quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

140 - Moelas

Sempre que compro frango inteiro, lavo os miúdos, deixo a escorrer e separo-os em sacos diferentes, para congelar. As moelas para um lado, os pescoços e os fígados para outro. Os pescoços e fígados guardo para canjas e as moelas para fazer petiscos para lanchar.
Num destes domingos - que já não nos apetecia comer doces de natal - fui para a cozinha, ao meio da tarde, para preparar um lanche e lembrei-me do saco das moelas.
Coloquei no microondas a descongelar com um chouriço e fiz moelinhas para petiscarmos.


Ingredientes:

  • 500gr de moelas de frango
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 1/2 chouriço corrente
  • fio de azeite
  • 2 piri-piri em grão (para muito picante)
  • 1 folha de louro
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2dl de vinho branco
  • 2,5dl de água
  • 1/2 colher de chá de sal grosso


Preparação:

Corte os miudos e o meio chouriço sem pele em pedaços pequenos. Numa tacho leve ao lume a cebola, os alhos esmagados, o louro, o chouriço e um fio de azeite e deixe refogar.
Junte as moelas, o piri-piri e tempere com sal.
Por fim junte a polpa de tomate e regue com o vinho e a água e deixe estufar 15 a 20 minutos, até ficarem bem tenrinhas.
Coloque para uma travessa e disponha alguns palitos.
Sirva quente com pão.



http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Buttermilk - Procura-se... (atualização)

Sou do Concelho de Santa Maria da Feira e já percorri todas as grandes superfícies da zona e nada...

Para falar a verdade, não só da Zona, já fui a todos os centros comerciais desde o MarShopping ao 8.ª Avenida. E quem conhece bem estas zonas, já entendeu...

Quero experimentar uns donuts que levam este ingrediente e não o encontro à venda...

Já vi uma receita que substitui o buttermilk, mas também já li que não fica igual ao que se compra.

Que faço? Alguém desta zona sabe onde eu posso encontrar? Onde é que eu não fui?

________________________________________________________________________

Santa Maria da Feira fica perto do Porto, então não temos o Aldi, Brio nem Miosótis.

Fui ao:
Jumbo
Modelo
Froiz
Lidl
Intermarché
E'leclerc
Dia - Minipreço
Mercado Local

e ninguém tem. Efetivamente não fui ao El Corte Inglês de Gaia e existe a probabilidade de encontrar. Mas optei por experimentar a receita da Brisa Marítima. Podem encontrar o link nos comentários.

Obrigado pela ajuda de todas vocês.

139 - Pastel de Nata (shot)

Todos os aniversários e natais o meu marido recebe licores e bebidas alcoólicas. Como ele não é de beber - e começa a não haver espaço no móvel das garrafas - fiz-lhe um desafio. 
Com as garrafas que tem em casa tem que fazer todos os meses um drink ou shot, ou qualquer outra bebida. 
Ele aceitou e questionou qual aquele que eu gosto mais. Lembrei-me logo que no passado, quando ia a algum bar pedia sempre o Shot Pastel de Nata, pois não é muito forte e é muito docinho.
Fez uma pequena pesquisa na internet e assim foi, fez tendo em conta duas técnicas diferentes para verter o advocaat e por isso o liquido esta tão diferente nos dois copos. 

Pastel de Nata

Ingredientes:

Licor de café
Advocaat (Licor de ovo)
Canela em pó

Preparação:

Verter para o copo o licor de café, por cima verter o advocaat, por fim polvilhar com canela em pó, no topo.

Para ficar como no copo da esquerda, utilize uma colher de café. Despeje, devagarinho, o advocaat em cima da colher de café, encostada por dentro do copo.
Eu gosto do meu bem misturado.

