domingo, 3 de janeiro de 2010

14 - Aspic de romã

Esta foi a receita nova de Natal, vi na revista Teleculinária de Dezembro de 2008.
Quando a vi não hesitei, pois romã e laranja são das minhas frutas preferidas. Não correu tão bem como devia pois, às 2h da manhã, quando terminei os bilharacos e ia começar a fazer o Aspic descobri que receita é com 4 romãs e eu só tinha 2. Não desesperei e fiz com o que tinha, este é o resultado:

Aspic de Romã
Preguiça na Cozinha
O original é todo vermelhinho pois é com o dobro das romãs.

Ingredientes:

- 4 romãs ( fiz com 2)
- 14 folhas de gelatina
- 3,5dl água
- 250gr açúcar
- 3dl sumo de laranja
- 0,5dl Vinho do Porto

Preparação:
(Cópia exata da revista)

Descasque as romãs, retire-lhes os bagos, retire as partes brancas, lave em água corrente e deixe escorrer. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Num tacho, junte a água com o açúcar e deixe ferver até que o açucar fique totalmente dissolvido. Retire do lume, junte as folhas de gelatina e mexa para que a gelatina se dissolva.
Adicione depois o sumo de laranja e o Vinho do Porto e misture. Verta um pouco deste líquido na forma (até aproximadamente 1 dedo de altura) e leve ao frio para solidificar.
Retire do frio, adicione os bagos de romã, verta o restante líquido e leve novamente ao frio para poder solidificar totalmente.
Depois de bem sólido, retire do frigorífico e coloque breves segundos (BREVES, não façam como eu que quase me esqueci dele) num recipiente com água quente de modo a poder descolar e desenformar. Desenforme e sirva o aspic decorado a gosto.

Eu gostei do Aspic de Romã, é fresco e com o bom sabor do Vinho do Porto.

1 comentário: