sexta-feira, 31 de agosto de 2018

245 - Frittata de Tomate e Feta

https://preguicanacozinha.blogspot.com/
No passado domingo fui à praia com uns amigos e combinamos levar almoço para partilhar.

A ideia de piquenique sempre me fascinou, seja para comemorar ocasiões especiais ou para reunir os amigos em um dia de sol.

Quando era mais nova, os meus pais faziam alguns piqueniques "almoçáveis" em qualquer bosque perto da praia. Lembro-me da minha mãe preparar tudo e do carro ir bem carregado. E, quando digo tudo, não é brincadeira, levava toalhas, farnel, louça, cadeiras de praia e as tão adoradas redes, que o meu pai amarrava às árvores e era o local preferido das minhas irmãs e meu também.

Tenho saudades, a vida era muito simples.

Voltando ao presente, para o piquenique de domingo levei frango churrasco, espetadas de mozzarella e tomate e uma frittata de tomate e feta.

As últimas opções foram a pensar em uma das meninas, que é vegetariana.

Esta Frittata tem sabores de Verão, como o queijo feta, as azeitonas, o tomate e a salsa. É um prato simples e saboroso e é a refeição perfeita para servir ao almoço ou em um jantar leve.


Além da simplicidade, a receita é muito versátil, podendo adicionar ingredientes extras, conforme os gostos, como chouriço, frango cozido, fiambre, bacon, espargos, ervilhas, espinafres, brócolos…

Todos estes ingredientes funcionariam muito bem.


Se tem sobras na cozinha, uma frittata é uma boa forma de aproveitamento.


Frittata de Tomate e Feta

Ingredientes:

  • 6 ovos inteiros
  • 2 c. de sopa de água
  • 125g de cogumelos frescos
  • 70g de queijo feta
  • 15 azeitonas descaroçadas
  • 10 tomates cereja
  • 1 c. sopa de azeite
  • 1 c. chá de salsa
  • Sal e pimenta

Preparação:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Em uma tigela, bata, com a ajuda de um garfo, os ovos, a água e a salsa. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e misture bem.
  3. Leve uma frigideira, que possa ir ao forno, ao lume com o azeite e deixe aquecer. Acrescente os cogumelos e deixe alourar, mexendo de vez em quando. Acrescente os tomates cereja, cortados em metades, e deixe refogar cerca de 2 minutos.
  4. Verta a mistura de ovos em cima dos tomates e dê uma boa mexida em tudo. Junte o queijo feta esfarelado e as azeitonas cortadas.
  5. Leve a frigideira ao forno por 15-20 minutos. O tempo de cozimento dependerá da espessura da sua frittata. Basta enfiar uma faca afiada no meio para testar se foi cozida.
  6. Se você tentar cortar a frittata diretamente do forno, ela pode se desmanchar, então deixe esfriar por 10 minutos antes de cortar em porções e servir.

A frittata pode ficar em um recipiente hermético na geladeira por 2 dias.

8 unidades / vegetariana / sem glúten / Tempo: ±35 min. / fácil



5 comentários:

  1. Oi Dália, bt!
    A sua frittata ficou tão bonita e certamente deliciosa. Fiquei triste pq não participei do passeio e não experimentei a frtittata deliciosa kkkk.
    Bjssssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, adoro estas refeições simples!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi frittata, mas acho que vou recriar esta receita :)

    ResponderEliminar
  4. Agrada-me a sugestão por isso vou levá-la!!!bj

    ResponderEliminar