Sempre que compro frango inteiro, lavo os miúdos, deixo a escorrer e separo-os em sacos diferentes, para congelar. As moelas para um lado, os pescoços e os fígados para outro. Os pescoços e fígados guardo para canjas e as moelas para fazer petiscos para lanchar.
Num destes domingos - que já não nos apetecia comer doces de natal - fui para a cozinha, ao meio da tarde, para preparar um lanche e lembrei-me do saco das moelas.
Coloquei no microondas a descongelar com um chouriço e fiz moelinhas para petiscarmos.
Ingredientes:
- 500gr de moelas de frango
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho inteiros
- 1/2 chouriço corrente
- fio de azeite
- 2 piri-piri em grão (para muito picante)
- 1 folha de louro
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2dl de vinho branco
- 2,5dl de água
- 1/2 colher de chá de sal grosso
Preparação:
Corte os miudos e o meio chouriço sem pele em pedaços pequenos. Numa tacho leve ao lume a cebola, os alhos esmagados, o louro, o chouriço e um fio de azeite e deixe refogar.
Junte as moelas, o piri-piri e tempere com sal.
Por fim junte a polpa de tomate e regue com o vinho e a água e deixe estufar 15 a 20 minutos, até ficarem bem tenrinhas.
Coloque para uma travessa e disponha alguns palitos.
Sirva quente com pão.
