes ingredientes: junte as gemas, o farelo de aveia,  o queijo branco, o adoçante e a levedura. Depois incorpore as claras batidas.
Por fim acrescente o aroma.
Verta em formas de silicone e leve ao forno a 180.º C, de 20 a 30 minutos.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

157 - Bolo Ensopadinho de Ananás

Esta receita pedi à minha irmã mais velha. Nas festas na casa da minha mãe ou da minha irmã este bolo vai sempre aparecendo, se não for a minha irmã a fazer é a sogra dela. Mesmo quando estou em dieta não consigo resistir a uma fatia, o sabor é delicioso. Lembra-me uma receita de bolo de ananás que a minha sogra fazia quando comecei a frequentar a casa, parecia um pudim de ananás a boiar no caramelo. Infelizmente perdeu a receita e não decorou os ingredientes.
Assim com uma lata de ananás aberta no frigorifico, decidi fazer o bolinho e para recordar o bolo da minha sogra, encharquei com caramelo.
Como a lata de ananás que tinha no frigorífico estava a meio, decidi abrir outra e acrescentar mais uma fatia de ananás à cobertura, por isso ficou bem húmido e com polpa de ananás. Pode não ter ficado muito lido, mas ficou muiiiiito saboroso.

Ficou uma delícia.

Ingredientes:
  • 1 lata de ananás
  • 250g de açúcar
  • 250 de farinha
  • 250gr de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 saco de açúcar baunilhado
  • 4 ovos separados
  • caramelo liquido de compra q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 170.ºC. Escorra o ananás e reserve a calda, forre uma forma com caramelo e o ananás em rodelas, deixando uma rodela de parte. Bata as claras em castelo.
De seguida, bata as gemas com o açúcar e a manteiga previamente derretida no micro-ondas.
Adicione a farinha aos poucos, o fermento em pó e o açúcar baunilhado.
Por fim envolva as claras batidas e um pouco da calda de ananás, envolva delicadamente e verta a massa na forma.
Leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Entretanto, triture a fatia de ananás com a restante calda e acrescente um copo de água, leve ao lume para amornar. Quando o bolo sair do forno, tira-se da forma e rega-se todo com a calda.

 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Olá, novamente.

Olá amigos e amigas, estive um mês sem vir ao blog. Fiz uma pausa um pouco forçada para descansar e dar prioridade a outros aspetos que também amo na minha vida.

Comecei o mês com alguns percalços - o disco externo com todas as fotos e receitas que faço e que guardo avariou e não tenho como recuperar a maioria. Fiquei triste mas acabei por comprar outro e recomeçar de novo.

Depois apareceu uma nervite no peito que me levou ao hospital e resultou em três dias de férias longe de tudo o que é eletrónico e que se liga à eletricidade, incluindo o fogão. 

Assim, já a meio do mês, decidi não ir ao blog e aproveitar esse tempo para recuperar da nervite, recuperar alguns dados que tinha no disco e se encontravam espalhados pelos computadores da casa e passear com o meu marido.

Foi um mês de descanso e muito passeio, agora é tempo de me organizar.

Recebi alguns e-mails de blogueiras preocupadas e fico contente que se tenham lembrado de mim, estou de volta para vos acompanhar. Eu e a nervite que ainda está por cá a atormentar.

Também deram por falta a check list do mês de abril, quando postar a de maio, postarei a de abril.

Beijinhos para todos que me enviaram as mensagens e um muito obrigado.

sexta-feira, 29 de março de 2013

156 - Donuts em 15 minutos


Os olhos também comem e foi exatamente este movimento que me fez guardar a receita durante meses até arranjar buttermilk (leitelho). A tradução mais parecida de donuts é filhós e realmente é esse o sabor que sobressai destes donuts. 
Desapareceram num ápice e isto diz tudo da delícia que são.
Numa próxima - sim porque vai haver uma próxima - trocarei a finalização de canela e açúcar por açúcar em calda. 
Usei um copo medidor para medir as chávenas (cup) e cada chávena tem 250ml, caso necessitem das gramas avisem que pesarei os ingredientes.

Receita original

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

Ingredientes:

  • 1 1/4 chávena de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal de mesa
  • 1/4 chávena de leite
  • 1/4 chávena de buttermilk (leitelho)
  • 1/4 chávena de açúcar granulado
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • Óleo vegetal, para fritar
  • Canela, açúcar granulado ou açúcar em pó, para o revestimento

Preparação:


Pré-aqueça o óleo em fogo médio. Em uma tigela pequena, misture a farinha, o fermento e o sal. Em uma tigela média, misture a manteiga derretida, o leite, o buttermilk e açúcar. Usando um garfo misture os ingredientes secos nos líquidos e misture apenas até combinar (misturar o suficiente apenas para incorporar os ingredientes).
Uma vez que o óleo atingiu 350 graus, medir 1/2 colher de sopa de massa e usando as mãos rolar suavemente em uma bola (rolar suavemente para mantê-los macios, como se fosse  algo realmente frágil). Delicadamente, coloque a bola de massa em óleo e frite até dourar por baixo, em seguida, virar e cozinhar o verso até dourar. Remova cuidadosamente com pinças de metal ou um garfo e escorra em um prato forrado de papel de cozinha. Rolar em açúcar com canela. Repita esse processo com a massa restante.

Nota: estes donuts são melhores no dia em que são feitos.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

terça-feira, 26 de março de 2013

155 - Pão de alho Dukan

Fase: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização


Mais uma receita para todas as fases da dieta.
Fiz oito porções para poder comer 2 por dia.
Não se podem esquecer das quantidades de farelo por fase da dieta:

Ataque: 1 colher e meia de sopa
Cruzeiro: 2 colheres de sopa

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó
  • 6 colheres de sopa de leite magro
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 3 dentes de alho ou 1 colher de sobremesa de alho em pó
  • Cabo da colher de sal grosso


Preparação:

Misturar todos os ingredientes. Colocar 2 colheres de sopa da massa em formas de silicone e levar ao forno, a 180 graus, durante 20 minutos.