sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

136 - Omelete de salmão fumado no microondas

O que vos trago hoje é mais uma ideia do que uma receita.
Eu costumo fazer omelete de ovos no microondas, quando estou sozinha em casa e não me apetece cozinhar para mim.
Mexo dois ovos, acrescento uma pitada de sal fino e levo ao microondas durante uns minutos.
Às vezes junto queijo e fiambre, ou então não junto e depois barro a omelete com queijo creme.
Podem juntar o que vos apetecer que fica óptimo. Têm ter em atenção que se for um ingrediente salgado, não devem acrescentar mais sal.
Este fiz no trabalho e as minhas colegas adoraram, só não gostaram do cheiro a peixe que ficou toda a tarde no escritório. :-)
A omelete cresce muito no microondas, mas depois minga.
Não especifico minutos, pois varia conforme a potência do vosso microondas, no meu são mais ou menos 2 minutos.

Omelete de salmão fumado no microondas

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 fatia de salmão fumado com ervas

Preparação:
Mexa os ovos, junto o salmão aos pedacinhos.
Leve ao microondas, na potência máxima, durante alguns minutos.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1 - Dicas, Truques, Ideias e Soluções

Como disse no meu checklist para este mês, este ano decidi acrescentar um separador com varias dicas que vou lendo ou que me vão contando.
Este separador vai ser um guia, onde reúno todos esses truques para consultar sempre que precisar.
Fico a contar com o leitor para corrigir ou melhorar qualquer dica que escreva.


Categoria - dica

Limpeza e Organização da casa:

Se lhe caiu café sem açúcar sobre uma camisa de fibra, esfregue a mancha com um cubo de gelo e lave.

Cozinha:

Recebeu visitas e fez café de chaleira a mais? Coloque o excesso em cuvetes e leve ao congelador. Servirá para fazer refresco ou até para esfriar o leite quente.


Espero que vos seja útil.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

135 - Tarte de atum

Inventei esta tarte, pois todas as que conheço têm natas, ou bechamel e estou a tentar reduzir nas calorias. Eu gostei imenso e vou fazer mais vezes para levar na lancheira para o trabalho. Na próxima vou tentar alterar a base, tentar arranjar uma base com menos calorias também.


Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada redonda

1/4 cebola finamente picada
1 colher de azeite de oliva
4 ovos

Vinho branco q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate

4 latas de atum em azeite
4 fatias de queijo flamengo

azeitonas pretas descaroçadas
sal e pimenta q.b.


Preparação:

Numa tarteira estenda a massa folhada e pique-a.
Numa frigideira, aloure a cebola no azeite e junte as latas de atum escorridas. Mexa bem, sem partir muito o atum e junte a polpa de tomate, as azeitonas cortadas às rodelas e um pouco de vinho branco. Deixe reduzir.
Bata bem os ovos à parte. Retifique os temperos com sal e pimenta e coloque o preparado da frigideira na tarteira e por cima regue com os ovos.
Coloque as quatro fatias de queijo flamengo por cima e dobre a massa folhada para dentro da tarteira.
Levar ao forno, pré-aquecido até estar cozido por dentro e bem dourado por fora.








terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Checklist mês de janeiro de 2013

Um dos meus objetivos este ano é fazer um checklist mensal que vou tentar cumprir à risca.
Como não quero falhar, não a vou criar extensa, mas vai conter itens variados. Desde limpeza da casa, a postagens no blog, a perda de peso,... Vai ser um organizador para a minha organização.

 
A minha Checklist de janeiro de 2013:

  1. Fazer lista de objetivos para 2013.
  2. Rever meus objetivos de 2012 e avaliar o que deu certo, o que não deu e quais os motivos.
  3. Guardar a decoração de natal, verificar o que faltou e comprar agora (aproveitar as liquidações).
  4. Efetuar o novo mapa para 2013 de controlo despesas e receitas anuais e preparar capa.
  5. Verificar data de aniversariantes do mês.
  6. Organizar 10 receitas para postar no blog.
  7. Organizar 10 dicas para postar no blog.
  8. Fazer backup das minhas fotos do computador.
  9. Fazer backup dos arquivos do PC.
  10. Verificar o armário dos sapatos de inverno.
  11. Ir ao ginásio, no mínimo 12 vezes, este mês.
  12. Perder no mínimo 1Kg.
  13. Ver o que necessitamos de roupa e ir aos saldos
  14. Mês do aniversário do meu marido, preparar algo especial
     
