Gosto de receber estes selinhos. Para mim, são como gestos de carinho de amigos que se lembraram de mim no momento da distribuição dos selinhos.
Este recebi da querida LiBelinha do magnifico blog Emoção às Colheradas.
Vamos passar ao selo:
As regras:
- Citar o nome e o link de quem o indicou:
Emoção às Colheradas
Link da publicação
- Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012:
Trilogia da Magia de Nora Roberts (Dançando no ar, Entre o Céu e a Terra e Enfrentando o Fogo)
O Diabo Veste Prada de Lauren Weisberger
3096 dias de Natascha Kampusch
- Indicar no mínimo três livros que desejaria ler em 2013:
Trilogia de E L James (50 Sombras de Grey, 50 Tons mais escuros e 50 Tons de Liberdade)
Chocolate de Joanne Harris
Jogos Vorazes de Suzanne Collins (vi o filme estou curiosa com o livro)
- Oferecer este selo a dez pessoas:
complicou...
Como demorei dias a publicar, todo o mundo recebeu o selo, então fica aqui a quem o quiser receber. Se me enviarem um mail acrescento aqui o Vosso nome e link para o blog.
Resumo das regras:
Citar o nome e o link de quem o indicou
Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012
Indicar no minímo três livros que desejaria ler em 2013
Oferecer este selo a dez pessoas
Nota:Não há limite de livros para serem indicados.
Etiquetas
Sobremesas - Bolos
Sobremesas - Biscoitos e bolachas
Dietas
Dieta Dukan
Temáticas - Natal
Carnes - Frango
Sobremesas - Bolinhos
Carnes - Porco
Desafios - 12 Cookies for Christmas
Um momento com Galbani
Especiais - Sem Glúten
Massa
Ovos
Peixe - Bacalhau
Queijo e fiambre
Especiais - Sem Lactose
Outros
Saladas
Arroz
Carnes - Enchidos
Lanches
Máquinas - Lady Gourmet
Sobremesa de colher
entradas
Carnes - Vaca
Doces e Compotas
Peixe - Atum
Pão
Dicas_Ideias_Truques
Selinhos
Temáticas - Halloween
Especiais - Vegetariano
O Livro de Pantagruel
Ofertas
Organização
Peixe - Salmão
Sobremesas - Outros
Sobremesas - Tartes
Sopas ou caldos
dieta
pequenos-almoços
Bebidas - Alcoólicas
Especiais - Apto Diabéticos
Especiais - Sem Grão
Monsieur Cuisine
Salgados - Tarte
Temáticas - Dia dos Namorados
Temáticas - Páscoa
batata
receitas famosas
Acompanhamento
Carnes - Coelho
Carnes - Pato
Carnes - Peru
Especiais - Receitas Regionais
Marmitas
Menus
Participação em desafios ou concursos
Peixe - Maruca
Salgados - Omeletes
Salgados - Pizzas
Sobremesas - Pudins
Sobremesas - Tortas
congelar
molhos
Bebidas - Cafés
Bebidas - Chás
Bombons
Carnes - Cabrito
Dia um.. na cozinha
Especiais - Como fazer
Facebook
Legumes
Peixe - Polvo
Peixe - Tamboril
Snack
Sobremesas - Aproveitamentos
Sobremesas - Gelados
Sobremesas - Madalenas
Sobremesas - Regueifas doces|Fogaças
Sobremesas - Semi-frios
Videos
Waffles
Wrap
nutella
salada
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Novidades
Tenho novidades para vocês.
Tenho duas irmãs que partilham o mesmo gosto de cozinhar que eu.
Como nós as três temos blogs pessoais, decidimos criar um blog onde coletamos todas as receitas que fazemos e atividades em família.
A partir desta ideia nasceu hoje o blog:
http://nacozinhadastresirmas.blogspot.pt/
Espero vos encontrar por lá.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
143 - Bolo de uma tarde de Verão (em pleno inverno)
Com esta chuva e vento, só apetece estar em casa à frente da lareira, com um cheirinho a bolo no ar.
No sábado, o dia mais ventoso, tinha visitas para jantar e quis fazer um bolinho para a sobremesa. Fui à minha mini-mini-biblioteca e peguei no livro Cozinha Rápida & Económica da Reader's Digest, um achado que encontrei na Feira do Velho.
O bolinho escolhido foi Bolo de uma tarde de Verão, uma afronta para o dia lá fora. Segui a receita à risca e no fim recheei e cobri com ovos moles, canela e amêndoa que sobrou do creme de amêndoa que fiz também para a sobremesa. Uma maravilha.
