domingo, 6 de maio de 2012

111 - Creme de cenoura com carne de vaca



A minha história com o creme de cenoura começa com uma festa da minha madrinha. Não me lembro o que se estava a comemorar, lembro-me que era uma armazém e que a minha mãe tinha vestido a mim e às minhas irmãs roupas todas muito arranjadinhas. 
Eu nunca gostei de sopa, não desfazendo a comida da minhã mãe que é das melhores que conheço, as suas sopas nunca me agradaram porque tem pedaços comestíveis como legumes, carne e massas (eu sei que é como as sopas devem ser, mas infelizmente não sou fá de legumes cozidos) e sempre que a minha mãe me dava sopa era uma gritaria que parecia que me estavam a matar que resultava num estaladão que até via estrelas. Resultado comia das duas maneiras, claro que, como era uma criança decidida, era a minha mãe sair da cozinha que a sopa desaparecia para vários locais estranhos, tais como, atrás do fogão (a minha mãe passava-se quando puxava o fogão para fora), na panela (de volta à fonte) ou no ralo do lava-louça. Valia tudo para não comer sopa. Se a minha mãe descobrisse mais estaladas levava. O meu pai ainda fazia jogos como, antes de pegar na colher e colocar uma pinga de vinho tinto na sopa, adivinhar em quantas colheradas esvaziava o prato. Mas de pouco adiantava porque eu e os legumes (troncos na sopa como chamo) nunca nos demos bem. Como tenho saudades desse tempo.
Continuando... 
Na festa colocaram o creme de cenoura com pedaços de carne de vaca à frente e como é das famílias das sopas, eu já não gostava sem provar. Claro que a minha mãe fez-me quaisquer olhos assustadores por não estarmos em casa (caso contrário já tinha levado) que lá pus uma colher à boca e zás. Fiquei completamente rendida pelo sabor, pela textura e porque os nacos eram carne e não legumes. Sei que comi mais que uma dose porque lembro-me de não ter barriga para os pratos seguintes, até claro chegar a sobremesa. Pois à sempre espaço para as sobremesas.
Não sei a receita daquele creme, nem me lembro do sabor, mas esta que fiz à dias fez-me recordar a história da minha paixão por cremes de cenoura. 

Ingredientes:

- 6 cenouras médias
- 2 batatas médias
- 1 cebola média
- 1 lt de caldo de galinha (água e cubo de caldo de galinha)
- 1 colher de sopa de azeite
- sal q.b.
- cubinhos de carne de vaca

Preparação:

Primeiramente descasque e lave as cenouras e as batatas. Pele a cebola e corte em pedaços tudo.
Leve ao lume um litro de água e um cubo de caldo de galinha, até o cubo dissolver-se, junte os legumes cortados e a carne de vaca deixe cozer 20 minutos, ou até conseguir desfazer a batata com facilidade.
Retire a carne de vaca, esfiape e reserve. Passe tudo com a varinha mágica, junte o azeite e retifique o sabor (eu gosto de adicionar sal, mas o caldo já salga), volte a juntar a carne de vaca e deixe ferver mais um pouco.
Sirva quentinho.

Creme de cenoura com carne de vaca
Preguiça na Cozinha



sábado, 5 de maio de 2012

110 - Bolo de Chocolate e Nozes


Nestes dias de chuva só apetece enroscar no sofá com o marido, um cobertor, uma chávena de chá quente, um pedacinho de qualquer bolo de chocolate e um bom filme. ( ...e a gata que não nos larga)

Como estive de férias aproveitei para fazer este bolinho que vi já à muito tempo em http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=8052.0 e só tenho a dizer: Uma imagem vale mais que mil palavras… Vale cada minuto que saí do sofá para ir para a cozinha e toda a louça suja que depois tive que lavar. É uma delícia e ainda para piorar completamente viciante.

Ingredientes:

5 ovos
250 gr. de açúcar
125gr chocolate em pó pantagruel
260gr. de farinha
120gr. de miolo de noz
1 colher de chá de fermento
15 gr manteiga derretida
1 dl de leite meio gordo morno

Cobertura:
200gr. de chocolate em tablete
15gr de manteiga
1 dl de natas
metades de noz para enfeitar

Preparação:

Ligue o forno a 170.º C (elétrico). Num recipiente junte as gemas com o açúcar, adicione o leite morno e a manteiga amolecida (no micro-ondas), misture o chocolate em pó, o fermento e por fim o miolo de noz. Bata as claras em castelo e envolva ao preparado anterior suavemente, alternando com a farinha peneirada. Leve ao forno durante 50 minutos.

Preparação da cobertura:
Parta o chocolate em pequenos pedaços numa panela, misture a manteiga e as natas e leve ao lume em banho-maria, mexendo até obter um preparado homogéneo. Deixe arrefecer o bolo completamente e cobra com a cobertura. Por fim decore o bolo com metades de noz.
 

