sábado, 3 de novembro de 2012

130 - Abóbora de Halloween


Olá, olá,… Volto quase recuperada de uma enorme constipação. Agora parece hábito sempre que estou de férias ou fim-de-semana fico de cama, com o pinguinho ao nariz, muito tosse e espirros irritantes.

Sei que já vamos no dia 3 de novembro e todos já partilharam as receitas de Halloween, mas como estive doentinha, tenho desculpa :-).

Hoje mostro-vos o bolinho que fiz para o Halloween.


Foi a primeira vez que trabalhei sozinha com pasta de amêndoa e não é nada fácil cobrir um bolo ou fazer figurinhas com a pasta esticada.

Para fazer os desenhos imprimi imagens ilustrativas do Halloween e cortei as figuras com x-ato. Já o ditado diz, quem não tem cão caça com gato e como não tenho forminhas de Halloween e as únicas que vi à venda eram muito caras, inventei.

Para os raiados, nas figuras e no bolo utilizei uma faca de plástico e pressionei a massa, até criar a forma que pretendia.

Não vou mentir, sem contar com o tempo que estive a fazer o bolo, levei 3 horas a tentar fazer os desenhos, sempre que terminava um pedia ao meu marido para identificar a imagem, assim que acertava com a imagem, fazia a seguinte.

Fiz a receita do bolo do ano passado porque não quis inovar no sabor, apenas na imagem do bolo. A diferença foi que dividi a massa em dois e em uma parte acrescentei 6ml de corante alimentar vermelho. A ideia foi criar um pouco da cor do sangue dos vampiros, mas como o bolo é cor de cenoura ficou apenas dois tons de laranja. Muito bonito mesmo.

Bolo de cenoura:

Ingredientes:

- 3 cenouras grandes
- 1 chávena de óleo
- 4 ovos
- 2 chávenas de açúcar
- 3 chávenas de farinha
-1 colher de chá de fermento em pó
- 6ml de corante alimentar vermelho

Preparação:

Separe as claras e as gemas, bata as claras em castelo. Na liquidificadora bata/triture as cenouras em rodelas, as gemas e o óleo. Após a cenoura se encontrar em pasta, verta o preparado para um recipiente, junte o açúcar e mexa. Aos poucos junte a farinha, o fermento e continue a mexer vigorosamente. Por fim, junte, suavemente as claras.

Verta metade da mistura na forma previamente untada e enfarinhada. À metade restante acrescente o corante vermelho e mexa até uniformizar a cor. Acrescente esta mistura à outra que se encontra na forma.

Leve ao forno a 180.º durante 40 minutos. Deixe arrefecer.


Decoração de abóbora:

- corantes alimentares cores amarelo, azul e vermelho
- pasta de amêndoa branca 300gr de compra
- faca de plástico
- esponja
- espátula de bolos
- açúcar em pó
- moldes em metal (no meu caso como não os tenho, imprimi imagens da internet e cortei com X-ato)
- rolo de cozinha

Pegue em 200gr de pasta de amêndoa e amasse bem, até se tornar maleável.

Faça uma bolinha com dois buraquinhos tipo bola de bowling e coloque três gotas de corante vermelho, amasse até uniformizar a cor. Faça novamente a bola com dois buraquinhos e acrescente mais três gotinhas de corante amarelo. Amasse até criar uma massa laranja. (Esta foi a quantidade que necessitei com o corante que comprei, se achar que está pouco cor de laranja, acrescente mais corante).

Em uma mesa de mármore espalhe açúcar em pó. Por cima estique bem a massa, sempre adicionando açúcar em pó, se necessário.

Com a ajuda de uma espátula, pegue cuidadosamente na massa esticada e cubra o bolo. Umedeça uma esponja e passe por cima da massa de amêndoa para moldar a pasta ao bolo, corte o excesso que se forma no fim do bolo.

Com ajuda de uma faca de plástico, crie linhas como o riscado de uma abóbora, pressionando levemente a massa.

Pegue nas restantes 100gr de pasta de amêndoa e divida em três partes. Amasse e crie as cores pretendidas com as pastas. Estique, em cima de açúcar em pó e corte as imagens pretendidas, por fim coloque por cima do bolo e passe a esponja para retirar o excesso de açúcar em pó.

