sábado, 12 de janeiro de 2013

141 - Bolachas de Nutella sem forno


Um dos meus grandes problemas com a confeção de receitas que encontro na internet é não entender as medidas até ser tarde de mais. Às vezes até corre bem e acabo por fazer uma receita diferente daquela que eu estava à espera mas igualmente boa.

Mas, outras vezes é a desgraça, nesses dias apetecia-me ter um blog com o nome Desgraças Culinárias e assim postava todos os meus falhanços. Parece que só eu tenho estes dramas e desastres na cozinha.

Esta receita que vos trago só entendi que tinha abusado da quantidade da manteiga tarde de mais e como alterei alguns ingredientes (acrescentei mais doces) deveria ter reduzido para metade no açúcar. Penso que na receita original quando diz ½ chávena de manteiga deve ser líquida e não 100gr de manteiga que é muito (o meu mau raciocínio: 1 chávena são aproximadamente 200gr então ½ chávena são 100gr). Na foto do site tem 4oz que dá mais de 100gr, então fico confusa.

Eu gostei do resultado e do sabor, mas como o meu marido achou doce de mais - e para eu não os comer todos sozinha - decidi guardar no frigorífico alguns para depois utilizar como cobertura para algum bolo ou para confecionar em um chocolate quente. (Depois irei postar)

A receita original vi aqui. É um site adorável que encontrei por acaso e como a nutella é uma das minhas perdições, simplesmente não resisti.

Como escrevi fiz algumas alterações, e é a receita com as alterações que vou passar a explicar, com todos os excessos que cometi.

Bolachas de Nutella sem forno

Ingredientes:

  • 400gr de açúcar
  • 30gr chocolate em pó (não tinha cacau)
  • 125ml de leite magro
  • 200gr de muesli (caseiro com passas, amêndoas, nozes, aveia,…)
  • 40 gr arroz tufado de chocolate
  • 100 gr de manteiga
  •  140gr de Nutella
  • 1 colher de chá de essência de baunilha


Preparação:

Numa panela, leve ao lume o açúcar, o chocolate em pó e o leite até ferver e engrossar. Retire do fogo e misture o muesli, o arroz tufado, a nutella, a manteiga e a essência de baunilha.
Deixe arrefecer um pouco para engrossar e com a ajuda de uma colher coloque num tapete de silicone ou papel vegetal de cozinha.
Deixe esfriar completamente.
Quanto mais tempo as bolachas ficarem no papel mais sólidas ficarão.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 3

Cá estou novamente:




Limpeza e Organização da casa:
Limpar Inox:
Em nossas casas temos vários materiais de inox, desde varões das cortinas aos exaustores da cozinha. Como fica um pouco caro o detergente próprio, procurei na internet um modo fácil de limpar de vez o inox e descobri que basta um pouco de água e bicarbonato de sódio. 
Misture o bicarbonato de sódio com pouca água até formar uma pasta, esfregue no inox, com a ajuda de um pano e por fim, passo outra pano para retirar a pasta.

Cozinha:
Se deixou uma garrafa de vinho azedar, não coloque fora. O vinagre é vinho azedo, então pode utilizar o vinho azedado para as limpezas na casa.
Pode fazer como na dica anterior e lavar os bicos de fogão ou utilizar em uma dezena de limpezas diferentes na casa. Não quero adiantar muito, pois quero escrever noutra altura, mas adianto mais uma utilidade do vinagre. Se juntar água (meio/meio) ao vinagre é óptimo para limpar vidros ou o frigorífico. Conforme a sujidade pode acrescenta mais ou menos vinagre. Limpe com folha de jornal.

Espero que vos seja útil.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

140 - Moelas

Sempre que compro frango inteiro, lavo os miúdos, deixo a escorrer e separo-os em sacos diferentes, para congelar. As moelas para um lado, os pescoços e os fígados para outro. Os pescoços e fígados guardo para canjas e as moelas para fazer petiscos para lanchar.
Num destes domingos - que já não nos apetecia comer doces de natal - fui para a cozinha, ao meio da tarde, para preparar um lanche e lembrei-me do saco das moelas.
Coloquei no microondas a descongelar com um chouriço e fiz moelinhas para petiscarmos.


