domingo, 3 de fevereiro de 2013

144 - Fettuccine à Bolonhesa

Existe alguma refeição mais caseira que a massa? Além de ser uma opção muito rápida de se confecionar, ainda acresce o aroma no ar e o quentinho que nos deixa em dias frios como estes.
Esta semana, apostei na bolonhesa para testar uma nova massa - a fettuccine.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/
Fettuccine à Bolonhesa
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- Massa fettuccine com ovo para dois
- 200gr carne de vaca picada
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 tomate maduro
- 2 colheres de cenoura picada
- 1/4 cebola picada
- 1 dente de alho picado 
- 2 dl vinho branco
- 1 dl de água
- 2 colheres de sopa de azeite
sal q. b.
- folhas de alecrim q.b.
- queijo ralado q.b.

Preparação:

Coza a massa em água, sal e uma colher de azeite. Numa panela faça um estrugido com a cebola, o alho e a colher de azeite. Quando a cebola ficar translucida, acrescentar a carne e deixar fritar um pouco. 
Juntar o vinho a água, a polpa de tomate, a cenoura, o tomate cortado e verter na carne. Por fim acrescente sal e alecrim a gosto e deixar refogar.
Escorrer a massa fettuccine e acrescentar à carne. Pulverizar com queijo ralado e mexer bem.
Servir com mais queijo ralado por cima (opcional).




sábado, 2 de fevereiro de 2013

Checklist de fevereiro 2013

E o primeiro mês do ano já passou. Como passou rápido e cheio de novidades, boas e más...

Trago mais um checklist, desta vez a de fevereiro de 2013:



1. Verificar a checklist de janeiro, se não conclui algum dos itens e ainda estou a tempo, concluo de imediato.

2. Efetuar o controlo de despesas do mês e verificar o controlo do mês passado.

3. Organizar 10 receitas e 10 dicas para publicar no blog.

4. Verificar data de aniversariantes do mês.

5. Ir ao ginásio ou fazer ginástica em casa, no mínimo 10 vezes, este mês.

6. Perder no mínimo mais 1 Kg, se não perdi no mês passado, soma a este valor.

7. Preparar receita especial para o carnaval, no dia 12 e o dia dos namorados, dia 14.

8. Planear refeições, para ir menos vezes ao supermercado.

9. Limpar com líquidos dos móveis, todos os rodapés em casa (nunca me lembro de o fazer e vocês?)

10. Organizar papelada para entrega do IRS.

11. Planear férias para o fim do mês. (se tudo correr bem - Suiça)

Este é um dos meses mais atarefados no meu trabalho, é certo que até ao dia 15 vou sair todos os dias tarde, por isso não estou a exigir muito na minha lista.

E vocês, já aderiram à lista?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Selo Literário

Gosto de receber estes selinhos. Para mim, são como gestos de carinho de amigos que se lembraram de mim no momento da distribuição dos selinhos.

Este recebi da querida LiBelinha do magnifico blog Emoção às Colheradas.

Vamos passar ao selo:


As regras:

- Citar o nome e o link de quem o indicou:

Emoção às Colheradas

Link da publicação


- Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012:

Trilogia da Magia de Nora Roberts (Dançando no ar, Entre o Céu e a Terra e Enfrentando o Fogo)

O Diabo Veste Prada de Lauren Weisberger

3096 dias de Natascha Kampusch


- Indicar no mínimo três livros que desejaria ler em 2013:

Trilogia de E L James (50 Sombras de Grey, 50 Tons mais escuros e 50 Tons de Liberdade)

Chocolate de Joanne Harris

Jogos Vorazes de Suzanne Collins (vi o filme estou curiosa com o livro)

- Oferecer este selo a dez pessoas:

complicou...

Como demorei dias a publicar, todo o mundo recebeu o selo, então fica aqui a quem o quiser receber. Se me enviarem um mail acrescento aqui o Vosso nome e link para o blog.

Resumo das regras:
Citar o nome e o link de quem o indicou
Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012
Indicar no minímo três livros que desejaria ler em 2013
Oferecer este selo a dez pessoas
Nota:Não há limite de livros para serem indicados.

Novidades

Tenho novidades para vocês.

Tenho duas irmãs que partilham o mesmo gosto de cozinhar que eu.

Como nós as três temos blogs pessoais, decidimos criar um blog onde coletamos todas as receitas que fazemos e atividades em família.

A partir desta ideia nasceu hoje o blog:

http://nacozinhadastresirmas.blogspot.pt/

Espero vos encontrar por lá.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

143 - Bolo de uma tarde de Verão (em pleno inverno)

Com esta chuva e vento, só apetece estar em casa à frente da lareira, com um cheirinho a bolo no ar.
No sábado, o dia mais ventoso, tinha visitas para jantar e quis fazer um bolinho para a sobremesa. Fui à minha mini-mini-biblioteca e peguei no livro Cozinha Rápida & Económica da Reader's Digest, um achado que encontrei na Feira do Velho.
O bolinho escolhido foi Bolo de uma tarde de Verão, uma afronta para o dia lá fora. Segui a receita à risca e no fim recheei e cobri com ovos moles, canela e amêndoa que sobrou do creme de amêndoa que fiz também para a sobremesa. Uma maravilha.