Para fazer a aboborinha, faça uma pequena bolinha de pasta de amêndoa, faça o riscado como fez no bolo e uma folhinha com pasta de amêndoa com corante verde.

O resultado final:







quarta-feira, 31 de outubro de 2012

129 - Sopa Halloween


Mais uma receitinha feito na minha Lady Gourmet.

Desta vez uma sopinha light cheia de nutrientes e benefícios para a saúde.

O ingrediente imperante nesta receita é a abóbora, um antioxidante (significa que bloqueia o efeito danoso dos radicais livres), estimula a produção de leptina - que é o hormônio que controla o apetite e possui propriedades laxativas.

Esta receita rende 6 porções pequenas e como não tem batata é ótima para quem está a pensar emagrecer um pouco. Para mim não é prato principal, mas é uma boa sopinha para comer antes.

Fiz no robot de cozinha Lady Gourmet mas esta receita pode ser feita em qualquer panela e fogão.

O liquido que retirei no fim da cozedura, guardo no frigorifico para fazer arroz. Retiro o líquido para a sopa não ficar muito aguada.

Ingredientes:

- 1 Colher de sopa de azeite
- 1 Cebola
- 1 Cenoura
- 1 Talo de aipo
- 350gr de abóbora
- 1 Folha de louro
- 1,2 lts de caldo de legumes
- Sal grosso q.b.

Preparação:

No processador de alimentos cortar a cebola, a cenoura e o aipo.

Colocar na cuba da Lady Gourmet todos os ingrediente e ligar programa SOPA.

Quando terminar o programa, retirar a folha de louro, 400 ml de liquido e processar no liquidificador o restante.

Retificar temperos se necessário e servir.





terça-feira, 30 de outubro de 2012

128 - Frango assado com alecrim


Uma das plantas que mais gosto de juntar ao frango assado é o alecrim. Fica sempre um sabor bastante aromático e parece que carameliza o frango. No Verão quando faço churrasco de frango, coloco sempre um raminho no fogo para perfumar o frango e tudo em volta.

Uma das receitas de Domingo é Frango assado com alecrim. Rápido, saboroso e prático, pois não tenho que estar sempre a vigiar.

Testei a receita, que costumo fazer no forno, na Lady Gourmet e fiquei espantada com o resultado. Ficou com o mesmo sabor e também muito coradinho.

Servi com arroz branco e salada de tomate com abacate.

Ingredientes:

- 1 Frango inteiro (850gr)
- 50ml de azeite
- 1 dl de vinho branco
- sal grosso q.b.
- 1 raminho de alecrim

Preparação:

Cortar o frango em pedaços. Na cuba juntar o frango, com o azeite, o vinho branco e o sal grosso. Por fim desfiar os raminhos de alecrim por cima. 

Ligar a Lady Gourmet no programa Forno.

Durante o programa regar o frango com a marinada e virar para dourar dos dois lados.

Quando terminar o programa decorar com alecrim fresco e servir. 




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

127 - Bacalhau à espanhola


Mais uma das receitas que eu fiz no meu novo Robot de Cozinha – Lady Gourmet.

Desta vez fiz um bacalhau à espanhola, mas sem as habituais tapas de bacalhau, substitui por migas de bacalhau.

Como todas as receitas que faço no Robot de Cozinha esta pode ser feita com uma panela e um fogão.

Utilizei o copo que veio com o robot de cozinha. Um copo equivale a 160ml e 1/2 copo a 80ml.

Ingredientes:

- 1 Embalagem de Paloco (dia)
- 6 Batatas médias
- 1 Pimento vermelho
- 1 Cebola
- 2 Dentes de alho
- 1 Colher de sopa de azeite
- ½ Copo de vinho branco (80ml)
- 2 Colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 Folha louro
- 1 Copo de água (160ml)
- Sal grosso q.b.
- 1 Colher de sopa de massa de pimentão

Preparação:

No dia anterior dessalgar o bacalhau, colocar em uma tigela e cobrir de água. Trocar a água, pelo menos 3 vezes a cada 4 horas.

Descascar as batatas, e cortar em rodelas grossas. 

Abrir o pimento vermelho e retirar as sementes, no processador cortar o pimento, os dentes de alho e a cebola às rodelas.

Escorrer o bacalhau, colocar na cuba junto com a colher de azeite, a cebola, os alhos, o pimento e as batatas.

