terça-feira, 24 de julho de 2012

122 - Salada de Frango e Melão

Com este calor só apetece saladas frescas, sem molhos gordurosos e com fruta. Para mim uma salada perfeita, tem até meia dúzia de ingredientes.

Esta saladinha que vos trago hoje é exatamente isso, meia dúzia de ingredientes frescos e sem molhos.

Salada de Frango e Melão
Preguiça na Cozinha


Ingredientes (para duas pessoas):

1 molho de alface frisada (mais ou menos metade de uma alface)
2 tomates chucha
2 fatias de melão
1 laranja
5 azeitonas
1 peito de frango assado

Preparação:

Lavar bem os ingredientes, cortar em pequenos pedaços e servir.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

121 - Tarte/Bolo de Amêndoa

Este fim de semana fui ao S. João da terra do meu marido.É um convívio na praça da terra, com fanfarra e várias barraquinhas de comes e bebes. Como fui depois do jantar, fui para beber café. Mas a barraquinha que escolhemos estava com os bolinhos apetitosos e caseiros e não resisti a um bolo de amêndoa. Como o meu marido adorou, tentei criar em casa o bolinho, mas em ponto grande.
Tinha amêndoa ralada em casa e amêndoa com casca. Utilizei a amêndoa ralada sem casca para a base e com casca para a cobertura.

Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha



Ingredientes da base:



230 gr farinha de trigo
100 gr açúcar Amarelo
100 gr amêndoa ralada
1 colher (sopa) aroma de baunilha liquida
125 gr margarina derretida
250 ml de leite meio gordo
2 ovos grandes
1 colher (chá) fermento
2 colheres de sopa de chocolate em pó ( 2.ª base)

Para a cobertura:

150gr de açúcar amarelo
100gr de amêndoas fatiadas grosseiramente
100gr de margarina
1 dl de leite meio gordo

Preparação:

Junte todos os ingredientes da base, à excepção do chocolate e leve à batedeira. Unte uma forma de tarte e enfarinhe. Verta metade do preparado na tarteira. Com a ajuda de uma colher molhada, espalhe bem o preparado pela tarteira. Ao restante acrescente as colheres de chocolate em pó e leve à batedeira novamente. Verta na tarteira, por cima do outro preparado, utilize a colher molhada para espalhar bem na tarteira e leve ao forno, pré-aquecido, a 170.º C, por 40 minutos.

Vá preparando a cobertura. Junte todos os ingredientes numa panela e mexa bem. Leve ao lume e deixe caramelizar, mexendo várias vezes. Quando estiver em ponto estrada (ao passar a colher no fundo do tacho, esta abre um sulco), está pronta.

Quando a base estiver pronta, retire para um prato e verta a cobertura e espalhe.

Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha
Tarte/Bolo de amêndoa
Preguiça na Cozinha


sexta-feira, 22 de junho de 2012

120 - Molho Tzatziki


Estou de dieta. Tenho 30 anos e um terço da minha vida estive em dieta. O resultado vai-se vendo e vai desaparecendo. Não é culpa das dietas, é culpa minha porque adoro comer e cedo às minhas vontades.
Este mês não é exceção. O meu marido foi-me alertando para o meu peso a mais, mas só caiu a ficha quando me pesei e a balança acusou 82,30Kg (tenho 1,57cm, sim é verdade, estou uma baleia). O meu marido já me conhece tão bem que sabe que quando tivermos que ir à praia vou ter um ataque de nervos e vou agir como uma histérica.
Lá comecei a dieta, a fazer todos os dias exercício (bendito jogo Move Fitness da PS3) e a comer muita proteína. Em um mês perdi 5Kg.
Parece uma história bonita, se continuasse a emagrecer, mas não.
Para mal dos meus pecados tive 3 aniversários em duas semanas. Fui ao cinema e comi no Macdonalds e fui a uma roulotte comer um kebab de frango com um molhinho branco delicioso.
Em minha defesa tenho a dizer que nos aniversários só comi um pouquinho de bolo do meu marido. No Mcdonalds só comi o hambúrguer duplo queijo sem batatas e com cola zero e na roulotte… não tenho desculpa.
Resultado, recuperei perto de 2 Kg em duas semanas.
Vou ter que retomar e para isso, estou a encher o frigorífico de produtos que posso comer, para não ceder à tentação de comer o que não posso.
O molho que utilizo como guarnição das minhas saladas ou wraps é o molho Tzatziki (que inocentemente achava que era o molho que serviam no restaurante Joshua e nas roulottes - agora sei que é maionese).
É um molho muito saudável e com um sabor forte a pepino e a alho.
No livro The Ultimate Children Cookbook (onde vi a receita pela primeira vez) este molhinho foi feito sem as sementes do pepino, mas eu gosto das sementes por isso não as retirei. Também na receita consta que se deve temperar com sal e pimenta, mas eu não o fiz, preferi acrescentar mais um alho, são 200gr de iogurte iogurte e leva folhas de menta, que não acrescentei porque não tenho. 