Bolo de Chocolate e Nozes
Preguiça na Cozinha

quinta-feira, 26 de abril de 2012

109 - Regueifa doce

Aquando de uma saída de trabalho ofereceram-me duas receitas de regueifa doce. Prontifiquei-me a fazer uma das receitas no fim de semana, mas como sou uma palerma esqueci-me das receitas no trabalho. Chegou o fim de semana e não tinha as receitas comigo, então lembrei-me que em casa da minha irmã tinha experimentado uma regueifa muito boa. Fui ao blog dela e imprimi a receita. Fiquei com algumas dúvidas durante a confeção, mas como não tinha bateria no telemóvel desenrasquei-me sozinha.

O resultado foi óptimo, as minhas colegas de trabalho gostaram da regueifa, o meu marido perguntou-me se era para diabéticos (para ele falta açúcar), eu gostei imenso mas na próxima ponho mais açúcar.

Ingredientes:

- 140ml de leite meio gordo morno
- 3 ovos batidos + 2 gemas
- 70 grs de margarina amolecida
- 1 colher de café de sal fino
- raspa de 1 limão (9gramas)
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 200 grs de açúcar
- 770 grs de farinha de trigo T55 (sem fermento)
- 50 grs de fermento de padeiro


Preparação:
Colocar na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem acima referida, e programar no amassar, quando findo o programa (+ ou - 2h) colocar sobre uma mesa cheia de farinha e fazer 2 rolos, depois entrelaça-se os rolos e fazer uma rosca, unindo os cantos.
Deixar levedar +- 1 h, pincela-se com um pouco de leite e vai ao forno pré-aquecido a 250ºC, por 10 minutos, passado esses 10 minutos coloca-se sobre a regueifa um bocado de papel chumbo e volta a assar mais 10 minutos até cozer na totalidade (teste do palito). Dependendo do forno de cada pessoa.


Regueifa Doce
Preguiça na cozinha

terça-feira, 20 de março de 2012

108 - Quadradinhos de coco

Numa das minhas compras, encontrei uma promoção de latas de leite de coco. Comprei e guardei por tanto tempo que quase terminou a data de validade. A semana passada decidi abrir a lata para colocar nos batidos do meu marido, mas ele não gostou do sabor, então pesquisei na internet e encontrei esta receita, no site sabor intenso e achei uma delícia. Para o meu marido faltava açúcar à cobertura, mas tinha acrescentado 20gr à receita original que apenas tinha 50gr de acúcar, da próxima acrescentarei mais 50gr.

Ingredientes:

- 180gr açúcar
- 4 ovos
- 160gr farinha
- 200ml de natas
- 1 colher de café de fermento em pó
- 2 claras
- margarinha e farinha para untar a forma

Cobertura:
- 200ml de leite de coco
- 50gr de maisena
- 70gr de açúcar (na próxina vez coloco mais)
- 100gr de coco ralado
- 1 colher de café de aroma de baunilha

Preparação:

Ligar o forno a 180.ºC (elétrico), untar a forma retangular com manteiga e polvilhar com farinha. Bater as claras. Misturar num recipiente à parte, o açúcar, com os ovos até obter um creme e acrescentar com o coador a farinha com o fermento e por fim as natas. Envolver as claras aos poucos. Verter na forma e levar ao forno durante 20 a 25 minutos. Desenformar com cuidado, cortar o bolo em dois lados iguais para acrescentar altura. Cobrir com o creme ainda morno, polvilhar com o coco ralado e cortar em quadradinhos.

Preparar a cobertura: Levar ao fogão todos os ingredientes da cobertura a exepção do coco ralado, mexer até engrossar.

Quadradinhos de coco
Preguiça na Cozinha

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

107 - Bolinhos Cariocas

Mais uma receitinha do "O Livro de Pantagruel", desta feita foi uma receita de coquinhos. Como estou novamente de dieta preciso de comer muita proteína, ou seja claras e claras de ovo. Então fui à bíblia de receitas e encontrei esta receita muito semelhante aos que a minha mãe fazia e que precisa de muita gema. Não sei onde falhei mas ficaram muito duros e queimados por cima e crus por baixo. A única alteração que fiz foi colocar o recheio direto nas forminhas para poupar tempo.
Receita original do livro:
N.º 3395
Ingredientes:
- 300gr açúcar
- 125gr coco ralado
- 75gr manteiga
- 5 Gemas de ovos
- 1 Clara de ovo
- Açúcar para polvilhar q.b.
  
Preparação:
Batem-se as gemas e a clara com o açúcar até ficarem em creme, incorpora-se a manteiga amolecida em banho-maria, adiciona-se o coco e torna-se a bater. Divide-se por formas pequenas, bem untadas com manteiga e polvilhadas com pão ralado, e cozem-se em forno moderado. Depois de frios, polvilham-se com açúcar e metem-se em caixinhas de papel canelado.
Bolinhos Cariocas
Preguiça na Cozinha

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

106 - Bacalhau no Forno à Nortenha

No Natal recebi do meu marido "O Livro" de Culinária Portuguesa Pantagruel. Uma verdadeira enciclopédia de maravilhosas receitas à moda antiga, vou tentar fazer pelo menos uma receita por mês desse livro e postar com a nossa opinião em relação ao resultado final.

