quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

146 - Croissants (Brioche)

No início do ano, ao fazer as visitas aos blogs que sigo deparei-me com esta receita de Croissants Brioche.

Como já testei uma dezena de receitas diferentes de croissants brioche e não gostei de nenhuma (culpa minha, que não entendo muito bem os ingredientes), fiquei em dúvida se devia ou não experimentar. Mas depois de ver as fotos, fiquei convencida, fiz algumas perguntas nos comentários e como a resposta foi positiva, guardei a receita para testar.

No primeiro fim-de-semana, não resisti experimentei a receita na máquina de fazer pão e não me arrependi nada. Ficaram excelentes e docinhos e fofinhos como gosto.

Por falta de tempo ainda não tinha publicado, mas realmente têm que testar estes, são muito bons. Já os fiz duas vezes.

Transcrevi a cópia da receita a fazer na máquina de fazer pão, mas se forem ao blog da Coco & Baunilha tem outros métodos diferentes de fazer os mesmos croissants.

Receita original de www.cocoebaunilha.com

Croissants (brioche)

250g de farinha T65
250g de farinha T55
1/2 c. (chá) de sal
1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
125g de açúcar
1 ovo
180ml de leite morno
75g de manteiga, à temperatura ambiente
15g de fermento
1 gema de ovo p/ pincelar

Máquina de fazer pão: Colocar na cuba, o leite morno com o fermento desfeito, ovo batido, os açúcares. Espalhar a farinha e o sal por cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar a manteiga aos bocados e deixar amassar até ao final do programa. Deixar levedar 2 h dentro da cuba.
Colocar a massa na bancada, amassar um pouco de forma a retirar-lhe o ar, estender um retângulo grande. Com um cortador de pizza, cortar em triângulos. Enrolar cada triângulo, partindo da base e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar levedar novamente 40 min. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 15 a 20 min. ou até ficarem dourados.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

145 - Salada especial

Quando o tempo aquece gosto muito de comer saladas, mas com este tempo frio a salada é só para acompanhar o prato principal, salvo grandes excepções que é o caso... Não emagreci o único Kg que me propus a emagrecer no mês de janeiro. Para piorar ainda engordei 600 gr, assim voltei às saladas, pois este mês são 2 Kg que tenho que perder - o kg de janeiro e o kg de fevereiro. 
Esta saladinha que trago hoje é das minhas favoritas pois tem imensos ingredientes que gosto e não fico com fome no fim. Prefiro comer a alface sem tempero (estranho eu sei), assim não coloco tempero nenhum mas podem acrescentar ao vosso gosto.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Salada Especial
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- 50 gr de fiambre de peru aos cubos
- 50 gr de queijo flamengo magro aos cubos
- 1/4 abacate aos cubos
- 2 folhas de alface limpas
- 1 tomate chucha fatiado
- 2 tangerinas ou 1 laranja

Preparação:

Ripar a alface com as mãos e juntar todos os ingredientes.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

144 - Fettuccine à Bolonhesa

Existe alguma refeição mais caseira que a massa? Além de ser uma opção muito rápida de se confecionar, ainda acresce o aroma no ar e o quentinho que nos deixa em dias frios como estes.
Esta semana, apostei na bolonhesa para testar uma nova massa - a fettuccine.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Fettuccine à Bolonhesa
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- Massa fettuccine com ovo para dois
- 200gr carne de vaca picada
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 tomate maduro
- 2 colheres de cenoura picada
- 1/4 cebola picada
- 1 dente de alho picado 
- 2 dl vinho branco
- 1 dl de água
- 2 colheres de sopa de azeite
sal q. b.
- folhas de alecrim q.b.
- queijo ralado q.b.

Preparação:

Coza a massa em água, sal e uma colher de azeite. Numa panela faça um estrugido com a cebola, o alho e a colher de azeite. Quando a cebola ficar translucida, acrescentar a carne e deixar fritar um pouco. 
Juntar o vinho a água, a polpa de tomate, a cenoura, o tomate cortado e verter na carne. Por fim acrescente sal e alecrim a gosto e deixar refogar.
Escorrer a massa fettuccine e acrescentar à carne. Pulverizar com queijo ralado e mexer bem.
Servir com mais queijo ralado por cima (opcional).




sábado, 2 de fevereiro de 2013

Checklist de fevereiro 2013

E o primeiro mês do ano já passou. Como passou rápido e cheio de novidades, boas e más...