Misturar todos os restantes ingredientes, líquidos e sólidos e verter na cuba.

Ligar o programa Estofar, mexer delicadamente os ingredientes a cada 10 minutos.

Quando terminar o programa está pronto e é só servir.


domingo, 28 de outubro de 2012

126 - Lombo de Porco com Laranja


Assim que recebi o robot Lady Gourmet tive que experimentar, assim fui ver o livrinho que vem junto com o robot e escolhi uma receitinha. A receita escolhida foi Lombo de Porco com Laranja. Como vivo perto de um hipermercado, sai à pressa com uma listinha de ingredientes que me faltava e pus mãos à obra.

Eu e o meu marido gostamos, mas achamos doce por causa da laranja, mas numa próxima vou substituir a laranja por limão ou lima.

Fiz na Lady Gourmet, mas esta receita pode ser feita no forno de qualquer casa.

Ingredientes:

- 1Kg de lombo de Porco
- 2 copos de sumo de laranja (ml)
- pimenta negra moída
- sal grosso q.b.
½ copo de azeite
- 1 copo de água

Preparação:

Coloque tudo na panela e programe assar. Quando acabar corte em fios e sirva com molho por cima.


Prendinhas para a minha cozinha


Este mês fiz 31 aninhos e o meu marido presenteou-me com um robot de cozinha – Lady Gourmet e um processador de comida – SilverCrest do Lidl.

Desde o dia que recebi que tenho explorado o robot de cozinha e tenho adorado os resultados. Como trabalha tipo uma panela de pressão, à menos desperdício dos líquido e cozinha mais rápido. 

Outra das qualidades do robot é ter temporizador, assim posso deixar a marinar um franguinho e temporizar para assar passado duas horas.

Como é antiaderente não queima o fundo da cuba, o arroz frito fica excelente. 
Tem 8 programas que são arroz, fritar, cozinhar a vapor, forno, cozer, estofar, sopa e seleção de tempo.

Por fim, apenas tem 700W de potência, o que significa economia na eletricidade e os programas base no máximo são 60 minutos.

Como vêm estou maravilhada com o robot de cozinha.

O processador facilita todo o trabalho, corta os legumes, rala a sopa, tritura pão, bate os bolos, ajuda no processamento da comida antes e depois de ir para o robot de cozinha.

Aqui está a foto, na minha cozinha:


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

125 - Pão de alho com queijo e brushettas

Adoro receber amigos em casa para jantar ou só para lanchar. Dá-me imenso prazer fazer todos os preparativos.
Fazer a lista de compras, ir às compras e cozinhar.
Não faço pratos muito sofisticados, mas pequenas receitas simples que não me roubam muito tempo e que, para mim, são extremamente deliciosas.
Fico radiante quando vejo que os convidados ficam extremamente satisfeitos com o que comeram.
Neste tempo de frio, para que ninguém se queixe de fome, o meu truque é fazer entradas quentes.

Uma das minhas entradas favoritas é pão de alho com queijo, super rápido de fazer e difícil de desiludir.


Pão de alho com queijo
 
Ingredientes:
Pão de baguete
Azeite
3 dentes de Alho
Queijo ralado (adoro com brie)
Oregãos (opcional)
 
Preparação:
Numa frigideira juntar azeite e três dentes de alho, deixar alourar e retirar. Cortar a baguete em pequenos pedaços com a grossura de um dedo e com a ajuda de um pincel de cozinha, barrar as fatias de pão com o azeite aromatizado. Espalhar o queijo ralado e levar ao forno a gratinar. Servir ainda quente.

 

 

Para aproveitar o forno, o azeite e pão recesso, também faço pequenas brushettas:
 

Brushettas a fingir que são pizzas J

 
Ingredientes:
Fatias de pão de forma ou outro tipo de pão
Azeite (utilizo da receita anterior)
Polpa de tomate
Cogumelos
Azeitonas descaroçadas
Fiambre
Queijo
Oregãos (opcional)

Preparação:
Com um pincel de cozinha, barrar as fatias de pão com azeite, por cima acrescentar polpa de tomate, os cogumelos, as azeitonas e o fiambre cortados em pequenos pedaços. Por cima, colocar uma fatia de queijo (por opção utilizo o queijo fundido). Levar ao forno a gratinar e servir quente.