1. e 2. - No início de cada ano, tenho por hábito criar uma listinha de objetivos e coloco à frente da agenda, assim sempre que abro a agenda vejo os objetivos e tento fazer por os conquistar. Estes objetivos são variados e vão desde a imagem até à economia, por exemplo perder alguns Kgs ou guardar uma percentagem fixa do ordenado. Não posso criar metas impossíveis de conquistar, mas perder 5Kg em um ano ou guardar 2% do ordenado são metas mais realistas e que no fim de um ano me vai deixar orgulhosa. Alguns dos objetivos podem ser menos pessoais, como visitar algum familiar que vive mais longe, ou doar alimentos a alguma instituição que se encontra a menos de 20 Kms de casa. Estes objetivos, podem ser variados e são pequenos gestos que vão dar alegria aos outros e, novamente, deixar-me orgulhosa. No início do ano seguinte faço o balanço e aqueles objetivos que não pude ou consegui concluir posso acrescentar ao novo ano.
3. Na minha checklist para este mês acrescentei guardar a decoração de natal, faço-o sempre no dia dos reis, foi assim em casa dos meus pais e agora é assim no meu pequeno apartamento. Este ano vou querer comprar em liquidação a manta que se coloca nos pés da árvore, vamos ver se encontro a um bom preço ou ficará para o próximo ano, também aproveito para comprar os bonequinhos que se colocam na árvore que no início de dezembro estão à venda por €2,00 e agora com alguma sorte compramos a 0,50€ e fará um brilharete na árvore do próximo ano.
 
4. O próximo item do meu checklist é efetuar o novo mapa de controlo de despesas e receitas, faço-o mensalmente sempre que recebo o ordenado. Faço uma lista de todas as despesas do mês e quando é possível coloco de parte o restante para pagar seguros, reparações no carro, inspeções e outros imprevistos que sempre aparecem anualmente. Na lista de gastos tento colocar tudo em grosso, por exemplo se tiver mais que um aniversário coloco a soma do valor que penso gastar, para as despesas em alimentação prevejo um valor em grosso também e tento não o ultrapassar, mesmo quando vejo promoções de perder a cabeça.
No mês seguinte verifico se passei das marcas e no fim de cada ano, elimino por completo o registo que fiz do ano anterior.
A preparação da capa, consiste em uma capa de argolas A4, com os vários separadores das despesas, para colocar as faturas e os comprovativos de pagamento do ano 2013, por exemplo luz, água, telefone, condomínio,...
 
5. Próximo item - verificação dos aniversariantes do mês: esta é simples, vejo na agenda quem faz anos este mês, registo no telemóvel para não esquecer e acrescento ao controlo a despesa do valor das prendas.
 
6. e 7.   Preparar 10 receitas e 10 dicas para postar no blog este mês: sou um pouco desleixada com o blog, faço receitas novas, até tiro as fotografias, mas porque não coloco no blog, depois perco o interesse na receita e acabo por não a postar mais. Assim, tendo como objetivo mensal as 10 receitas, vou ter que me organizar. As dicas são uma nova ideia que tive, como estou sempre à procura do "remédio caseiro" para tirar uma nódoa, vou começar a registar no blog as dicas que me vão passando, assim não as vou perder e partilho com todos.
 
8. e 9 Fazer backup das fotografias e fazer backup dos arquivos do PC - quantas vezes perdemos fotos e documentos importantes porque o portátil ou o disco rígido avariaram? A mim já me aconteceu, agora para prevenir gravo também em dvd's regraváveis e evito surpresas desagradáveis. Tenho tudo no portátil e no disco rígido, mas também gravo em dvd's e coloco em uma caixa de parte. Devia o fazer mais vezes, mas gravo mais ou menos de meio em meio ano.
 