A primeira receita que fiz foi Bacalhau no forno à nortenha (receita n.º 1073), o sabor ficou excelente e foi extremamente fácil seguir as instruções. Não copiamos a receita por não conter quantidade de ingredientes e o bacalhau que compramos foram lombos congelados que já vinham com o teor de sal controlado, portanto não foi necessário dessalgar. Na receita original não está escrito que se deve escorrer o molho antes de colocar o puré de batata, mas caso não o fizéssemos o puré ficava completamente banhado e ensopado. Não deixei o puré corar no forno, pois gostamos de puré sem tostar muito e servi com colheres de molho.


Bacalhau no Forno à Nortenha
(receita n.º 1073 - O livro de Pantagruel)

Ingredientes:

- 2 Lombos de bacalhau alto
- 3 cebola médias
- 4 alhos
- 1 colher de sopa de banha
- 200ml de azeite
- 100ml de leite
- 4 folhas de louro
- pimenta e sal grosso q.b.
- puré de batata

Preparação:

Enxugam-se completamente os lombos de bacalhau com um pano, de modo que fiquem bem secos por fora. Barram-se por todos os lados com a banha e colocam-se num tabuleiro fundo, de preferência de barro, sobre uma camada de duas cebolas em rodelas, dois alhos esmagados e pedaços de duas folhas de louro. (Disseram-me que o meio faz muito mal à saúde então retiro sempre) Cobrem-se os lombos com outra camada de cebola às rodelas, os alhos restantes esmagados e o louro. Salpicam-se com pimenta e o sal, regam-se primeiro com o leite e depois com o azeite, que os cubram quase por completo, e vai ao forno moderado (170.º C, pré-aquecido), regando-os volta e meia com colheradas de molho. Quando estiver quase pronto, escorrer o molho para uma molheira, rodeiam-se os lombos com puré de batata e regressa ao forno para acabar de cozer e tostar levemente o puré.

Os autores sugerem que em vez do puré podem empregar-se batatas em quartos.

Opinião do meu marido: o melhor bacalhau de sempre (não é grande apreciador mas está a aprender a gostar), para mim estava óptimo, mas sou supeita pois adoro lombos de bacalhau.

Bacalhau no Forno à Nortenha
Preguiça na Cozinha


domingo, 8 de janeiro de 2012

105 - Frango assado dos 30ml

Frango é rei cá em casa. É comida de semana, é comida de domingo, é comida para emagrecer, é comida para curar, é comida para todas as ocasiões. Simplesmente adoramos comer frango e cozinhar frango. Infelizmente nem metade das vezes que cozinhamos frango tiramos fotografias, pois cá em casa cozinhamos de todas as maneiras e feitios e de vez em quando até inventamos um pouquinho ao acrescentar frutas como o abacate e ou a manga. Nem sempre fica bom, temos que ser sinceros, mas se não experimentarmos nunca vamos descobrir.

Uma das receitas que faço muito em casa e com segurança sei que nunca corre mal é o Frango Assado dos 30ml. Demos este nome por três ingredientes terem esta medida, duas de azeite e uma de vinho branco. Faço sempre arroz frito (só com manteiga) para acompanhar e saladinhas de alface e frutas que tenha em casa. Foi o nosso almoço este domingo:

Ingredientes:

- 30ml de Azeite
- 8 batatas médias
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1/2 colher de chá de sal grosso
- orégãos secos q.b.

- 30ml de Azeite
- 1 Frango (ao frango retirei meio peito e uma sobrecoxa para fazer uma canjinha :-))
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 30ml de vinho branco
- 1/2 colher de chá de sal grosso
- 2 folhas de louro

Preparação:

Descascar as batatas, lavar e cortar em gomos. Verter 30ml de azeite numa forma de alumínio de ir ao forno, colocar as batatas, a colher de sopa de massa de pimentão e o sal grosso, com um pincel de cozinha misturar bem todos os ingredientes até as batatas ficarem com um tom avermelhado. Polvilhar todas as batatas com orégões secos. À parte cortar o frango em pedacinhos, cortar a gordura mais acumulado e colocar na travessa. Num medidor juntar 30ml de azeite, a outra colher de massa de pimentão, o louro picado e o sal. Pincelar o frango com o preparado, virar as peças de frango e pincelar. Por fim, juntar no mesmo medidor 30 ml de vinho branco e mexer bem para aproveitar o que ainda resta do preparado e verter por toda a assadeira. Levar ao forno durante 20 minutos, virar o frango e mexer as batatas e levar ao forno mais 20 minutos. Servir com arroz e salada. 


Frango Assado dos 30ml
Preguiça na Cozinha

Frango assado dos 30ml antes de ir ao forno
Preguiça na Cozinha
Frango Assado dos 30ml
Preguiça na Cozinha

Arroz frito de manteiga
Preguiça na Cozinha