Trago mais um checklist, desta vez a de fevereiro de 2013:



1. Verificar a checklist de janeiro, se não conclui algum dos itens e ainda estou a tempo, concluo de imediato.

2. Efetuar o controlo de despesas do mês e verificar o controlo do mês passado.

3. Organizar 10 receitas e 10 dicas para publicar no blog.

4. Verificar data de aniversariantes do mês.

5. Ir ao ginásio ou fazer ginástica em casa, no mínimo 10 vezes, este mês.

6. Perder no mínimo mais 1 Kg, se não perdi no mês passado, soma a este valor.

7. Preparar receita especial para o carnaval, no dia 12 e o dia dos namorados, dia 14.

8. Planear refeições, para ir menos vezes ao supermercado.

9. Limpar com líquidos dos móveis, todos os rodapés em casa (nunca me lembro de o fazer e vocês?)

10. Organizar papelada para entrega do IRS.

11. Planear férias para o fim do mês. (se tudo correr bem - Suiça)

Este é um dos meses mais atarefados no meu trabalho, é certo que até ao dia 15 vou sair todos os dias tarde, por isso não estou a exigir muito na minha lista.

E vocês, já aderiram à lista?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Selo Literário

Gosto de receber estes selinhos. Para mim, são como gestos de carinho de amigos que se lembraram de mim no momento da distribuição dos selinhos.

Este recebi da querida LiBelinha do magnifico blog Emoção às Colheradas.

Vamos passar ao selo:


As regras:

- Citar o nome e o link de quem o indicou:

Emoção às Colheradas

Link da publicação


- Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012:

Trilogia da Magia de Nora Roberts (Dançando no ar, Entre o Céu e a Terra e Enfrentando o Fogo)

O Diabo Veste Prada de Lauren Weisberger

3096 dias de Natascha Kampusch


- Indicar no mínimo três livros que desejaria ler em 2013:

Trilogia de E L James (50 Sombras de Grey, 50 Tons mais escuros e 50 Tons de Liberdade)

Chocolate de Joanne Harris

Jogos Vorazes de Suzanne Collins (vi o filme estou curiosa com o livro)

- Oferecer este selo a dez pessoas:

complicou...

Como demorei dias a publicar, todo o mundo recebeu o selo, então fica aqui a quem o quiser receber. Se me enviarem um mail acrescento aqui o Vosso nome e link para o blog.

Resumo das regras:
Citar o nome e o link de quem o indicou
Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012
Indicar no minímo três livros que desejaria ler em 2013
Oferecer este selo a dez pessoas
Nota:Não há limite de livros para serem indicados.

Novidades

Tenho novidades para vocês.

Tenho duas irmãs que partilham o mesmo gosto de cozinhar que eu.

Como nós as três temos blogs pessoais, decidimos criar um blog onde coletamos todas as receitas que fazemos e atividades em família.

A partir desta ideia nasceu hoje o blog:

http://nacozinhadastresirmas.blogspot.pt/

Espero vos encontrar por lá.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

143 - Bolo de uma tarde de Verão (em pleno inverno)

Com esta chuva e vento, só apetece estar em casa à frente da lareira, com um cheirinho a bolo no ar.
No sábado, o dia mais ventoso, tinha visitas para jantar e quis fazer um bolinho para a sobremesa. Fui à minha mini-mini-biblioteca e peguei no livro Cozinha Rápida & Económica da Reader's Digest, um achado que encontrei na Feira do Velho.
O bolinho escolhido foi Bolo de uma tarde de Verão, uma afronta para o dia lá fora. Segui a receita à risca e no fim recheei e cobri com ovos moles, canela e amêndoa que sobrou do creme de amêndoa que fiz também para a sobremesa. Uma maravilha.



Ingredientes para o bolo:
  • 175gr de farinha peneirada
  • 100gr de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal de mesa
  • 1,75dl de leite magro
  • 100gr de manteiga cortada em bocadinhos
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha


Preparação:

Ligue o forno a 180.C. Unte e forre uma forma de 20 cm de lado. Deite numa tigela a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o sal, o leite, a manteiga, o ovo e a essência de baunilha. Com uma batedeira eléctrica a velocidade media, bata todos os ingredientes durante 3 minutos.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos. Deixe arrefecer na forma, sobre uma rede, durante 10 minutos. Em seguida, desenforme o bolo para a rede e deixe-o arrefecer completamente.
Por fim, cortei o bolo ao meio e recheei. Por cima cobri com mais creme de amêndoa e polvilhei com amêndoas picadas.



Ingredientes para o creme de amêndoas e canela:
  • 8 gemas
  • 8 colheres de sopa de agua
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 50gr de amêndoas
  • 1 colher de café de canela


Preparação:

Coloque num tacho a agua e o açúcar, leve ao lume durante 2 minutos. Tire o tacho do lume e junte as gemas batidas. Volte ao fogo até engrossar, retire e bata com o batedor de arame.
Pique grosseiramente as amêndoas e junte aos ovos moles junto com a canela.


Com uma fatia do bolo, servi um copo de shot com doce de amêndoa.