Experimentem, vão simplesmente adorar.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

138 - Rabanadas no forno

Em casa dos meus pais, é sempre o meu pai que faz as rabanadas no Natal. As melhores rabanadas de vinho que já comi.
Como não consigo reproduzir, todos os anos faço uma receita diferente de rabanadas. As que fiz este ano são do blog da minha irmã Bela e fizeram as maravilhas na minha mesa. A única alteração que fiz foi substituir leite condensado por leite condensado cozido, pois era o único que tinha em casa.
A minha sogra pediu mais tostadinhas como gosta e simplesmente não conseguiu parar até comer todas as rabanadas.
Aconselho verdadeiramente que experimentem. As minhas colegas de trabalho já são fãs.

Ingredientes:

  • 1 cacete
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • margarina para untar
  • Açúcar em pó e canela para polvilhar



Preparação:

Corte o pão em rodelas, disponha o pão num tabuleiro untado com margarina.
Á parte bata os ovos, o leite e fermento. Por fim, despeje a mistura sobre o pão, vire-o e leve ao forno até dourar.
Polvilhe com o açúcar em pó e a canela.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


domingo, 6 de janeiro de 2013

Dicas, Truques, Ideias e Soluções - 2

Estou de volta com mais dicas.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Limpeza e Organização da casa:

Não deite fora os restos de refrescos de cola, o ácido da cola é um óptimo branqueador de louça sanitária. Deixe perder o gás e verta na sanita, deixe atuar por umas horas e puxe o autoclismo.
Existe o boato que o refrigerante cola também desentope sanitas, nunca testei, para desentupir utilizo soda caustica com uma vara fina.

Cozinha:

Para limpar os bicos do fogão, a minha mãe punha uma panela de vinagre a ferver com os bicos de fogão dentro. Aguardava duas a três horas e no fim passava a esponja da louça e água. A cozinha ficava a cheirar imenso a vinagre, mas os bicos ficavam a brilhar. Agora tenho fogão elétrico, mas esta dica pode ajudar alguém ainda.


Espero que vos seja útil.

sábado, 5 de janeiro de 2013

137 - Pão de Ló de água

Para celebrar o ano novo, procurei uma receita nova de pão de ló. Queria inovar, pois no Natal fiz o pão de ló de Ovar e não queria repetir. Então fui ao Livro de Pantagruel e vi esta receita. Chamou-me a atenção por a medida de água ser medida com meia casca de ovo.

Adoramos o pão de ló, muito fofinho e doce. Para repetir, de certeza.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/


Receita na integra conforme O Livro de Pantagruel:


3894 - Pão de Ló de água

Ingredientes:

  • 150gr farinha
  • 225gr açúcar
  • 5 ovos
  • 1 1/2 colher de chá fermento em pó
  • 3 meias cascas de ovos cheias de água


Preparação:

Batem-se as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e grossas. Deita-se-lhes a água em fio, batendo sempre, e depois a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, batendo até fazer bolhas.
Envolve-se nas claras em castelo, sem bater, vaza-se em forma bem untada e coze-se em forno moderado.

http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

136 - Omelete de salmão fumado no microondas

O que vos trago hoje é mais uma ideia do que uma receita.
Eu costumo fazer omelete de ovos no microondas, quando estou sozinha em casa e não me apetece cozinhar para mim.
Mexo dois ovos, acrescento uma pitada de sal fino e levo ao microondas durante uns minutos.
Às vezes junto queijo e fiambre, ou então não junto e depois barro a omelete com queijo creme.
Podem juntar o que vos apetecer que fica óptimo. Têm ter em atenção que se for um ingrediente salgado, não devem acrescentar mais sal.
Este fiz no trabalho e as minhas colegas adoraram, só não gostaram do cheiro a peixe que ficou toda a tarde no escritório. :-)
A omelete cresce muito no microondas, mas depois minga.
Não especifico minutos, pois varia conforme a potência do vosso microondas, no meu são mais ou menos 2 minutos.

Omelete de salmão fumado no microondas

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 fatia de salmão fumado com ervas

Preparação:
Mexa os ovos, junto o salmão aos pedacinhos.
Leve ao microondas, na potência máxima, durante alguns minutos.