Na imagem tenho um Wrap de compra, com 2 tomates chucha aos gomos, fatias de fiambrino de peru aos gomos e o molhinho.

Wrap de fiambrino de peru, tomates e Molho Tzatziki
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- 1 colher de chá de sumo de limão
1/2 pepino ralado
- 1 alhos esmagado (eu coloquei 2 ralados)
- 2 iogurtes gregos naturais (sem açúcar)
 - 1 colher de sopa de folhas de menta picadas (opcional)

Preparação:

Rale o pepino e coloque em um tecido. Esprema até retirar o excesso de humidade.
Junte todos os ingredientes e  guarde em uma frasco no frigorífico até necessitar de utilizar.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

119 - Rolinhos de frango mistos no forno

Antes de mais ... Feliz 1.º dia de Verão.
Os rolinhos que trago hoje foram uma receita inventada por mim quando estive a fazer a dieta dukan. O queijo era light e o fiambre de peru. Em vez do pão ralado para panar usava farelo de trigo, só para conter o recheio e os sucos da carne.
Como não tinha os três ingredientes em casa fiz com o que tinha, mas ficaram igualmente bons.

Rolinhos de frango mistos no forno
Preguiça na cozinha

Ingredientes:

- 2 peitos de frango
- 2 fatias de fiambre
- 4 fatias de queijo flamengo
- 1 ovo
- pão ralado
- sal fino e pimenta q.b.

Preparação:

Com um martelo de cozinha espalme e estique bem os peitos de frango, tempere com sal e pimenta. Em cima de cada um dos peitos coloque uma fatia de fiambre e duas de queijo. Enrole os peitos bem apertado. Mergulhe os rolinhos no ovo previamente batido e, por fim, envolva no pão ralado. Coloque os rolinhos em cima de um tapete de silicone e leve a assar, no forno ventilado, a 170.º C (forno elétrico), durante 20 minutos.
Sirva de imediato. 

Rolinhos de frango mistos no forno
Preguiça na cozinha

quarta-feira, 20 de junho de 2012

118 - Arroz de polvo e tentáculos de lulas


Sou muito alérgica a marisco e a moluscos do mar. Isso quer dizer que não posso comer nada de habitantes das águas profundas, bichinhos com conchas ou sem conchas, nada de ostras, ameijoas, mexilhões, conquilhas e família, e para piorar com tentáculos ou sem tentáculos. E esta minha desgraça contempla as tão boas lulas e o polvo da receita que vos trago hoje.
Assim que como um pouquinho viro polvo, toda inchada, com os olhos a saltar da cara e com comichão e borbulhas pelo corpo. Uma verdadeira beleza para o Halloween.
Mas, meu marido não é alérgico e não o privo de comer estes bichinhos tão bons.
Aproveito para fazer sempre mais do que uma dose e assim congelo para ir servindo de vez em quando ao meu marido.

Como utilizei polvo ultracongelado, tirei do congelador no dia anterior e coloquei no frigorífico a descongelar. Os tomates que utilizei são caseiros e também congelados. Os tentáculos de lulas foram sobras de lulas recheadas que só uso a carcaça.
A água acrescentada ao arroz medi tendo em conta a proporção em chávenas do arroz, ou seja a quantidade de arroz em chávenas multiplicada por dois.

