terça-feira, 2 de outubro de 2012

124 - Tarte de ovo e fiambre

Estas tartes são muito simples de fazer, muito saborosas e o prato fica muito bonito. A base é feita com fiambre, que elimina imensas gorduras das bases de massa tradicionais. Faço as tartes quando estou em dieta ou quando quero impressionar.
Em França são conhecidos com Ouef en Cocotte, muito chique, hah?

Ingredientes para 4 tartes:

- óleo para untar
- 4 fatias de fiambre
- 4 ovos inteiros
- sal fino


Preparação:

Ligar o forno a 200.º C. Com a ajuda de um pincel de cozinha, untar as formas com pouquissimo óleo, isto previne que o fiambre se agarre às formas. Cortar cada fatia de fiambre em dois e colocar em cada forminha, cobrindo todo o fundo. Um por um, partir os ovos para uma tina e gentilmente colocar, nas forminhas, por cima das fatias de fiambre. Salgar a gosto. Assar no forno, durante 10 a 12 minutos, ou até a gema estar pronta.
Retirar do forno e servir ainda quente.
Servi com perninhas de frango grelhadas, tomate, laranja e arroz branco.
 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Prenda da Fábricas Lusitana Produtos Alimentares, S.A.

Recebi hoje um prenda da  Fábricas Lusitana Produtos Alimentares, S.A. e adorei. Foram estes lindos paninhos de cozinha:


Foi a primeira vez que recebi alguma oferta assim e estou muito contente. É de louvar estas iniciativas, o meu muito obrigado.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

123 - Lemon Curd (Coalhado de limão)

Como é uma receita tipicamente inglesa, mantive o nome original. Existem diferentes formas de fazer a coalhada, com leite, sem manteiga, com as claras,... Esta é a minha receita favorita, só uso as gemas para ficar com a coalhada com uma cor forte.
A coalhada de limão é ótima para colocar como top de sobremesas, em bolachas, waffles, panquecas, iogurtes, tartes, gelados e várias outras deliciosas receitas. Fica pronto em 15 minutos no máximo.

Pessoalmente adoro, mas sou suspeita porque gosto de regar tudo com limão. 

Lemon Curd (Coalhado de limão)
Preguiça na Cozinha
Ingredientes:
¼ Chávena de Suco de limão (60ml)
2 Colheres de chá de raspas de limão
1/3 Chávena de açúcar (67grs)
4 gemas de ovos
3 colheres de sopa de manteiga (usei vaqueiro líquido)

Preparação:
Misture todos os ingredientes numa tigela de vidro, coloque sobre uma panela de água fervente (ao lume). Com a ajuda do batedor de metal, vá agitando a mistura até engrossar. Quando ficar um creme espesso, retire do banho-maria e coloque em frascos previamente esterilizados. Feche os frascos, deixe esfriar e guarde no frigorífico até 2 semanas.


Lemon Curd (Coalhado de limão)
Preguiça na Cozinha
No Livro de Pantagruel existem duas receitas para fazer lemon curd:

Marmelada de Limão ("Lemon Curd")
(receita n.º 4550 - O livro de Pantagruel)

1) Uma versão
1Kg de açúcar
125g de manteiga
8 Ovos
6 Limões

2) Outra Versão
450g Açúcar
225g Manteiga sem sal
6 Ovos
6 Limões

Qualquer destas receitas pode fazer-se por uma das seguintes maneiras:
1.º - Põe-se o açúcar num tacho e ralam-se em cima as cascas dos limões, juntando-lhes o sumo dos mesmos e a manteiga. Leva-se tudo ao lume a ferver durante um bocado, mexendo sempre. Tira-se, deitam-se na mistura os ovos, previamente bem batidos, e volta ao lume muito, muito, muito brando para fervilhar durante 5 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Guarda-se em boiões.

2.º - Deitam-se o açúcar e a manteiga num tacho que se mete dentro de outro ao lume com água a ferver. Juntam-se as cascas raladas e o sumo dos limões e mexe-se até ficar tudo incorporado. Adicionam-se os ovos previamente batidos e mexe-se até engrossar e principiar a agarrar-se à colher de pau. Este método é mais seguro do que o anterior, por, sendo feito em banho-maria, não correr o risco de se queimar sobre o lume direto e escurecer.

terça-feira, 24 de julho de 2012

122 - Salada de Frango e Melão

Com este calor só apetece saladas frescas, sem molhos gordurosos e com fruta. Para mim uma salada perfeita, tem até meia dúzia de ingredientes.

Esta saladinha que vos trago hoje é exatamente isso, meia dúzia de ingredientes frescos e sem molhos.

Salada de Frango e Melão
Preguiça na Cozinha


Ingredientes (para duas pessoas):

1 molho de alface frisada (mais ou menos metade de uma alface)
2 tomates chucha
2 fatias de melão
1 laranja
5 azeitonas
1 peito de frango assado

Preparação:

Lavar bem os ingredientes, cortar em pequenos pedaços e servir.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

121 - Tarte/Bolo de Amêndoa

Este fim de semana fui ao S. João da terra do meu marido.É um convívio na praça da terra, com fanfarra e várias barraquinhas de comes e bebes. Como fui depois do jantar, fui para beber café. Mas a barraquinha que escolhemos estava com os bolinhos apetitosos e caseiros e não resisti a um bolo de amêndoa. Como o meu marido adorou, tentei criar em casa o bolinho, mas em ponto grande.
Tinha amêndoa ralada em casa e amêndoa com casca. Utilizei a amêndoa ralada sem casca para a base e com casca para a cobertura.

Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha



Ingredientes da base:



230 gr farinha de trigo
100 gr açúcar Amarelo
100 gr amêndoa ralada
1 colher (sopa) aroma de baunilha liquida
125 gr margarina derretida
250 ml de leite meio gordo
2 ovos grandes
1 colher (chá) fermento
2 colheres de sopa de chocolate em pó ( 2.ª base)

Para a cobertura:

150gr de açúcar amarelo
100gr de amêndoas fatiadas grosseiramente
100gr de margarina
1 dl de leite meio gordo

Preparação:

Junte todos os ingredientes da base, à excepção do chocolate e leve à batedeira. Unte uma forma de tarte e enfarinhe. Verta metade do preparado na tarteira. Com a ajuda de uma colher molhada, espalhe bem o preparado pela tarteira. Ao restante acrescente as colheres de chocolate em pó e leve à batedeira novamente. Verta na tarteira, por cima do outro preparado, utilize a colher molhada para espalhar bem na tarteira e leve ao forno, pré-aquecido, a 170.º C, por 40 minutos.

Vá preparando a cobertura. Junte todos os ingredientes numa panela e mexa bem. Leve ao lume e deixe caramelizar, mexendo várias vezes. Quando estiver em ponto estrada (ao passar a colher no fundo do tacho, esta abre um sulco), está pronta.

Quando a base estiver pronta, retire para um prato e verta a cobertura e espalhe.

Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha
Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha


sexta-feira, 22 de junho de 2012

120 - Molho Tzatziki


Estou de dieta. Tenho 30 anos e um terço da minha vida estive em dieta. O resultado vai-se vendo e vai desaparecendo. Não é culpa das dietas, é culpa minha porque adoro comer e cedo às minhas vontades.
Este mês não é exceção. O meu marido foi-me alertando para o meu peso a mais, mas só caiu a ficha quando me pesei e a balança acusou 82,30Kg (tenho 1,57cm, sim é verdade, estou uma baleia). O meu marido já me conhece tão bem que sabe que quando tivermos que ir à praia vou ter um ataque de nervos e vou agir como uma histérica.
Lá comecei a dieta, a fazer todos os dias exercício (bendito jogo Move Fitness da PS3) e a comer muita proteína. Em um mês perdi 5Kg.
Parece uma história bonita, se continuasse a emagrecer, mas não.
Para mal dos meus pecados tive 3 aniversários em duas semanas. Fui ao cinema e comi no Macdonalds e fui a uma roulotte comer um kebab de frango com um molhinho branco delicioso.
Em minha defesa tenho a dizer que nos aniversários só comi um pouquinho de bolo do meu marido. No Mcdonalds só comi o hambúrguer duplo queijo sem batatas e com cola zero e na roulotte… não tenho desculpa.
Resultado, recuperei perto de 2 Kg em duas semanas.
Vou ter que retomar e para isso, estou a encher o frigorífico de produtos que posso comer, para não ceder à tentação de comer o que não posso.
O molho que utilizo como guarnição das minhas saladas ou wraps é o molho Tzatziki (que inocentemente achava que era o molho que serviam no restaurante Joshua e nas roulottes - agora sei que é maionese).
É um molho muito saudável e com um sabor forte a pepino e a alho.
No livro The Ultimate Children Cookbook (onde vi a receita pela primeira vez) este molhinho foi feito sem as sementes do pepino, mas eu gosto das sementes por isso não as retirei. Também na receita consta que se deve temperar com sal e pimenta, mas eu não o fiz, preferi acrescentar mais um alho, são 200gr de iogurte iogurte e leva folhas de menta, que não acrescentei porque não tenho. 

Na imagem tenho um Wrap de compra, com 2 tomates chucha aos gomos, fatias de fiambrino de peru aos gomos e o molhinho.

Wrap de fiambrino de peru, tomates e Molho Tzatziki
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- 1 colher de chá de sumo de limão
1/2 pepino ralado
- 1 alhos esmagado (eu coloquei 2 ralados)
- 2 iogurtes gregos naturais (sem açúcar)
 - 1 colher de sopa de folhas de menta picadas (opcional)

Preparação:

Rale o pepino e coloque em um tecido. Esprema até retirar o excesso de humidade.
Junte todos os ingredientes e  guarde em uma frasco no frigorífico até necessitar de utilizar.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

119 - Rolinhos de frango mistos no forno

Antes de mais ... Feliz 1.º dia de Verão.
Os rolinhos que trago hoje foram uma receita inventada por mim quando estive a fazer a dieta dukan. O queijo era light e o fiambre de peru. Em vez do pão ralado para panar usava farelo de trigo, só para conter o recheio e os sucos da carne.
Como não tinha os três ingredientes em casa fiz com o que tinha, mas ficaram igualmente bons.

Rolinhos de frango mistos no forno
Preguiça na cozinha

Ingredientes:

- 2 peitos de frango
- 2 fatias de fiambre
- 4 fatias de queijo flamengo
- 1 ovo
- pão ralado
- sal fino e pimenta q.b.

Preparação:

Com um martelo de cozinha espalme e estique bem os peitos de frango, tempere com sal e pimenta. Em cima de cada um dos peitos coloque uma fatia de fiambre e duas de queijo. Enrole os peitos bem apertado. Mergulhe os rolinhos no ovo previamente batido e, por fim, envolva no pão ralado. Coloque os rolinhos em cima de um tapete de silicone e leve a assar, no forno ventilado, a 170.º C (forno elétrico), durante 20 minutos.
Sirva de imediato. 

Rolinhos de frango mistos no forno
Preguiça na cozinha