Ingredientes para o bolo:
  • 175gr de farinha peneirada
  • 100gr de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal de mesa
  • 1,75dl de leite magro
  • 100gr de manteiga cortada em bocadinhos
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha


Preparação:

Ligue o forno a 180.C. Unte e forre uma forma de 20 cm de lado. Deite numa tigela a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o sal, o leite, a manteiga, o ovo e a essência de baunilha. Com uma batedeira eléctrica a velocidade media, bata todos os ingredientes durante 3 minutos.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos. Deixe arrefecer na forma, sobre uma rede, durante 10 minutos. Em seguida, desenforme o bolo para a rede e deixe-o arrefecer completamente.
Por fim, cortei o bolo ao meio e recheei. Por cima cobri com mais creme de amêndoa e polvilhei com amêndoas picadas.



Ingredientes para o creme de amêndoas e canela:
  • 8 gemas
  • 8 colheres de sopa de agua
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 50gr de amêndoas
  • 1 colher de café de canela


Preparação:

Coloque num tacho a agua e o açúcar, leve ao lume durante 2 minutos. Tire o tacho do lume e junte as gemas batidas. Volte ao fogo até engrossar, retire e bata com o batedor de arame.
Pique grosseiramente as amêndoas e junte aos ovos moles junto com a canela.


Com uma fatia do bolo, servi um copo de shot com doce de amêndoa.






quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 4

Mais algumas, comprovadas:




Limpeza e Organização da casa:
Limpar mofo das paredes/tetos:
Como, normalmente tomo banho à noite, a minha casa de banho (sem janelas) ganha mofo no teto. Tenho exaustor e ligo o desumidificador às vezes (com a tampa da sanita fechada), mas mesmo assim fico com o teto escuro.
Anualmente, por norma no verão, uso esta técnica que resolve o problema (e evita que morra de vergonha quando uma visita pede para ir à casa de banho), não resolve por um ano, mas também tenho solução quando as visitas tocam no assunto, digo em gracejo que estou a tentar fazer plantação de cogumelos.
Precisa de lixívia pura em um borrifador, uma escova, um pano e uma bacia de água. Além de uma mascara, uns óculos e um escadote.
Pulverize a lixívia na zona que contem bolor e esfregue com uma escova até eliminar a mancha, Passe o pano húmido com agua (da bacia) para retirar as sujidades. Repita novamente até desaparecer as manchas por completo.
Tenha atenção e não se feche na divisão que está a limpar, nem faça a limpeza durante muito tempo. Convém usar roupa velha, pois escapam sempre alguns pingos que estragam a roupa.


Cozinha:
Tinha por habito colocar fora as claras quando só precisava das gemas e não tinha nenhuma receita para aquele exacto número de claras. Numa das minhas leituras na net, encontrei, em alguns blogs, uma ideia genial - guardar as claras individualmente em formas de gelo e congelar. Tenho-o feito, mas cubro com plástico aderente para o meu marido não se enganar, até congelar, quando fica sólido tiro e coloco numa saca os cubinhos, bem identificados e com data.
Não tenho noção do tempo, mas eu só deixo até dois meses.
A gema é raro congelar, mas quando me sobra, antes de congelar nos cúbitos bato com açúcar.

Espero que vos seja útil.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

142 - Bolo de Laranja

Este é o bolo de laranja mais sensacional que eu já fiz e comi. É amanteigado, húmido, doce e irresistível. Fiz no sábado e desapareceu no sábado e sim fui eu - cheia de dietas - e o meu marido que comemos sozinhos.

Fiz o bolinho a pensar nos lanches do meu marido para durante a semana, mas depois de comer uma fatia, não consegui parar de cortar mais fatias.

A cobertura foi feita com estas bolachinhas que como eu já tinha escrito, guardei algumas para fazer chocolate quente ou cobrir/rechear bolinhos.

Usei uma forma de 22 cms.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Ingredientes:


  • 250gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 250gr açúcar branco
  • 250 gr farinha com fermento
  • 4 ovos médios
  • 2 colheres de chá de raspas de laranja
  • sumo de uma laranja (a minha deu 90ml)


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170ºC (elétrico). Unte uma forma e enfarinhe. 
Na batedeira junte a manteiga e o açúcar e misture durante 5 minutos ou até ficar homogéneo. Junte os ovos, um a um, sem parar a batedeira, no último ovo junte uma colher cheia de farinha para não coalhar a mistura.
Junte as raspas de laranja e a farinha, por fim lentamente verta o sumo de laranja.
Verta para a forma preparada e leve ao forno durante 45 minutos.
Pode verificar se está assado, se colocar um palito no centro do bolo e este sair limpo.


A cobertura:

- 20 bolachas de nutella sem forno
- leite q.b.

Em banho-maria derreta as bolachas de nutella, conforme a espessura que pretenda da cobertura vá vertendo leite. (Cobertura espessa - pouco leite / Cobertuta liquída - mais leite).

Aguardar que o bolo arrefeça, retirar da forma e verter a cobertura.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/