Ingredientes:

1 polvo com 1Kg a 1,50Kg
Tentáculos de 20 lulas
1 ½ cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
400gr de arroz
2 tomates médios maduros
1/4 copo de vinho branco
Azeite e sal q.b.
Água da cozedura do Polvo

Preparação:

Aqueça água, coloque o polvo na panela de pressão, uma cebola cortada a meio, junte sal e cubra o polvo com água. Leve a cozer até a cebola ficar macia. O polvo está cozido quando a cebola estiver.
Retire da água e escorra. Guarde a água da cozedura e corte os tentáculos do polvo em pequenos pedaços.
Numa panela, faça o refogado com o azeite, ½ cebola picada, o dente picado e a folha de louro, deixe alourar levemente e acrescente os tomates pelados e cortados aos pedacinhos, os tentáculos de lulas, o vinho e a água da cozedura do polvo.
Quando as lulas estiverem rosadas, junte o arroz e deixe cozinhar mais 15 minutos.
Adicione o polvo, envolva no arroz e retifique o sal (se necessário).

Arroz de polvo e tentáculos de lulas
Preguiça na Cozinha


terça-feira, 19 de junho de 2012

Participação em desafio (do blog: A dieta da batata mole)

Estou a participar nesta ideia fantástica de criar um livro, do blog A dieta da Batata Mole.
A receita que escolhi já tinha postado, mas junto com os folhados mistos são as receita que sempre faço quando vou a piqueniques ou tenho que fazer uma viagem longa.


Para o separador Snacks e Lanches.


117 - Sopa de ervilhas e Pesto ( Nigella Lawson)

Como trabalho um pouco longe de casa, comecei por fazer as refeições ao almoço num café que serve diárias perto do trabalho. Mas comer fora é sempre complicado, pois fica caro, muitas vezes são refeições que sou alérgica (marisco, moluscos e derivados) e outras vezes receitas muito calóricas que arruinam a dieta.
Comecei a ponderar levar de casa o resto do jantar do dia anterior ou fazer umas refeições propositadas para levar no dia seguinte e só às vezes ir ao café.
Tem resultado, não gasto muito menos, porque tenho que comprar mais ingredientes, mas controlo mais aquilo que como. E como, no meu trabalho temos microondas e frigorífico (são santas as minhas patroas) é possível comer comida quentinha ou fresquinha na hora do almoço.
Uma das refeições que trago hoje para o almoço, vi no Youtube e é da auditoria da incrível Nigella Lawson,. 
Demorei a testar porque ponderei se devia ou não fazer em casa o molho pesto. Optei por não o fazer, pois não conhecia a textura nem o sabor, mas já estive a ver pela internet e existe imensos blogs com a receita e um dia destes peço emprestada e faço.
Outra das minhas preocupações foi arranjar a cebolinha nova com rama, corri feiras, corri hipers, supers, mercadinhos e mercadões e simplesmente não encontrei. Fui a casa dos meus pais, mas ainda eram raminhos pequeninos para plantar, então fui à net pesquisar a diferença e pelos vistos são menos ácidas e óptimas para comer como petisco com azeite e vinagre (depois de ler na net fiquei com a ideia que já vi o meu pai ou alguém a comer), para resolver fui ao hiper e comprei cebola pequena e doce para saladas.
Para uma receita com tão poucos ingredientes e simples tive que fazer imensa pesquisa, mas realmente vale o trabalho.
Fica um sabor diferente, mas muito bom.
Acrescentei pedacinhos de presunto só porque queria trincar alguma coisa na sopa.

Sopa de ervilhas com pesto (Nigella Lawson)
Preguiça na Cozinha


Ingredientes:

- 750ml de água
- 375gr de ervilhas congeladas
- 2 cebolinhas novas com rama (usei uma cebola pequena doce)
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1/2 colher de chá de sumo de lima
- 4 colheres de sopa de pesto (usei comprado marca lidl)
- 1 naco de presunto por porção servida

Preparação: 

Aqueça a água e adicione as ervilhas congeladas, as cebolinhas (no meu caso a cebola doce cortada em 3 partes), sal e o sumo de lima na panela. Deixe ferver, deverá durar 7minutos até as ervilhas ficarem cozidas e macias. Retire as cebolinhas e coloque tudo na liquidificadora. Junte o pesto e misture.
Sirva com pedacinhos de presunto.

Sopa de ervilhas com pesto (Nigella Lawson)
Preguiça na Cozinha