10. Não é com orgulho que digo que mais de metade do meu armário dos sapatos de inverno tem botas que não uso porque tenho que as levar ao sapateiro. Está cheio mas de calçado sem solas e todos os dias quando olho para ele penso - tenho que organizar isto. E pior, como tenho o armário cheio, não compro mais pois não tenho espaço. Não passa deste mês :-)
 
11. e 12. Ir ao ginásio, no mínimo 12 vezes, este mês e emagrecer pelo menos 1Kg: o mês tem 5 semanas e estou a pagar 3x por semana, dou a mim mesma 3 dias de desculpas para não ir este mês. Se eu for certinho, acredito não ser difícil perder o Kg proposto.
 
13. Os saldos começam a 28 de dezembro, mas é sempre neste mês que vou aos saldos, assim escapo dos primeiros dias loucos e não fico com o material todo escolhido de fevereiro.

14. Esta nem precisa de explicação. :-)

 
Este é o meu checklist. Qual é o vosso?

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013

Desejo a todos um Feliz 2013.
Desejo que sejam umas Fénix que queimam o passado e renascem das cinzas para o próximo ano, cheio de grandes sucessos.



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bom Natal.

Esta manhã recebi correio, é tão raro receber correio que só o facto de o receber deixou-me contente. Foi a prenda da árvore de natal da blogosfera, como era volumoso o correio tocou na campainha para ir buscar. Recebi um livro adorável com receitas de chocolate. Adorei. Prometo fazer algumas das receitinhas e postar aqui para vocês.



Agradeço às responsáveis e patrocinadores pela iniciativa. Gostei mesmo muito.

Feliz Natal para todos.

Que a alegria e a paz reine, neste dia e nos próximos anos vindouros.


http://preguicanacozinha.blogspot.pt/

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

134 - Pastéis de Feijão

Trabalhei na adolescência em uma padaria/pastelaria. Nada aprendi, pois estava encarregue de limpar e depois mais tarde a atender ao balcão. Mas às vezes, quase raramente, ajudava apenas nos serviços mais simples, como partir ovos, decorar bolos-rei, enrolar croissants e forrar forminhas para natas e bolos de feijão. Gostava muito destes serviços mais divertidos e às vezes lembro-me com saudade, que nestas alturas de festas havia muito mais por onde podia ajudar. 
Não aprendi muito, mas fez com que pudesse provar as melhores iguarias que a nossa doçaria portuguesa tem a oferecer. Pois tive a sorte de trabalhar numa pastelaria/padaria que não restringia o que os funcionários podiam comer e ainda podíamos levar para casa ao fim do dia.
Um dos docinhos que eu gostava muito era o bolinho de feijão. O sabor não ficou nem parecido mas quis manter a receita que me deram para experimentar. Numa próxima vou acrescentar 50gr de farinha de amêndoa e reduzo 50gr de feijão. 
Mesmo o sabor não ser o mesmo que recordo, estes pastéis fizeram as delícias cá por casa e no trabalho.




Ingredientes:



- 400gr de feijão branco cozido
- 1 rolo de massa folhada
- 3 ovos inteiros
- 4 gemas
- 250gr de açúcar
- 1dl de água
- 1 colher de chá de raspa de limão
- 1 colher de café de canela moída
- açúcar em pó

Preparação:


Estenda a massa folhada e corte em círculos 1 cm maior que o diâmetro da forminha (utilize a parte de cima da forminha para cortar) e forre com a ajuda dos dedos.  
Reduza o feijão em puré com o passe-vite.
Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água, mexa bem e deixe ferver durante cinco minutos,. Junte a polme de feijão e adicione ainda a raspa de limão e a canela moída mexendo sempre. Junte também três ovos inteiros e mais quatro gemas, mexa muito bem e leve a um passador de rede, para eliminar cascas do feijão. 
Divida a mistura pelas formas, não as enchendo até cima.
Polvilhe os pastéis com bastante açúcar em pó, para criar uma cobertura espessa e leve ao forno, pré-aquecido a 180.º C, durante 30 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Desenforme com ajuda de uma faquinha.