Ingredientes para o bolo:
- 175gr de farinha peneirada
- 100gr de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal de mesa
- 1,75dl de leite magro
- 100gr de manteiga cortada em bocadinhos
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Ligue o forno a 180.C. Unte e forre uma forma de 20 cm de lado. Deite numa tigela a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o sal, o leite, a manteiga, o ovo e a essência de baunilha. Com uma batedeira eléctrica a velocidade media, bata todos os ingredientes durante 3 minutos.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos. Deixe arrefecer na forma, sobre uma rede, durante 10 minutos. Em seguida, desenforme o bolo para a rede e deixe-o arrefecer completamente.
Por fim, cortei o bolo ao meio e recheei. Por cima cobri com mais creme de amêndoa e polvilhei com amêndoas picadas.
Ingredientes para o creme de amêndoas e canela:
- 8 gemas
- 8 colheres de sopa de agua
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 50gr de amêndoas
- 1 colher de café de canela
Preparação:
Coloque num tacho a agua e o açúcar, leve ao lume durante 2 minutos. Tire o tacho do lume e junte as gemas batidas. Volte ao fogo até engrossar, retire e bata com o batedor de arame.
Pique grosseiramente as amêndoas e junte aos ovos moles junto com a canela.
Com uma fatia do bolo, servi um copo de shot com doce de amêndoa.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 4
Mais algumas, comprovadas:
Limpeza e Organização da casa:
Limpar mofo das paredes/tetos:
Como, normalmente tomo banho à noite, a minha casa de banho (sem janelas) ganha mofo no teto. Tenho exaustor e ligo o desumidificador às vezes (com a tampa da sanita fechada), mas mesmo assim fico com o teto escuro.
Anualmente, por norma no verão, uso esta técnica que resolve o problema (e evita que morra de vergonha quando uma visita pede para ir à casa de banho), não resolve por um ano, mas também tenho solução quando as visitas tocam no assunto, digo em gracejo que estou a tentar fazer plantação de cogumelos.
Precisa de lixívia pura em um borrifador, uma escova, um pano e uma bacia de água. Além de uma mascara, uns óculos e um escadote.
Pulverize a lixívia na zona que contem bolor e esfregue com uma escova até eliminar a mancha, Passe o pano húmido com agua (da bacia) para retirar as sujidades. Repita novamente até desaparecer as manchas por completo.
Tenha atenção e não se feche na divisão que está a limpar, nem faça a limpeza durante muito tempo. Convém usar roupa velha, pois escapam sempre alguns pingos que estragam a roupa.
Cozinha:
Tinha por habito colocar fora as claras quando só precisava das gemas e não tinha nenhuma receita para aquele exacto número de claras. Numa das minhas leituras na net, encontrei, em alguns blogs, uma ideia genial - guardar as claras individualmente em formas de gelo e congelar. Tenho-o feito, mas cubro com plástico aderente para o meu marido não se enganar, até congelar, quando fica sólido tiro e coloco numa saca os cubinhos, bem identificados e com data.
Não tenho noção do tempo, mas eu só deixo até dois meses.
A gema é raro congelar, mas quando me sobra, antes de congelar nos cúbitos bato com açúcar.
Espero que vos seja útil.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
142 - Bolo de Laranja
Este é o bolo de laranja mais sensacional que eu já fiz e comi. É amanteigado, húmido, doce e irresistível. Fiz no sábado e desapareceu no sábado e sim fui eu - cheia de dietas - e o meu marido que comemos sozinhos.
Fiz o bolinho a pensar nos lanches do meu marido para durante a semana, mas depois de comer uma fatia, não consegui parar de cortar mais fatias.
A cobertura foi feita com estas bolachinhas que como eu já tinha escrito, guardei algumas para fazer chocolate quente ou cobrir/rechear bolinhos.
Usei uma forma de 22 cms.
Ingredientes:
- 250gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 250gr açúcar branco
- 250 gr farinha com fermento
- 4 ovos médios
- 2 colheres de chá de raspas de laranja
- sumo de uma laranja (a minha deu 90ml)
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC (elétrico). Unte uma forma e enfarinhe.
Na batedeira junte a manteiga e o açúcar e misture durante 5 minutos ou até ficar homogéneo. Junte os ovos, um a um, sem parar a batedeira, no último ovo junte uma colher cheia de farinha para não coalhar a mistura.
Junte as raspas de laranja e a farinha, por fim lentamente verta o sumo de laranja.
Verta para a forma preparada e leve ao forno durante 45 minutos.
Pode verificar se está assado, se colocar um palito no centro do bolo e este sair limpo.
