Como já testei uma dezena de receitas diferentes de croissants brioche e
não gostei de nenhuma (culpa minha, que não entendo muito bem os ingredientes),
fiquei em dúvida se devia ou não experimentar. Mas depois de ver as fotos,
fiquei convencida, fiz algumas perguntas nos comentários e como a resposta foi
positiva, guardei a receita para testar.
No primeiro fim-de-semana, não resisti experimentei a receita na máquina
de fazer pão e não me arrependi nada. Ficaram excelentes e docinhos e fofinhos
como gosto.
Por falta de tempo ainda não tinha publicado, mas realmente têm que
testar estes, são muito bons. Já os fiz duas vezes.
Transcrevi a cópia da receita a fazer na máquina de fazer pão, mas se
forem ao blog da Coco & Baunilha tem outros métodos diferentes de fazer
os mesmos croissants.
Croissants (brioche)
250g de farinha T55
1/2 c. (chá) de sal
1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
125g de açúcar
1 ovo
180ml de leite morno
75g de manteiga, à temperatura ambiente
15g de fermento
1 gema de ovo p/ pincelar
Máquina de fazer pão: Colocar na cuba, o leite morno com o
fermento desfeito, ovo batido, os açúcares. Espalhar a farinha e o sal por
cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar a
manteiga aos bocados e deixar amassar até ao final do programa. Deixar levedar
2 h dentro da cuba.
Colocar a massa na bancada, amassar um pouco de forma a retirar-lhe o ar,
estender um retângulo grande. Com um cortador de pizza, cortar em triângulos.
Enrolar cada triângulo, partindo da base e colocar num tabuleiro forrado com
papel vegetal. Deixar levedar novamente 40 min. Pincelar com gema de ovo. Levar
ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 15 a 20 min. ou até ficarem dourados.