Ingredientes:

  • 500gr de moelas de frango
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 1/2 chouriço corrente
  • fio de azeite
  • 2 piri-piri em grão (para muito picante)
  • 1 folha de louro
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2dl de vinho branco
  • 2,5dl de água
  • 1/2 colher de chá de sal grosso


Preparação:

Corte os miudos e o meio chouriço sem pele em pedaços pequenos. Numa tacho leve ao lume a cebola, os alhos esmagados, o louro, o chouriço e um fio de azeite e deixe refogar.
Junte as moelas, o piri-piri e tempere com sal.
Por fim junte a polpa de tomate e regue com o vinho e a água e deixe estufar 15 a 20 minutos, até ficarem bem tenrinhas.
Coloque para uma travessa e disponha alguns palitos.
Sirva quente com pão.



http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Buttermilk - Procura-se... (atualização)

Sou do Concelho de Santa Maria da Feira e já percorri todas as grandes superfícies da zona e nada...

Para falar a verdade, não só da Zona, já fui a todos os centros comerciais desde o MarShopping ao 8.ª Avenida. E quem conhece bem estas zonas, já entendeu...

Quero experimentar uns donuts que levam este ingrediente e não o encontro à venda...

Já vi uma receita que substitui o buttermilk, mas também já li que não fica igual ao que se compra.

Que faço? Alguém desta zona sabe onde eu posso encontrar? Onde é que eu não fui?

________________________________________________________________________

Santa Maria da Feira fica perto do Porto, então não temos o Aldi, Brio nem Miosótis.

Fui ao:
Jumbo
Modelo
Froiz
Lidl
Intermarché
E'leclerc
Dia - Minipreço
Mercado Local

e ninguém tem. Efetivamente não fui ao El Corte Inglês de Gaia e existe a probabilidade de encontrar. Mas optei por experimentar a receita da Brisa Marítima. Podem encontrar o link nos comentários.

Obrigado pela ajuda de todas vocês.

139 - Pastel de Nata (shot)

Todos os aniversários e natais o meu marido recebe licores e bebidas alcoólicas. Como ele não é de beber - e começa a não haver espaço no móvel das garrafas - fiz-lhe um desafio. 
Com as garrafas que tem em casa tem que fazer todos os meses um drink ou shot, ou qualquer outra bebida. 
Ele aceitou e questionou qual aquele que eu gosto mais. Lembrei-me logo que no passado, quando ia a algum bar pedia sempre o Shot Pastel de Nata, pois não é muito forte e é muito docinho.
Fez uma pequena pesquisa na internet e assim foi, fez tendo em conta duas técnicas diferentes para verter o advocaat e por isso o liquido esta tão diferente nos dois copos. 

Pastel de Nata

Ingredientes:

Licor de café
Advocaat (Licor de ovo)
Canela em pó

Preparação:

Verter para o copo o licor de café, por cima verter o advocaat, por fim polvilhar com canela em pó, no topo.

Para ficar como no copo da esquerda, utilize uma colher de café. Despeje, devagarinho, o advocaat em cima da colher de café, encostada por dentro do copo.
Eu gosto do meu bem misturado.

Experimentem, vão simplesmente adorar.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

138 - Rabanadas no forno

Em casa dos meus pais, é sempre o meu pai que faz as rabanadas no Natal. As melhores rabanadas de vinho que já comi.
Como não consigo reproduzir, todos os anos faço uma receita diferente de rabanadas. As que fiz este ano são do blog da minha irmã Bela e fizeram as maravilhas na minha mesa. A única alteração que fiz foi substituir leite condensado por leite condensado cozido, pois era o único que tinha em casa.
A minha sogra pediu mais tostadinhas como gosta e simplesmente não conseguiu parar até comer todas as rabanadas.
Aconselho verdadeiramente que experimentem. As minhas colegas de trabalho já são fãs.

Ingredientes:

  • 1 cacete
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • margarina para untar
  • Açúcar em pó e canela para polvilhar



Preparação:

Corte o pão em rodelas, disponha o pão num tabuleiro untado com margarina.
Á parte bata os ovos, o leite e fermento. Por fim, despeje a mistura sobre o pão, vire-o e leve ao forno até dourar.
Polvilhe com o açúcar em pó e a canela.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


domingo, 6 de janeiro de 2013

Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 2

Estou de volta com mais dicas.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Limpeza e Organização da casa:

Não deite fora os restos de refrescos de cola, o ácido da cola é um óptimo branqueador de louça sanitária. Deixe perder o gás e verta na sanita, deixe atuar por umas horas e puxe o autoclismo.
Existe o boato que o refrigerante cola também desentope sanitas, nunca testei, para desentupir utilizo soda caustica com uma vara fina.

Cozinha:

Para limpar os bicos do fogão, a minha mãe punha uma panela de vinagre a ferver com os bicos de fogão dentro. Aguardava duas a três horas e no fim passava a esponja da louça e água. A cozinha ficava a cheirar imenso a vinagre, mas os bicos ficavam a brilhar. Agora tenho fogão elétrico, mas esta dica pode ajudar alguém ainda.


Espero que vos seja útil.