A cobertura:
- 20 bolachas de nutella sem forno
- leite q.b.
Em banho-maria derreta as bolachas de nutella, conforme a espessura que pretenda da cobertura vá vertendo leite. (Cobertura espessa - pouco leite / Cobertuta liquída - mais leite).
Aguardar que o bolo arrefeça, retirar da forma e verter a cobertura.
sábado, 12 de janeiro de 2013
141 - Bolachas de Nutella sem forno
Um dos meus grandes problemas com a confeção de receitas que
encontro na internet é não entender as medidas até ser tarde de mais. Às vezes
até corre bem e acabo por fazer uma receita diferente daquela que eu estava à
espera mas igualmente boa.
Mas, outras vezes é a desgraça, nesses dias apetecia-me ter
um blog com o nome Desgraças Culinárias e assim postava todos os meus
falhanços. Parece que só eu tenho estes dramas e desastres na cozinha.
Esta receita que vos trago só entendi que tinha abusado da
quantidade da manteiga tarde de mais e como alterei alguns ingredientes
(acrescentei mais doces) deveria ter reduzido para metade no açúcar. Penso que
na receita original quando diz ½ chávena de manteiga deve ser líquida e não
100gr de manteiga que é muito (o meu mau raciocínio: 1 chávena são
aproximadamente 200gr então ½ chávena são 100gr). Na foto do site tem 4oz que dá mais de 100gr, então fico confusa.
Eu gostei do resultado e do sabor, mas como o meu marido
achou doce de mais - e para eu não os comer todos sozinha - decidi guardar no frigorífico alguns para depois utilizar como cobertura para algum bolo ou para
confecionar em um chocolate quente. (Depois irei postar)
A receita original vi aqui. É um site adorável que encontrei
por acaso e como a nutella é uma das minhas perdições, simplesmente não
resisti.
Como escrevi fiz algumas alterações, e é a receita com as
alterações que vou passar a explicar, com todos os excessos que cometi.
Bolachas de Nutella sem forno
Ingredientes:
- 400gr de açúcar
- 30gr chocolate em pó (não tinha cacau)
- 125ml de leite magro
- 200gr de muesli (caseiro com passas, amêndoas, nozes, aveia,…)
- 40 gr arroz tufado de chocolate
- 100 gr de manteiga
- 140gr de Nutella
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Numa panela, leve ao lume o açúcar, o chocolate em pó e o
leite até ferver e engrossar. Retire do fogo e misture o muesli, o arroz tufado,
a nutella, a manteiga e a essência de baunilha.
Deixe arrefecer um pouco para engrossar e com a ajuda de uma
colher coloque num tapete de silicone ou papel vegetal de cozinha.
Deixe esfriar
completamente.
Quanto mais tempo as bolachas ficarem no papel mais sólidas ficarão.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 3
Cá estou novamente:
Limpeza e Organização da casa:
Limpar Inox:
Limpeza e Organização da casa:
Limpar Inox:
Em nossas casas temos vários materiais de inox, desde varões das cortinas aos exaustores da cozinha. Como fica um pouco caro o detergente próprio, procurei na internet um modo fácil de limpar de vez o inox e descobri que basta um pouco de água e bicarbonato de sódio.
Misture o bicarbonato de sódio com pouca água até formar uma pasta, esfregue no inox, com a ajuda de um pano e por fim, passo outra pano para retirar a pasta.
Misture o bicarbonato de sódio com pouca água até formar uma pasta, esfregue no inox, com a ajuda de um pano e por fim, passo outra pano para retirar a pasta.
Cozinha:
Se deixou uma garrafa de vinho azedar, não coloque fora. O vinagre é vinho azedo, então pode utilizar o vinho azedado para as limpezas na casa.
Pode fazer como na dica anterior e lavar os bicos de fogão ou utilizar em uma dezena de limpezas diferentes na casa. Não quero adiantar muito, pois quero escrever noutra altura, mas adianto mais uma utilidade do vinagre. Se juntar água (meio/meio) ao vinagre é óptimo para limpar vidros ou o frigorífico. Conforme a sujidade pode acrescenta mais ou menos vinagre. Limpe com folha de jornal.
Pode fazer como na dica anterior e lavar os bicos de fogão ou utilizar em uma dezena de limpezas diferentes na casa. Não quero adiantar muito, pois quero escrever noutra altura, mas adianto mais uma utilidade do vinagre. Se juntar água (meio/meio) ao vinagre é óptimo para limpar vidros ou o frigorífico. Conforme a sujidade pode acrescenta mais ou menos vinagre. Limpe com folha de jornal.
Espero que vos seja útil.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


